Na tarde dessa terça-feira (21), o Vasco anunciou oficialmente nas suas redes socais a contratação de Álvaro Pacheco, treinador de 52 anos que estava no Vitória de Guimarães, junto com ele também vieram os auxiliares Pedro Valdemar e José Teixeira, o preparador físico Leandro Mendes e o fisiologista Ricardo Ferreira. O treinador assinou contrato com o Vasco até final dessa temporada e existe uma opção para renovação por mais um ano, caso metas sejam cumpridas.
Apesar de já estar em terras cariocas e ter sido anunciado, Pacheco não fará sua estreia pelo Vasco no jogo dessa noite contra o Fortaleza, pela 3º fase da Copa do Brasil, a expectativa é que o treinador faça sua estreia no dia 02/06, contra o Cruzeiro, pela 9º rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário.
Antes de chegar ao Vasco, Pacheco passou por alguns clubes, sua primeira experiência como treinador foi no Fafe, clube português onde ficou por uma temporada. Depois assinou com o Vizela, trabalho mais duradouro em sua carreira que ficou mais de 1.200 dias no cargo de treinador e levou o clube da 3º para a 1º divisão de Portugal, após sua saída, acertou com Estoril onde teve uma passagem relâmpago ficando apenas no comando da equipe por oito partidas e seu último clube, antes de vir pro Vasco, foi o Vitória de Guimarães, onde fez uma das melhores campanhas da história do clube no Campeonato Português tendo ficado em 5º lugar com 63 pontos.
Terceiro melhor treinador no Campeonato Português:
Em decorrência dessa sua boa campanha no Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco acabou sendo eleito o terceiro melhor treinador da liga portuguesa nessa temporada, em premiação feita pelo jornal Record. O novo treinador do Vasco só ficou atrás de Rúben Amorim e Sérgio Conceição, treinadores de Sporting e Porto respectivamente. Nessa temporada na liga portuguesa, Pacheco comandou Estoril e Vitória de Guimarães, somando o treinador teve 32 jogos e um retrospecto de 15 vitórias, 6 empates e 11 derrotas, sendo que seis delas foi pelo Estoril que acabou sendo demitido em menos de 90 dias no cargo.