Após empatar com a Universidad Católica no Equador, o Cruzeiro volta à Belo Horizonte para buscar o título mineiro, que não conquista desde 2019. Neste domingo (07), o time celeste recebe o maior rival e promete casa cheia, com cerca de 60 mil torcedores no estádio. Mesmo poupando os principais titulares no meio da semana, Larcamón pode ter uma baixa importante, já que o zagueiro Zé Ivaldo sentiu uma lesão na coxa esquerda e precisou ser substituído. O Atlético, por sua vez, conta com o domínio recente no futebol estadual. Os atuais tetracampeões chegam embalados após vencerem o Caracas, na Venezuela, pela Libertadores.
Cruzeiro
Com a melhor campanha da primeira fase, a Raposa tem a vantagem de ser campeã com dois empates contra o Atlético. No entanto, o time terá como baixas o meio-campista Japa e o atacante Gabriel Verón, machucados. Além deles, o zagueiro Zé Ivaldo, que sentiu uma lesão na coxa esquerda durante a partida contra a Universidad Católica, é dúvida. João Pedro, afastado no mês passado após vídeo de festa viralizar, segue em situação indefinida.
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Neris (Zé Ivaldo) e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Cifuentes) e Matheus Pereira; Matheus Vital, Arthur Gomes e Dinenno.
Atlético
Após a chegada de Gabriel Milito, o Galo ganhou esperança para a sequência da temporada. A vitória contra o Caracas por 1×4, fora de casa, deu fôlego para o elenco, que parecia precisar de confiança após os resultados ruins sob o comando de Luiz Felipe Scolari. A equipe que já não tinha os jovens Vitor Gabriel e Paulo Vitor, no departamento médico, ganhou três novos desfalques na última semana. O meio-campista Edenilson sofreu uma luxação no cotovelo esquerdo e está fora, tal como o atacante Brahian Palacios, com lesão na coxa. A presença de Rubens, que se recupera de uma fratura na mão direita, também não é garantida.
Provável escalação do Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Jemerson e Maurício Lemos (Renzo Saravia); Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Alan Franco e Guilherme Arana; Igor Gomes (Gustavo Scarpa), Paulinho e Hulk.
Retrospecto do clássico mineiro
Assim como dentro de campo, a história do clássico gera debates também fora das quatro linhas. Mesmo com a tentativa de unificação dos números em 2007, os times seguem discordando quanto aos dados do confronto. Na contagem do clube celeste, são 497 partidas, com 172 vitórias, 134 empates e 198 derrotas. Para o alvinegro, 522 duelos foram disputados, sendo 210 vitórias, 139 empates e 176 derrotas.
O último jogo entre as equipes no Mineirão, coincidentemente, foi uma final de Campeonato Mineiro, em 2022. Na ocasião, Hulk, duas vezes, e Nacho Fernández marcaram para dar o título ao Atlético. Desde então, os encontros aconteceram no Independência, Parque do Sabiá e, mais recentemente, na Arena MRV.
Onde assistir Atlético x Cruzeiro?
A partida terá transmissão da Globo, somente para o estado de Minas Gerais, e do canal Premiere para todo o Brasil.
Ficha técnica
- Cruzeiro x Atlético.
- Competição: jogo de volta da final do Campeonato Mineiro.
- Estádio: Mineirão.
- Horário: 15h30 (horário de Brasília).
Arbitragem
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP).
- Assistente 1: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP).
- Assistente 2: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA/CE).
- Quarto Árbitro: Thayslane de Melo Costa (FIFA/SE).
- Árbitro VAR: José Cláudio Rocha Filho (FIFA/SP).