Pela última rodada da atual edição da Premier League, o Chelsea recebeu o Bournemouth em Stamford Bridge. Desde antes do apito inicial, a atmosfera do estádio no oeste de Londres tomou ares especiais por representar a despedida de Thiago Silva. O brasileiro foi bastante homenageado ao longo do curso da partida, que terminou com a vitória dos Blues por 2 a 1, em última instância, confirmando a vaga na equipe na próxima edição da UEFA Conference League.
Primeiro tempo
Em casa, o Chelsea começou a partida exercendo se domínio, envolvendo os adversários com trocas de passe e conseguindo chegar a sua área de ataque. Dentro dos 15 minutos iniciais, Jackson, Palmer e Gallagher finalizaram com perigo, mas os três tentos acabaram indo pela linha de fundo. Mas, não demorou até que os Blues abrissem o placar.
Neto saiu do gol para dividir a bola e deixou o gol livre. Como resultado da dividida, a bola sobrou nos pés de Caicedo que percebeu a chance, arriscou de longe, e marcou seu primeiro gol pelo Chelsea em grande estilo, tirando o zero do placar aos 17 minutos. Em desvantagem, o Bournemouth tentou responder. Porém, não teve sucesso nas finalizações e o jogo foi se tornando morno conforme os minutos passaram, com grande parte das batalhas acontecendo no meio campo.
Entrando na reta final do primeiro tempo, os Cherries cresceram e levaram mais perigo à meta defendida por Petrovic. Aos 42 minutos, Christie tentou surpreender o goleiro dos Blues arriscando de longa distância, mas a bola foi para fora. Já nos acréscimos, Badiashile apareceu bem para bloquear o tento de Kluviert enquanto Tavernier parou em boa defesa de Petrovic. Apesar das tentativas, o placar não foi alterado novamente e a partida foi para o intervalo indicando a vitória parcial do Chelsea por 1 a 0.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, não demorou até que o Chelsea ampliasse sua liderança. Sterling combinou com Palmer antes de escapar em velocidade pela esquerda, infiltrar na área e finalizar. A bola ainda bateu em Neto antes de entrar no gol e confirmar o segundo gol dos Blues aos três minutos. Mas, a resposta do Bournemouth foi imediata. Aos cinco minutos, Unal recebeu e finalizou com liberdade. A bola desviou em Badiashile, tirando Petrovic totalmente da jogada e deixando o placar em 2 a 1.
O panorama da partida, então, foi restabelecido para aquele do primeiro tempo. O domínio da posse por parte dos Blues foi evidente, mas o time teve dificuldades de trabalhar no terço final. Por outro lado, o Bournemouth não fez questão de ter a bola, trabalhando bem nas escapadas em velocidade, mas também falhando na conclusão das jogadas.
Na marca dos 35 minutos, o Chelsea bobeou na saída de bola e o Bournemouth conseguiu a roubada. Como resultado do lance, Solanke finalizou com perigo, contudo a bola passou rente a trave pela linha de fundo. Os times seguiram procurando o ataque, mas a próxima grande chance do jogo apareceu apenas nos acréscimos, com Gallagher obrigando Neto a fazer grande defesa para evitar o terceiro gol dos Blues.
Logo na sequência, os Cherries conseguiram escapar com velocidade e pareciam estar próximos do empate. Porém, Solanke, mesmo com o gol vazio, finalizou por cima do travessão. Ao fim dos sete minutos de acréscimo, o árbitro apitou o fim do jogo, confirmando a vitória do Chelsea e a garantia do retorno do clube às competições europeias.
Destaque de Chelsea x Bournemouth
Mais uma vez, Moisés Caicedo foi essencial para a boa partida do Chelsea, embora não tenha sido tão silencioso desta vez, fazendo Stamford Bridge vir abaixo com o seu golaço para abrir o placar do confronto contra o Bournemouth.
O equatoriano precisou ser substituído na marca dos 20 minutos do segundo tempo após uma pancada, mas, enquanto esteve em campo teve 69 ações com a bola, sendo:
- 43 passes certos
- 2 bolas longas
- 7 duelos vencidos
- 1 corte
- 1 bloqueio
- 3 interceptações
- 6 desarmes