O Flamengo recebeu o Madureira no Maracanã para a disputa da última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. Dominante do início ao fim, o Fla conquistou uma vitória tranquila por 3 a 0 para sacramentar a conquista do título da Taça Guanabara de 2024.
Em 11 rodadas, o Rubro-Negro obteve oito vitórias e três empates, marcando 23 gols e sofrendo apenas um. Mais que uma conquista após um ano passado em branco, o Flamengo o fez de forma invicta e com performances sólidas.
Primeiro tempo
O Rubro-Negro dominou a partida desde o apito inicial, embora o Madureira ensaiasse descidas ao ataque, o Flamengo não sofreu defensivamente e operava ofensivamente com maior volume e qualidade, como esperado dada a diferença técnica entre as equipes.
Depois de muito martelar, o Fla abriu o placar aos 20 minutos, com Arrascaeta: Luiz Araújo cruzou na pequena área, onde estava Bruno Henrique. O camisa 27 escorou de cabeça para Arrascaeta que pegou de primeira e colocou a bola no fundo da rede. O placar foi alterado, mas a tônica do jogo, no geral não: o domínio seguiu amplo por parte do Mengo, apesar do Madureira conseguir trabalhar melhor a bola em algumas situações em que recuperou a posse.
As melhores chances Rubro-Negras depois do gol vieram já na reta final com Pulgar cabeceando após cruzamento dentro da área, mas a tentativa foi para fora, e com o estreante, Viña, arriscando de longe e obrigando o goleiro Willis Mota a fazer grande defesa. Assim a etapa inicial terminou após mais dois minutos de acréscimo com a vitória parcial do Flamengo sobre o Madureira pelo placar simples.
Segundo tempo
Diferente da etapa inicial, não demorou para que o placar fosse alterado no segundo tempo. O Flamengo adiantou a marcação e forçou a defesa do Madureira a um erro grave na saída de bola. Arthur Edeson tentou a invertida de bola, mas Pedro interceptou. O camisa 9 ainda conseguiu tirar o goleiro Mota da jogada, antes de colocar a bola no fundo da rede para ampliar a vantagem do Mengo aos oito minutos.
A pressão Rubro-Negra seguiu e aos 24, o Fla fez mais um. Cebolinha sofreu uma falta perigosa, em posição frontal, perto da pequena área. Com Léo Pereira (que entrou no lugar de Fabrício Bruno no intervalo), De La Cruz e Arrascaeta na bola, quem foi para a cobrança foi o zagueiro, que acertou a bola no ângulo da meta do Madureira para marcar o terceiro do Flamengo na partida.
Após o terceiro gol, o jogo ficou mais que decidido e o Fla administrou bem nos 20 minutos finais: seguiu levando perigo, embora menos, e não sofreu defensivamente em qualquer momento. Sem necessidade de acréscimo, o jogo foi encerrado ao fim dos 45 minutos confirmando a vitória Rubro-Negra por 3 a 0 e a conquista da Taça Guanabara pelo Flamengo.
Destaque de Flamengo x Madureira
Embora tenha atuado apenas 45 minutos, Léo Pereira foi essencial para a construção da vitória Rubro-Negra, contribuindo não apenas ofensivamente, marcando um golaço de falta, como também defensivamente, garantindo mais um clean sheet para o Flamengo na temporada.
Próximos compromissos
Tanto Flamengo como Madureira precisarão esperar os resultados dos jogos de domingo para saber quais serão seus próximos compromissos. O Rubro-Negro pode ter pela frente Vasco, Botafogo, Nova Iguaçu ou Fluminense, a depender dos resultados obtidos pelas equipes na última rodada do Campeonato Carioca. Terminando na liderança, o Fla enfrentará o quarto colocado nas semifinais.
Por sua vez, o Madureira acabou sendo eliminado do Estadual por conta da vitória do Sampaio Corrêa sobre o Audax no outro jogo do Cariocão disputado neste sábado.