Sábado (12), o Palmeiras encara o Chelsea pela final do Mundial de Clubes da Fifa. Os brasileiros tentam angariar a primeira taça de 2022. Por outro lado, o clube inglês tenta adicionar, na sua galeria de troféus, uma nova conquista, já que bateu na trave, em 2012, contra o Corinthians.
O palco será o Mohamed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, às 13h30 (horário de Brasília).
Como chega o adversário?
Na fase anterior, os Blues fizeram uma partida extremamente protocolar, contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, vencendo por 1 a 0. Vale ressaltar que Thomas Tuchel não estava presente, pois havia contraído Covid-19.
No primeiro tempo, o lado azul de Londres não deu chances aos sauditas, apostando muito nas jogadas pelas laterais. Até que, aos 31 minutos, Kai Havertz se desvencilha do marcador, na linha de fundo esquerda, cruzando para Lukaku. O centroavante belga, na pequena área, aproveita a falha do defensor do Al-Hilal – que afastou mal a bola – e inaugura o placar.
Todavia, na etapa final, o Chelsea voltou com uma atitude oposta. Visivelmente cansado, flertou, algumas vezes, com o perigo. Num desses lances espinhosos, o goleiro Kepa Arrizabalaga precisou sair cara a cara com Marega, salvando o que seria o gol de empate do oponente. Além do mais, Kepa, novamente, dessa vez aos 22 minutos, esticou-se completamente, usando sua mão direita para interceptar um belo arremate de Kanno.
Logicamente, isso não afasta o amplo favoritismo do Chelsea no sábado. Afinal de contas, estamos falando do campeão da Champions League. Da mesma forma, o Palmeiras é o detentor das duas ultimas Libertadores, podendo, a partir das estratégias de Abel Ferreira, competir contra o “Golias” europeu. Ou seja: teremos um jogo!
Isto posto, os londrinos devem ir da seguinte forma ao duelo: Kepa (Mendy); Christensen, Thiago Silva, Rudiger; Azpilicueta, Jorginho, Kovacic (Kanté), Marcos Alonso; Havertz, Ziyech (Mount) e Lukaku.
Provável escalação do Palmeiras
O comandante português não deve fazer alterações, mandando a campo os mesmo 11 da partida contra o Al-Ahly: Weverton; Piquerez, Luan, Gustavo Gomez e Marcos Rocha; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu.
Os donos do apito na final
O árbitro principal será o australiano Chris Beath. Fechando a equipe, os compatriotas Anton Shchetinin e Ashley Beecham.
No VAR, a responsabilidade ficará a cargo dos argelinos Mustapha Ghorbal e Abdelhak Etchiali.
Transmissão
Na TV aberta, a Band passará o confronto, simultaneamente à sua filiada, o canal pago BandSports.