Fluminense x Vasco: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

O 'Clássico dos Gigantes' será marcado por dois times que vivem momentos conturbados nas suas respectivas temporadas, inclusive com ambos vindo de derrota para o confronto

Fluminense x Vasco  – o chamado Clássico dos Gigantes – acontece neste sábado (20), em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, que oficialmente se iniciou no último sábado (13). O jogo será no Estádio Jornalista Mário Filho – o Maracanã -, no Rio de Janeiro, às 16h.

O Fluminense não vem de um retrospecto muito legal para esse seu primeiro clássico válido pelo Brasileirão, já que até o momento não sabe o que é vencer no campeonato, tendo acumulado um empate na rodada estreia contra o RB Bragantino dentro de casa, além de uma derrota pro Bahia na Arena Fonte Nova. Para piorar, o desempenho do Tricolor em clássicos assusta muito, já que faz mais de 1 ano que o clube não vence contra adversários cariocas. Apenas esse ano foram 3 derrotas – contra Flamengo (2x) e Botafogo – e 1 empate – em um próprio Fluminense x Vasco.

Já o Vasco da Gama também vive um momento muito turbulento na sua temporada, ou melhor, muito instável, com atuações bastante questionáveis, apesar de não ter feito um péssimo jogo contra o RB Bragantino. Aliás, também vem de derrota no Brasileirão por 2 a 1 contra o Massa Bruta fora de casa, mas ao contrário do Fluminense, já sabe qual é o gostinho de conquistar 3 pontos no campeonato, visto que estreou com vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, numa partida repleta de erros de arbitragem. Além disso, tratando-se de clássicos, o retrospecto do Vasco é bem melhor que seu adversário de logo mais, já que nesse ano de 2024 ainda não perdeu para seus rivais.

Fluminense

Fluminense x Vasco
Elenco do Fluminense fazendo sua preparação nesta sexta-feira, a última antes do clássico contra o Vasco. – Foto: Lucas Merçon/FFC

O Fluminense até agora não consegue convencer o telespectador com seu bom futebol de 2023, tanto que a relação com o torcedor tem se tornada cada vez mais estremecida e impaciente. Eliminado nas semifinais do cariocão, resultados ‘abaixo’ na Libertadores e desempenhos não convincentes na temporada até o momento são marcas registradas desse Fluminense de 2024.

Na estreia do Brasileirão, recebeu o RB Bragantino dentro de casa – um Maracanã vazio, diga-se de passagem, que passa a imagem do torcedor tricolor baqueado – e, por incrível que pareça, fez para muitos a melhor partida do Flu neste ano. Partida que deu a entender que tudo se acertaria e o time finalmente voltaria aos caminhos dos títulos. Entretanto, o jogo passado contra o Bahia disse totalmente o contrário, já que perdeu por 2 a 1 com um meio de campo totalmente entregue ao adversário – um Tricolor de Aço bem reforçado, vale destacar -, e com um Fernando Diniz inovador como é de se esperar, surpreendendo a todos e terminando a partida sem zagueiros e laterais.

Apesar de ter vencido apenas 1 dos últimos 7 jogos, não seria justo deixar de comentar os desfalques e constantes ausências – seja por lesão ou não – que o Fluminense vem sofrendo. O time chegou a estrear na Libertadores com 8 desfalques de peso, para se ter ideia. A impressão que fica, além disso, é que o plantel tricolor ainda não está em sua forma 100% física que pode chegar, principalmente por possuir um elenco mais veterano, que as vezes pode necessitar de mais rodagem para atingir um bom ritmo de jogo.

Sofrendo muitos problemas na defesa por ter uma dupla de zaga – Felipe Melo e Thiago Santos – lenta e pesada (o que atrapalha na recomposição e transição defensiva rápida), o Flu vem sofrendo muito com contra ataques, o que levou o Fernando Diniz a buscar outras alternativas no elenco. O treinador tem optado por improvisar o Martinelli como zagueiro – mesmo tendo, Felipe Andrade e Antônio Carlos disponíveis, que são zagueiros de origem -, enquanto o Lima ocupa a sua posição de camisa 8 que ficou vaga no meio de campo.

Tal improvisação até soluciona o problema na zaga, mas surge outro problema: o Martinelli é um excelente volante, ao contrário do Lima (que nem volante é), ou seja, o Fluminense passar a estar enfraquecido no miolo do campo. O Martinelli é um jogador fora da curva, que apoiava muito o André na marcação e na criação de jogo, então, obviamente com esse declínio ‘técnico’, o Flu tem perdido totalmente o controle do meio de campo nos jogos recentes. Porém, nessa partida provavelmente será possível ver o Martinelli novamente como volante, já que Felipe Melo está de volta e poderá formar uma dupla com o Manoel.

