7º dia da Euro é embalado pelo grande confronto entre Espanha e Itália e por reedição da semifinal de 2020

Empate heroico da Sérvia, vaias à Inglaterra e encontro de campeãs marcam a quinta-feira

O primeiro jogo do sétimo dia da Eurocopa já deu uma prova do que vinha pela frente pelos estádios da Alemanha nesta quinta-feira (20). Embora não tenha sido um dia de muitos gols, com apenas cinco gols marcados somando os três confrontos, foi um dia animado e que terminou deixando os grupos B e C abertos para a terceira e última rodada da fase de grupos da Euro.

Eslovênia x Sérvia

O jogo menos comentado entre os três deste sétimo dia de Euro, acabou sendo um dos jogos mais emocionantes da fase de grupos até aqui.

Ao longo da partida, embora mais perceptível no primeiro tempo, não houve um domínio amplo de nenhum dos lados. Com um elenco melhor, no papel, esperava-se um certo domínio da seleção sérvia, o que não aconteceu.

Oblak foi fundamental para o sucesso defensivo da Eslovênia no primeiro tempo, mantendo sua seleção na partida. O ataque esloveno também não deixou a desejar, chegando com certo perigo ao longo da etapa inicial, mas sem sucesso na conversão de jogadas.

Assim, o jogo foi para o intervalo com o placar permanecendo inalterado. Eslovênia x Sérvia foi apenas o sendo apenas o segundo jogo a ir para intervalo sem gols marcados, depois de Portugal x República Tcheca, na primeira rodada do grupo F disputada na última terça-feira.

No entanto, o 0 a 0 não permaneceu até o fim da partida. O equilíbrio entre as seleções permaneceu na segunda etapa, porém, a Eslovênia foi recompensada: aos 24 minutos do segundo tempo, Karnicnik abriu o placar. O próprio lateral esloveno iniciou a jogada do gol, recuperando a bola e partindo em velocidade. Depois de abrir com Elsnik pela esquerda, Karnicnik foi até a pequena área e apareceu para finalizar de primeira, de perto do segundo pau.

Image
Jovic marcou no último minuto da partida para garantir o empate da Sérvia, que chega para a última rodada da fase de grupos buscando a classificação para a próxima fase. Foto – Reprodução/LiveScore/X

 

O gol fez acender um sinal de urgência no lado sérvio, que chegou perto de deixar tudo igual dois minutos depois de sofrer o gol. Porém, o chute de Mitrovic foi desviado pela marcação e parou no travessão.

A Sérvia seguiu pressionando e tomou conta das ações do jogo nos 20 minutos finais. Oblak fez defesas fundamentais para impedir o empate e parecia que todo o esforço da Eslovênia seria suficiente para garantir os três pontos. Porém, no último minuto da partida, já aos cinco minutos de acréscimo, apareceu o herói da partida: Jovic.

Em jogada de escanteio pelo lado direito, o jovem meia do Torino, Ivan Ilic, fez a cobrança na medida e Jovic cabeceou para o fundo da rede, sem qualquer chance de defesa para Oblak. Assim, a Sérvia conquistou seu primeiro ponto na atual campanha da Euro, o que garantiu sobrevida à equipe na competição.

Inglaterra x Dinamarca

A Inglaterra começou a partida controlando as ações e trabalhando com a bola no campo de ataque, sem levar muito perigo. Mas, aos 18 minutos, Walker disparou pela direita e rolou na área para Kane finalizar de pé esquerdo e abrir o placar.

Após abrir o placar, a seleção comandada por Gareth Southgate voltou a optar por uma postura defensiva, como aconteceu na estreia da Euro, e não se encontrou mais na partida. Com a posse, a Dinamarca cresceu no jogo e começou a vencer cruciais batalhas no setor de meio campo, levando perigo com tentativas de fora da área, e foi justamente assim que os dinamarqueses encontraram o gol de empate.

Aos 32 minutos, Hjulmand arriscou de muito longe após a roubada de bola dinamarquesa no meio campo e bateu com força e qualidade, sem chances para Pickford, que só pôde observar a bola ainda bater caprichosamente na trave antes de morrer no fundo da rede.

