Pelo jogo de volta da 3ª rodada da Copa do Brasil, o Flamengo viajou para enfrentar o Amazonas, chegando na partida com a vantagem de um gol no placar agregado. O time carioca parecia jogar para sustentar a vantagem e, com isso, tomou sustos ao longo da partida na Arena da Amazônia. Porém, o artilheiro Pedro apareceu para colocar a bola no fundo da rede e garantir uma nova vitória e a classificação Rubro-Negra para as oitavas de final da copa nacional.
Primeiro tempo
A partida na Arena da Amazônia começou como esperado: com o Flamengo estabelecendo o domínio e controlando as ações desde o apito inicial. O Rubro-Negro teve boas chances, em especial com Pedro, porém a conclusão das jogadas deixou a desejar e o zero não saia do placar.
Já o Amazonas teve sua primeira boa chance na partida na marca dos 35 minutos, com uma escapada pela esquerda. Matheus Serafim tentou o cruzamento para Pará, mas o meia do time amazonense desperdiçou a chance, finalizando por cima do travessão. Pouco depois, o Fla passou perto de abrir o placar com uma tentativa de longe de De La Cruz, porém a finalização do uruguaio parou no travessão.
O time da casa cresceu após a primeira chegada e passou a ameaçar a defesa Rubro-Negra, eventualmente conseguindo o gol na marca dos 43. No entanto, a arbitragem apontou falta no goleiro Matheus Cunha no lance da jogada e o gol foi invalidado.
O Fla teve o domínio estatístico e conseguiu controlar o jogo por grande parte dos 45 minutos iniciais. Contudo, viu o Amazonas crescer no fim da primeira etapa, que terminou em 0 a 0, placar que deixava o confronto aberto.
Segundo tempo
A partida ficou mais acelerada na volta do intervalo, com o Flamengo buscando uma troca de passes mais rápida em busca de espaço enquanto o Amazonas seguiu apostando nos contra-ataques e em um jogo mais vertical, especialmente com Matheus Serafim pela esquerda. E foi dos pés do camisa 11 que saíram as melhores finalizações do time da casa também.
Aos 16 minutos, Serafim finalizou à distância e obrigou Matheus Cunha a fazer grande defesa. O escanteio que originou da jogada também levou perigo, obrigando o goleiro Rubro-Negro a mais uma defesa.
Tite fez as primeiras mudanças no Fla pouco depois dos 20 minutos, com Igor Jesus e Luiz Araújo substituindo De La Cruz e Allan. Logo na primeira ação com a bola, Luiz Araújo obrigou Marcão a uma grande defesa. Pouco depois, o Flamengo acelerou a jogada e levou perigo novamente, primeiro com Cebolinha e depois com Luiz Araújo. O goleiro do Amazonas fez duas defesas chave para evitar que o placar fosse aberto.
Aos 34 minutos, o camisa 7 do Flamengo apareceu mais uma vez para cabecear o cruzamento de Viña. Marcão levou a melhor sobre o atacante Rubro-Negro mais uma vez com uma bela defesa. Aos 35, enfim, o placar foi alterado. Igor Jesus arriscou de muito longe na sobra do escanteio e Pedro desviou a bola e abriu o placar na Arena da Amazônia.
O jogo ficou morno após o gol Rubro-Negro, mas entrando nos acréscimos o time da casa buscou o ataque de forma mais intensa, em busca de um gol de honra diante da torcida. No entanto, o Amazonas não conseguiu isso. Assim, a partida terminou em 1 a 0 para o Flamengo, que avança na copa nacional.
Destaque de Amazonas x Flamengo
Embora tenha saído do banco e jogado pouco mais de 20 minutos, sem contar os acréscimos, Luiz Araújo foi o destaque da partida da Copa do Brasil. O atacante alterou a dinâmica do ataque Rubro-Negro, pedindo a bola e não apenas propondo jogadas, mas também arriscando finalizações.
O jogador teve 89% de aproveitamento nos passes e 80% de duelos ganhos, conseguindo três desarmes. Em 22 minutos em campo, o camisa 7 do Fla deu três finalizações, todas no alvo, e levando muito perigo.
Próximos compromissos
Com a paralização da Série A do Brasileirão, o Flamengo só volta a campo no próximo meio de semana para enfrentar o Millonarios, na terça-feira (28), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Já o próximo compromisso do Amazonas é pela Série B. Na mesma terça-feira (28), o time recebe o Mirassol na Arena da Amazônia às 19h (horário de Brasília).