A Corte Arbitral do Esporte (CAS) acatou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo de Gabigol e camisa 10 está liberado para voltar a jogar pelo Flamengo. No dia 25 de março, o atacante havia sido suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude do exame antidoping pelo placar de 5 a 4.
No início de abril, a defesa de Gabigol entrou com o pedido do efeito suspensivo no CAS. Após cinco semanas desde o início dos trâmites, o pedido foi acatado por unanimidade no tribunal, em decisão tomada por dois ingleses e um suíço.
Desse modo, o atacante pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu já a partir desta terça e tem condições de jogo. Em 2024, Gabigol fez oito partidas pelo Flamengo, marcando dois gols.
A decisão no tribunal suíço seguiu as expectativas da defesa, que estava confiante na liberação e espera outra decisão favorável quando houver novo julgamento. Em contato com ge para reportagem sobre a decisão, Bichara Neto, um dos representantes do atacante no caso, celebrou a decisão: “Cumprimos uma primeira etapa importante do processo de reversão da decisão e continuaremos trabalhando para que a decisão de mérito confirme essa expectativa“.
Durante a suspensão, Gabigol manteve a forma física em casa, utilizando a academia em sua residência e o campo de seu condomínio na Barra da Tijuca. Os treinos eram sob supervisão do Flamengo, que mandava profissionais até a casa do atleta. Até mesmo o treinador Tite fez uma visita para acompanhar a preparação e conversar com o jogador.
O pronunciamento de Gabigol
Pouco depois do anúncio da decisão, o camisa 10 do Flamengo compartilhou um vídeo em suas redes sociais para celebrar seu retorno. Sem palavras adicionais, o vídeo consiste em um boneco de Gabigol correndo para o Maracanã.
— Gabriel Barbosa (@gabigol) April 30, 2024
Gabigol poderá atuar pelo Rubro-Negro enquanto aguarda o julgamento do recurso. Além disso, o atleta ainda está negociando uma renovação contratual com o Flamengo. Com o contrato do camisa 10 terminando em dezembro, a partir de 1º de julho ele pode assinar contrato com outra equipe.