Chelsea anuncia Sonia Bompastor como nova treinadora da equipe feminina

Treinadora francesa chega para substituir Emma Hayes, que deixou o Chelsea após 12 anos para assumir a seleção dos Estados Unidos

Enquanto dá sequência à busca por um treinador para a equipe profissional masculina, no futebol feminino, o Chelsea já resolveu seu destino. Na tarde desta terça-feira (29), o clube londrino anunciou a treinadora Sonia Bompastor como a nova comandante do time feminino.

Bompastor passou as últimas três temporadas no comando do Lyon, na França, onde conquistou todos os títulos que poderia conquistar. A  treinadora de 43 anos faz a mudança para a Inglaterra, para assumir o Chelsea e dar início ao seu trabalho oficialmente em 1º de julho.

A técnica francesa chega para substituir Emma Hayes, que passou quase 12 anos no comando das Blues antes de se despedir do clube ao fim da última temporada.

general manager do Chelsea Women, Paul Green, disse sobre a contratação de Bompastor: “Os diretores esportivos e eu conduzimos um processo de recrutamento cuidadoso e considerável para identificar a sucessora de Emma. A visão de Sonia, sua filosofia de treino e sua mentalidade vencedora fizeram dela a melhor candidata“.

Ela é uma treinadora de classe mundial com um trabalho de sucesso provado nos maiores palcos que instantaneamente conquistará o respeito no vestiário“.

What Emma Hayes has said about Sonia Bompastor speaks volumes on Chelsea manager decision - football.london
Emma Hayes e Sonia Bompastor se cumprimentam antes de partida entre Chelsea e Lyon pela Liga dos Campeões Feminina em 2022. Foto – Reprodução/Internet

 

Os co-diretores esportivos Laurence Stewart e Paul Winstanley disseram sobre a nova treinadora: “Sonia é a candidata ideal para dar continuidade ao legado de Emma e fazer o time seguir em frente“.

Ela traz muita experiência de suas experiências comandando nos maiores níveis e vencendo troféus como jogadora e como treinadora. Seu modo de ser e seus valores se alinham com os do Chelsea Football Club. Estamos ansiosos para tê-la a bordo“.

Bompastor também teve o que dizer sobre seu novo desafio à frente das Blues: “Estou muito grata por poder me juntar ao Chelsea Football Club como treinadora do time feminino. É uma instituição do futebol inglês. Eu darei tudo de mim neste novo projeto e para alcançar as ambições do clube, do staff e das jogadoras“.

Espero fazer jus ao legado de Emma e continuar o trabalho que tem sido feito nos últimos anos. Que comece a aventura“.

Os assistentes Camille Abily e Theo Rivrin farão a mudança para Londres junto com Bompastor. Foto – Reprodução/Chelsea FC

 

Como jogadora, Bompastor representou a seleção Francesa feminina em 156 ocasiões, se aposentando em 2014 para assumir um cargo como treinadora nas categorias de base do Lyon. Em abril de 2021, ela se tornou técnica principal do clube francês e teve muito sucesso na função, conquistando o título da Division 1 Feminine nas últimas três temporadas.

Além disso, ela levou o Lyon à dobradinha na liga e na Europa na sua primeira temporada completa no comando do time, tornando-se a primeira pessoa a vencer a Liga dos Campeões Feminina como jogadora e treinadora principal.

Chelsea Women anuncia Plano de Crescimento Estatrégico

Juntamente com o anúncio de Sonia Bompastor como nova treinadora, o Chelsea tornou público seu plano estratégico de longo prazo para a equipe feminina.

Jogadoras e membros da comissão técnica durante celebração do título da FA WSL. Foi o quinto título consecutivo da liga conquistado pelas Blues. Foto – Reprodução/Chelsea FC

 

Com o plano, o clube busca permitir ao Chelsea Women aproveitar todo o potencial das oportunidades que vem surgindo para o futebol feminino, favorecendo o compromisso com a excelência dentro e fora de campo. Parte do plano também envolve conseguir investimento externo para a equipe feminina.

O clube apontou que o banco BDT & MSD Partners foi contratado como consultor financeiro em um potencial investimento minoritário no clube, inclusive na avaliação de interesses de entrada relacionados ao Chelsea Women.

No anúncio, foi reforçado que o grupo proprietário do clube continuará a ser o acionista controlador da equipe feminina, embora esteja comprometido com mais investimentos substanciais que “enriquecerão o elenco, favorecendo o desenvolvimento dos jogadoras e garantirão um ambiente de classe mundial para nossos atletas e funcionários”, nas palavras do próprio clube.

você pode gostar também