Após o empate em 0 a 0 em Stamford Bridge no último dia 26 de janeiro, o Chelsea viajou para Birmingham para enfrentar o Aston Villa no Villa Park para disputar o replay da quarta rodada da FA Cup. Diferente do que aconteceu no jogo de ida, os Blues souberam trabalhar a posse de bola e, com uma performance brilhante, o time londrino confirmou sua classificação para a próxima rodada da copa.
Na quinta rodada da Copa da Inglaterra, o Chelsea receberá o Leeds United em Stamford Bridge. A partida está marcada para o dia 28 de fevereiro às 16h45 (horário de Brasília).
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado no Villa Park, mas os visitantes se deram melhor ao trabalhar um bom ataque pelo lado esquerdo. Gallagher recebeu de Enzo Fernández e abriu com Nicolas Jackson. O senegalês avançou e entrou na pequena área antes de passar para Madueke, que fez a parede para Gallagher, que finalizou com categoria e abriu o placar aos 11 minutos.
O Chelsea seguiu em cima após abrir o placar, aproveitando melhor o lado de direito e foi justamente por lá que os Blues construíram a jogada do seu segundo gol marcado aos 21 minutos. Madueke abriu para Gusto na esquerda e o lateral direito cruzou na pequena área onde estava Nico Jackson, para cabecear a bola para dentro do gol.
Na sequência do primeiro tempo, os visitantes seguiram melhor, trabalhando bem a posse quando ela estava sob seu domínio e dificultando muito as ações do Aston Villa quando o time de Unai Emery teve a posse. Sendo assim, apesar das tentativas já na reta final dos 45 minutos iniciais, os Villans não conseguiram alterar o placar da partida, que foi para o intervalo indicando a vitória parcial do Chelsea por 2 a 0.
Segundo tempo
A postura dos dois times na volta do intervalo não mudou, com o Chelsea jogando de forma muito confortável e incomodando bastante no Villa Park. O domínio dos Blues novamente recompensado. Enzo Fernández sofreu uma falta de uma posição frontal e muito perigosa, o que foi confirmado na cobrança do próprio argentino, que colocou a bola no ângulo superior esquerdo da meta de Dibu Martínez, sem qualquer condição de defesa.
O Aston Villa ensaiou algumas descidas ao ataque após se verem em três gols de desvantagem, porém, pararam em uma defesa bastante sólida com Disasi e Badiashile e, quando a bola eventualmente partida na direção do gol, o goleiro Petrovic defendeu sem muitos sustos. Ainda assim, os Villans conseguiram seu gol já na prorrogação.
Depois de uma jogada de escanteio, o time do Villa se movimentou bem e deixou Diaby livre para finalizar de fora da área. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo da rede e tirar o clean sheet do Chelsea na partida, embora tenha sido tarde demais para os donos de casa. Assim, a partida terminou com a vitória dos Blues por 3 a 1.
Destaque da partida
Além de marcar seu primeiro gol na temporada, que abriu o placar para o Chelsea na partida, Conor Gallagher teve uma performance dominante contra o Aston Villa, atuando os 90 minutos do jogo. O meia acabou a partida com 36/40 passes certos, sendo dois passes decisivos.
O camisa 23 também teve 100% de aproveitamento nos dribles e 83% de aproveitamento nos duelos no chão que disputou. Além disso, foram dois desarmes e apenas uma falta cometida por Gallagher.
Próximos compromissos de Aston Villa e Chelsea
Ambas as equipes têm um período mais curto de recuperação, precisando voltar suas atenções a Premier League já no início da próxima semana. No domingo (11), o Aston Villa recebe o Manchester United no Villa Park às 13h30 (horário de Brasília). O Chelsea tem pela frente o Crystal Palace no Selhurst Park com a partida marcada para segunda-feira (12) às 17h (horário de Brasília).