A temporada de estreia de Romeo Lavia no Chelsea está sendo bem diferente daquilo que se esperava. O meio campista se juntou aos Blues vindo do Southampton após negociações que confirmaram a transferência do jovem belga por £53 milhões de euros (cerca de 286 milhões de reais na cotação atual).
Depois de chegar a Londres, o jogador teve sua estreia pelo Chelsea adiada por conta de um problema no tornozelo, que o deixou fora de ação até dezembro, e logo na sua estreia, contra o Crystal Palace, Lavia acabou sofrendo uma nova lesão, desta vez no músculo da coxa.
Fim da temporada para Lavia
Nesta quarta-feira (27), o time da Premier League confirmou que o jogador de 20 anos não entrará mais em ação na temporada 2023/24, pois sofreu um “revés” na recuperação da lesão na coxa sofrida contra os Eagles.
O que disse o Chelsea?
Na declaração, o clube londrino escreveu:
Infelizmente, o meio-campista Romeo Lavia perderá o restante da campanha de 2023-24, após um revés em sua recuperação.
Avaliações médicas recentes confirmaram que Lavia, que sofreu uma lesão significativa na coxa contra o Crystal Palace em dezembro, não jogará novamente nesta temporada.
O jogador belga também escreveu sua própria declaração para os torcedores do Chelsea, que os Blues postaram em suas redes sociais.
From Romeo, to you. 🫵 pic.twitter.com/tO4KitLriH
— Chelsea FC (@ChelseaFC) March 27, 2024
Em tradução livre:
Olá família Chelsea.
Como vocês devem saber, apesar do meus incontáveis esforços, eu perderei o restante da temporada.
Esta tem sido uma temporada frustrante para mim, não estando disponível para ajudar meus companheiros de equipe.
Eu amo este time, este escudo e estar em campo mais que tudo.
Confiem em mim quando digo que dei tudo de mim todos os dias para voltar.
Obrigada pelo amor, apoio e críticas porque tudo isso me afeta positivamente e me faz seguir em frente.
Mal posso esperar para retribuir isso e dividir muitos momentos especiais juntos.
Até breve.
Lesões assolam os Blues na temporada
O Chelsea é apenas um dos clubes que tem sofrido com a manutenção de uma lista extensa de nomes no departamento médico. Nesse sentido, Romeo Lavia é apenas um dos jogadores do clube do oeste de Londres que está lesionado, e pode não ser o único que os torcedores do Chelsea não verão até a próxima temporada.
Wesley Fofana, que sofreu uma grave lesão no joelho ainda na última pré-temporada, é mais um que tem tido um início de passagem difícil pelos Blues. Desde que chegou ao Chelsea na janela de verão europeu de 2022, o zagueiro francês perdeu 67 jogos por lesão.
A atual lesão de Fofana consiste de uma ruptura de ligamento cruzado anterior, que aconteceu ainda em julho de 2023. Só nesse intervalo, são 41 jogos perdidos. Com o francês não tendo participado sequer dos amistosos de pré-temporada.
Por outro lado, alguns outros lesionados parecem estar mais próximos de seus retornos, embora nada seja certo. Reece James e Christopher Nkunku, ambos com problemas musculares na coxa, podem voltar aos gramados durante o mês de abril. No entanto, é uma questão de acompanhamento contínuo com a equipe médica para definir quando efetivamente terão condições de retornar.
Levi Colwill, Carney Chukwuemeka e Malo Gusto que também tiveram problemas recentemente também parecem estar próximos de retornar, talvez até mais cedo que James e Nkunku.
Por outro lado, o departamento médico do Chelsea tem uma incógnita em Lesley Ugochukwu, meio campista francês de 20 anos que foi contratado pelo clube no verão europeu de 2023.
Como outros no departamento médico dos Blues, a lesão de Ugochukwu é na coxa. No entanto, é esse o único aspecto da condição do meia que é sabida de forma ampla. O francês não tem qualquer perspectiva de retorno no momento, e sua lesão, inclusive, foi uma das razões pelas quais Cesare Casadei foi chamado de volta de seu empréstimo ao Leicester City na janela de inverno do futebol europeu de 2024.