Liverpool acerta volta de Michael Edwards como CEO

Guru das transferências e um dos responsáveis pelo crescimento dos Reds, Michael Edwards volta ao clube depois de dois anos

Liverpool fez um contratação que pode mudar o rumo do clube mesmo sem entrar em campo. Nesta terça-feira (12), o Fenway Sports Group, conglomerado que controla o clube desde 2010, anunciou a volta de Michael Edwards como CEO do futebol do Liverpool. Michael trabalhou no Liverpool de 2011 a 2022, começando como analista e virando diretor esportivo em 2016. Depois de receber convites de Manchester United e Chelsea, e ter recusado uma proposta do Liverpool anteriormente, Michael retorna aos Reds depois de dois anos com controle total do futebol.

Conhecido por ser um guru das negociações, Michael Edwards foi um dos responsáveis pela montagem do elenco que conquistou todos os grandes títulos sob o comando de Jurgen Klopp. A negociação mais impactante foi a venda de Philippe Coutinho ao Barcelona por 135 milhões de euros. O valor da venda de Coutinho foi usado na aquisição de Virgil Van Dijk e Alisson, que, somados, custaram 147 milhões de euros e se tornaram pilares dos Reds desde que chegaram. Além dos dois, Mohamed Salah, ídolo e um dos maiores artilheiros do clube, também chegou por meio de Michael Edwards.

A posição que Michael ocupará no Liverpool a partir do dia 1º de junho estava vaga desde a saída de Jorg Schmadtke em fevereiro. No comunicado feito pela FSG, Michael terá “uma ampla gama de responsabilidades, incluindo liderar esforços para identificar e recrutar novos líderes para a operação de futebol do Liverpool FC”. O primeiro movimento de Michael Edwards deverá ser a contratação de um novo diretor esportivo e o nome de Richard Hughes, atual diretor técnico do Bournemouth, é dado como certo pela imprensa inglesa.

 

Com Klopp, Michael Edwards formou umas das parcerias mais vitoriosas da história do Liverpool. Foto: Getty Images

 

Com Hughes ao seu lado, Edwards começará as negociações para contratar o substituto de Jurgen Klopp no comando do elenco. O alemão de 56 anos anunciou no fim de janeiro que deixará o clube após esta temporada para um período de descanso. Com a campanha espetacular na Bundesliga, com o Bayer Leverkusen, Xabi Alonso é o preferido. O ex-meia espanhol foi ídolo com a camisa do Liverpool quando jogou no clube de 2004 a 2009. Rubem Amorim, do Sporting-POR, aparece como uma das opções caso Xabi não venha.

 

Principais contratações de Michael Edwards no Liverpool

  • Virgil van Dijk (Southampton) – 84,65 milhões em 2017/18
  • Alisson (Roma) – 62,5 milhões em 2018/19
  • Luis Díaz (Porto) – 47 milhões em 2021/22
  • Fabinho (Monaco) – 45 milhões em 2018/19
  • Diogo Jota (Wolverhampton) – 44,7 milhões em 2020/21
  • Mohamed Salah (Roma) – 42 milhões em 2017/18
  • Sadio Mané (Southampton) – 41,2 milhões em 2016/17
  • Ibrahima Konaté (RB Leipzig) – 40 milhões em 2021/22
  • Andrew Robertson (Hull City) – 11 milhões em 2017/18

*Valores em euros

você pode gostar também