Thiago Silva está finalmente de volta para casa, lugar o qual pertence. Mais um cria de Xerém que foi revelado e moldado pelo Fluminense, saindo em 2009 do clube e voltando apenas em 2024, mas muito mais consolidado. Nesses quase 16 anos que separam o Tricolor das Laranjeiras e o Thiago Silva, o zagueiro de 39 anos foi colecionando títulos e idolatrias na Europa, principalmente no Milan e no Chelsea, onde é muito respeitado e amado pela torcida. Seu auge tão ‘longevo’ – afinal, com 39 anos ainda o queriam na Europa – diz muito sobre quem foi Thiago Silva durante a carreira.
Definitivamente, chega com status de maior contratação de 2024 do Fluminense, quiçá do Brasil. Além disso, após o retorno do Marcelo ao futebol brasileiro, em especial ao Tricolor, só faltava o Thiago Silva para os sonhos dos torcedores tricolores finalmente se tornarem totalmente realidade.
Já em relação as partes contratuais, o Thiago Silva só poderá vir após o fim de seu contrato com o Chelsea – a janela internacional abre dia 10 de julho. Segundo assim, segundo o ge, o zagueiro começaria a ter condições de atuar a partir da rodada 18 do Brasileirão, além de chegar a tempo de disputar as oitavas da Libertadores e da Copa do Brasil, caso o Fluminense consiga a classificação em ambas. Ainda segundo o ge, a ideia do clube é apresentar o Thiago Silva em pleno Maracanã, assim como ocorreu com Marcelo.
Thiago Silva e o Fluminense
O Thiago Silva e o Fluminense já ‘flertam’ sobre esse retorno às Laranjeiras há algum tempo. O jogador nunca escondeu o desejo de se aposentar no clube, muito menos o Flu escondeu o desejo de repatriá-lo o quanto antes, inclusive, a vontade era tê-lo no início do ano, mas Thiago quis cumprir sua palavra e ficar até o fim do contrato com o Chelsea.
Vale ressaltar a importância – ainda maior – que é ter o Thiago Silva nesse momento, pensando, é claro, no retorno esportivo que esse atleta pode trazer pro clube, já que desde a saída do Nino no final de 2023, o Fluminense sofre sérios problemas de encontrar uma zaga titular. É inegável que o zagueiro de 39 anos era o principal alvo para essa lacuna deixada na defesa.
Na última segunda-feira (29), o Chelsea postou nas suas redes sociais um vídeo muito emocionante do Thiago Silva se despedindo do clube, já que não haveria uma extensão do contrato, consequentemente, contrapondo com a tristeza dos torcedores dos Blues, os torcedores tricolores se empolgaram bastante com a nova possibilidade que surgia de finalmente ver o defensor no clube.
Esse longo flerte entre as duas partes chegou ao fim, e agora o Thiago Silva é jogador do Fluminense, tendo assinado um contrato de dois anos com o clube – até junho de 2026 -, com o Tricolor das Laranjeiras passando a frente de outros clubes da Inglaterra (inclusive o próprio Chelsea) e da Arábia Saudita, que desejam ter o jogado, mas o amor do atleta pelo clube falou mais alto.
O Tricolor carioca e o Thiago Silva se entendem muito, sendo ele revelado pelo clube de Xerém. O jogador no início da carreira transitou entre o clubes, como Juventude, Porto, Dínamo Moscou, até que em 2007 o Fluminense (re)comprou o jogador do clube Russo, justamente a tempo do atleta conquistar um título com seu clube de coração, a Copa do Brasil de 2007.
Sua ‘segunda’ passagem pelo Flu foi relativamente curta, visto que seu talento exagerado despertou interesse de vários clubes do exterior, mas quem o levou foi Milan, da Itália, para que ali ele começasse sua brilhante carreira na Europa. Mais tarde ainda veio a se integrar ao PSG, clube o qual ele é ídolo e passou a maior parte da sua carreira – muito vencedora, diga-se de passagem -, mas está chegando a hora de voltar para sua casa de verdade.
Home again, @tsilva3! #TheMonsterIsBack #OMonstroVoltou pic.twitter.com/tGD5b5RwYe
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) May 7, 2024