Para essa partida, o técnico Fernando Diniz ainda terá problemas com desfalques, sendo eles o Thiago Santos e Marlon, que estão com dores no joelho, além de Keno, Lelê e o Gabriel Pires, que estão lesionados. Mas poderá contar com a importante volta do lateral Marcelo, que havia sido poupado juntamente do Felipe Melo no último confronto contra o Bahia. Renato Augusto e Keno tem chances remotas de retornar para o jogo.

Outro fator que chama muita atenção é a fase de ‘público nos estádios’, onde o Fluminense vem enfrentando mais uma derrota na temporada. Aquela torcida que lotou diversos jogos na campanha vencedora ano passado, até o momento não tem conseguido repetir o feito. Para esse Clássico dos Gigantes, foram vendidos apenas 21 mil ingressos – divulgados pelo jornalista do GE, Marcello Neves, na primeira parcial do jogo -, sendo que 10% são destinados à torcida do Vasco.

O provável time do Fluminense deve ter: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Manoel, Marcelo; André, Martinelli, Ganso; Jhon Arias, Marquinhos e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Vasco

Fluminense x Vasco
Vasco na derrota para o RB Bragantino por 2 a 1. – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Já o Vasco da Gama vem sofrendo com sérios problemas defensivos na equipe, ainda não tendo encontrado um elenco bem definido e robusto, com alguns jogadores promissores, mas que causam uma certa desconfiança no torcedor cruzmaltino ainda.

Apesar dos resultados ruins que o Vasco vinha apresentando, estreou muito bem no Brasileirão, em uma partida repleta de polêmicas por parte da arbitragem, onde o Gigante da Colina bateu o Grêmio por 2 a 1 dentro de São Januário. Foi uma boa atuação por parte do clube carioca e, apesar da arbitragem ter atrapalhado o espetáculo, foi um resultado muito importante para o Vasco no que se refere a dar um alívio ao elenco, já que vem sofrendo com alta pressão por rendimento.

Já na última partida, foi visitar o RB Bragantino no Nabizão e foi superado pelo adversário, entretanto não fez uma atuação vergonha, mas foi punido por erros no bloco defensivo e com uma ligeira falta de sorte. Apesar da derrota, o que repercutiu e chamou atenção foi a fala machista do técnico Ramón Díaz em sua entrevista pós-jogo, comentando de forma misógina sobre a arbitragem:

O futebol é diferente, principalmente que o VAR seja decidido por uma mulher, me parece bastante complicado isso. – disse Ramón Díaz, em sua entrenvista pós-jogo

O técnico se referia à árbitra de vídeo, Daiane Muniz, que, segundo ele, havia sido tendenciosa e errado ao não ‘marcar’ um pênalti. Porém, após divulgação do áudio da cabine do VAR, viu-se que a Daiane inicialmente relata ter achado o lance faltoso (possível penal), mas o árbitro de campo, Flávio Rodrigues de Souza, discordou dela. Ou seja, quem não quis marcar o pênalti foi, na verdade, um homem. Logo em seguida o treinador veio pedir desculpas, mas que não foram convincentes e bem recebidas, o que forçou o Vasco a emitir uma nota se desculpando pelo ocorrido.

Sobre o Fluminense x Vasco, Ramón Díaz não terá dois jogadores importantes à disposição que já são sabidos pelo torcedor, Jair e Paulinho, que tratam de lesão, além de Payet, que não deve ser opção. Medel também se junto aos desfalques, mas por problemas familiares, já que o zagueiro foi liberado para ir ao Chile visitar a mãe, que está passando por problema de saúde. Em relação às dúvidas para o clássico, João Victor era incerteza de disponibilidade para a equipe cruzmaltina, mas foi visto treinando como titular, segundo o ge.

O provável time do Vasco deve ter: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Léo e Lucas Piton; Sforza, Galdames e Mateus Carvalho; Rossi, David e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Retrospecto Fluminense x Vasco

Fluminense x Vasco já aconteceu, oficialmente, trezentos e trinta e duas vezes na história, com ligeira vantagem para o Gigante da Colina, que possui 121 vitórias, enquanto o Tricolor das Laranjeiras leva a pior no confronto com 110 vitórias. 101 empates marcam esse Clássico dos Gigantes.

Onde assistir Fluminense x Vasco

A partida entre Fluminense x Vasco terá transmissão ao vivo e oficial do Premiere (pay-per-view/TV Fechada do Grupo Globo).

Ficha técnica

  • Fluminense x Vasco
  • Competição: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
  • Estádio: Maracanã
  • Horário: 16h (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio – GO (FIFA)
  • Assistente 1: Bruno Boschilia – PR (FIFA)
  • Assistente 2: Leone Carvalho Rocha – GO
  • Quarto Árbitro:Anderson Ribeiro Gonçalves – GO
  • Árbitro VAR: Rodolpho Toski Marques – PR
você pode gostar também