Image
Hjulmand marcou um golaço para deixar tudo igual diante da Inglaterra, que segue a desejar na Euro apesar de manter sua invencibilidade. Foto – Reprodução/Statman Dave/X

 

A produção ofensiva que deixou a desejar dos dois lados no primeiro tempo não melhorou em nada após o intervalo. Os 45 minutos finais foram bastante mornos e de certo equilíbrio entre ingleses e dinamarqueses, que não pareciam dispostos a arriscar. Assim, a segunda partida do dia da Euro terminou em mais um empate em 1 a 1,  e também deu uma direção em relação ao panorama do Grupo C da competição, que permanece aberto.

Ao apito final, a repercussão do empate na torcida da Inglaterra não foi dos melhores. No estádio, a equipe de Southgate foi vaiada enquanto nas redes sociais, torcedores não pouparam nos comentários sobre o estilo de jogo e as opções que o treinador, finalista da última edição da Euro, vem promovendo no torneio.

Panorama do Grupo C da Euro

Com os resultados de Eslovênia x Sérvia e Dinamarca x Inglaterra, o grupo segue aberto com todas as seleções tendo chances de se classificar para a próxima fase. Os confrontos da última rodada do Grupo C, que serão disputados na próxima terça-feira (25) às 16h (horário de Brasília) são:

  • Dinamarca x Sérvia
  • Inglaterra x Eslovênia

Espanha x Itália

O grande jogo do dia foi marcado por um amplo domínio da seleção espanhola, que controlou as ações desde o apito inicial. Nico Williams, com escapadas pela esquerda do ataque da Espanha, e Fabián Ruíz aparecendo pelo centro do campo, como box-to-box e levando muito perigo nas finalizações de média-longa distância, foram os principais nomes do primeiro tempo da partida.

Logo no primeiro minuto, uma finalização de Pedri obrigou Donnarumma a uma grande defesa – apenas a primeira das quatro que seriam feitas pelo goleiro italiano ao longo da etapa inicial. A Espanha comandou nos 45 minutos iniciais, no entanto, falhou em traduzir sua dominância no placar e deixou o jogo aberto para o segundo tempo.

A Itália voltou com duas mudanças: Cambiaso e Cristante entraram no lugar de Frattesi e Jorginho. Apesar das substituições, a Azzurri não conseguiu mudar o cenário do jogo e seguiu vendo La Furia dominar e com o domínio, enfim, veio o gol. Williams rabiscou e cruzou na pequena área, na tentativa de afastar, Calafiori acabou mandando contra a própria meta para colocar a Azzurri na frente.

Image
Calafiori, no chão, se lamenta enquanto espanhóis comemoram o gol que abriu a conta e, no fim das contas, se provou a diferença entre as equipes no placar. Foto – Reprodução/Squawka/X

 

Mesmo atrás no placar, a Itália não conseguiu alterar muito do panorama da partida. A Espanha seguiu dominando, embora com menos pressão. Ainda assim, La Roja contou com alguns erros na saída de bola italiana para levar perigo. Já a Itália, fez duas mudanças ainda na tentativa de buscar o empate: Zaccagni e Retegui substituíram Chiesa e Scamacca. Com as mudanças, os italianos conseguiram ficar mais com a bola, porém, ainda com muita dificuldade de chegar ao terço final de ataque e de finalizar.

Saindo mais, a Itália deixou espaços que a Espanha procurou explorar. Dentro dos minutos finais, os espanhois passaram perto de ampliar sua vantagem no placar em algumas oportunidades, mas Donnarumma foi cirúrgico para evitar a conversão dessas chances, e também contou com a ajuda do travessão mais uma vez. O jogo pareceu ainda não estar resolvido até o último lance do jogo, porém, o apito final veio após seis minutos de acréscimo, confirmando a vitória e a classificação da Espanha para as oitavas de final da Euro de 2024.

Panorama do Grupo B da Euro

Já classificada, a Espanha precisa de um empate na última rodada para confirmar sua liderança no grupo. Por outro lado, Itália, Albânia e Croácia ainda batalham por uma vaga nas oitavas de final da competição. Os confrontos da última rodada do grupo da Euro, que serão disputados na próxima segunda-feira (24) às 16h (horário de Brasília) são:

  • Albânia x Espanha
  • Croácia x Itália
você pode gostar também