Nesta quinta-feira (29), em partida válida pela volta da Recopa Sul-Americana, Fluminense x LDU se enfrentam no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21:30 (horário de Brasília). Após vencer seu primeiro título internacional, a Copa Libertadores, o Tricolor enfrentar a Liga de Quito, campeã da Copa Sul-Americana. No confronto de ida, em Quito, a LDU venceu o Flu e entra com vantagem na decisão.
Fluminense
Após derrota por 1 a 0 na capital equatoriana, o Fluminense voltou para o Rio de Janeiro na tarde da última quarta-feira. Diante do desgaste causado pela altitude e viagens longas, Fernando Diniz utilizou time misto contra o Flamengo no fim de semana e também saiu derrotado. Apesar de um primeiro tempo equilibrado, a equipe Rubro-Negra dominou a segunda etapa e deixou evidente o cansaço tricolor.
Com a derrota para a LDU, agora são cinco partidas disputadas no Equador, o Flu acumula quatro derrotas e apenas um empate. Isso representa um aproveitamento menor que 10%. Diante da desvantagem de um gol, a equipe carioca precisa vencer a partida para sonhar com o título. Caso vença por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Já se vencer por dois ou mais gols de diferença o Fluminense conquista um título inédito.
Para a partida desta quinta-feira, Fernando Diniz terá o retorno do atacante Keno, recuperado de desgaste contra o Fla e terá a volta de John Kennedy que cumpriu suspensão pela expulsão na final da Libertadores. O lateral-direito Samuel Xavier treinou durante a semana e deve voltar a ser relacionado sem ser relacionado.
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, e Ganso; Keno, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
LDU
A Liga de Quito chega para a Recopa após ser algoz de mais um brasileiro na Copa Sul-Americana. Assim como o Fluminense, o Fortaleza não conseguiu superar a equipe do Equador e foi vice da competição. Com um elenco renovado e um técnico que não poderá comandar a equipe, a LDU se aproveitar da altitude para abrir vantagem sobre o Flu.
Os equatorianos jogaram o primeiro jogo na temporada de 2024. A última partida oficial havia ocorrido há mais de dois meses, em 17 de dezembro, quando empatou por 1 a 1 contra o Independiente del Valle e depois superou o rival nas penalidades, conquistando o título nacional. Em 2024, o clube disputou dois amistosos, em confronto com o mesmo Del Valle, o adversário do Fluminense perdeu por 1 a 0. Na partida da última quinta-feira, a equipe do equador pressionou o Fluminense, porém só marcou na prorrogação da segunda etapa.
Josep Alcácer, técnico da LDU, não poderá comandar a equipe nos dois jogos da Recopa. Ele que é espanhol e acabou de chegar no clube equatoriano ainda não tem licença da CONMEBOL. Seu auxiliar, Gerardo Espinoza também não tem a licença. Os dois, assim como na partida de ida, ficarão no banco de reservas, porém sem poder acessar a beira do campo.
Valores da premiação
No confronto entre Liga de Quito e Fluminense, o campeão da Recopa receberá 1,8 milhão de dólares (8,9 milhões de reais) e o vice-campeão ficará com 900 mil dólares (4,4 milhões de reais). Em comparação com o ano passado, o valor em dólar é o mesmo, porem com cotação diferente. Independiente Del Valle, campeão ficou com R$ 9,4 milhões e o Flamengo, vice, garantiu R$ 4,7 milhões.
Retrospecto Fluminense x LDU
Segundo o “Ogol”, Fluminense e LDU já se enfrentaram 9 vezes na história, são 4 vitórias da equipe brasileira, 4 da equatoriana e apenas um empate.
Onde assistir Fluminense x LDU
A partida entre LDU x Fluminense terá transmissão pela ESPN em canal fechado e pelo serviço de streaming Star+.
Ficha técnica
- Jogo: Fluminense x LDU
- Competição: Jogo de volta– Recopa Sul-Americana 2024
- Estádio: Estádio Maracanã; Rio de Janeiro.
- Horário: 21:30 (Horário de Brasília).
Arbitragem para Fluminense x LDU
- Árbitro: Andrés Rojas:
- Assistente 1: Alexander Guzmán;
- Assistente 2: Jhon Gallego;
Provável escalação da LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Facundo Rodríguez, Ricardo Adé e Leonel Quiñónez; Ezequiel Piovi e Mauricio Martínez; Renato Ibarra, Jhojan Julio e Sebastián González; Mauricio Gómez.