Nesta quinta-feira (28), quatro seleções entraram em campo pelo Dia 08 Copa América, em jogos válidos pela 2ª rodada da fase de grupos. O primeiro jogo do dia foi entre Panamá e Estados Unidos, válido pelo Grupo C, que terminou com vitória dos panamenhos de virada. Já o segundo jogo, também pelo Grupo C da Copa América, foi entre Uruguai e Bolívia, que terminou com uma incrível vitória uruguaia de goleada por 5 x 0.
Confira em detalhes como foram os jogos do Dia 08 da Copa América 2024:
Panamá 2 x 1 Estados Unidos – a grande surpresa do Dia 08 Copa América
Primeiro tempo
O Dia 08 da Copa América começou com uma grande surpresa, no jogo entre Panamá e Estados Unidos. Como era esperado, a Seleção dos Estados Unidos entrou em campo como a grande favorita a vencer a partida. Não é à toa que já estava a frente do placar com menos de 5 minutos de bola rolando.
Em uma cobrança de falta, Pulisic cruzou a bola em direção a grande área e Chris Richards cabeceou firme no travessão. No rebote, Tim Ream ajeitou a bola para que Weston McKennie abrisse o placar para os Estados Unidos. Para a infelicidade dos americanos, Tim Ream estava impedido e o gol foi anulado.
Depois desse gol invalidado, o jogo entre Panamá e Estados Unidos começou a esquentar. Aos 16 minutos, o VAR sugeriu que o árbitro revisasse um lance envolvendo Timothy Weah, que acertou um soco em Roderick Miller fora do lance e, merecidamente, foi expulso.
Mesmo com um a menos, os Estados Unidos começaram a pressionar o Panamá em seu campo de defesa. Aos 21 minutos, a pressão fez efeito e os norte-americanos abriram o placar com Folarin Balogun. O atacante acertou um lindo chute de fora da área, que acertou a trave antes de morrer no fundo da rede.
Nem cinco minutos após os EUA abrirem o placar, foi a vez do Panamá mostrar o seu poderio ofensivo. Aos 25 minutos, Cesar Blackman finalizou de direita na entrada da grande área, mas o chute foi interceptado pela defesa americana. No rebote, dessa vez de esquerda, o panamenho acertou um lindo chute rasteiro no canto de Matt Turner, que não alcançou a bola, e empatou a partida.
Fim do primeiro tempo, Panamá 1 x 1 Estados Unidos.
Segundo tempo
Após uma primeira etapa repleta de emoções, Panamá e Estados Unidos voltaram para o segundo tempo com um 1 x 1 no placar. O primeiro lance de impacto da segunda etapa aconteceu aos 62 minutos. José Fajardo caiu na grande área e o árbitro decidiu marcar pênalti para os panamenhos. Porém, após o VAR sugerir uma revisão, ele viu que o camisa 17 do Panamá forçou uma queda e nem mesmo foi tocado pela defesa norte-americana. O árbitro decidiu voltar atrás na decisão de marcar o pênalti, mas não deu cartão amarelo para José Fajardo.
Apesar de estar com um a menos desde os 15 minutos do primeiro tempo, foi os Estados Unidos que criaram as melhores chances na partida. Já aos 80 minutos, os americanos tiveram a chance de voltar a frente do placar. Após um cruzamento de McKennie pela direita, Ricardo Pepi recebeu livre na pequena área para cabecear, porém, acertou uma fraca cabeçada contra o gol de Orlando Mosquera, que não sofreu para fazer a defesa.
- Leia também: Quem é o maior campeão da Copa América?;
Pouco tempo após esse lance, foi a vez do Panamá surpreender a todos e virar o jogo contra os Estados Unidos. Aos 82 minutos, Abdiel Ayarza dominou a bola na entrada da grande área e cruzou de primeira para o centro da área. O cruzamento encontrou José Fajardo, que antecipou a defesa norte-americana e acertou um lindo chute no ângulo de Matt Turner, virando o jogo para o Panamá.
Com esse gol do Panamá, a vitória de virada era certa. Porém, isso não impediu que os panamenhos continuassem com a faca entre os dentes para vencer os americanos. Aos 88 minutos, Adalberto Carrasquilla acertou um chute por trás em Pulisic e foi expulso pelo árbitro, que estava de frente para o lance.
Fim de jogo, Panamá 2 x 1 Estados Unidos.
Uruguai 5 x 0 Bolívia – a maior goleada da Copa América 2024
Primeiro tempo
O melhor jogo do Dia 08 Copa América 2024 foi entre Uruguai e Bolívia. Como era esperado, os uruguaios entraram em campo como os grandes favoritos a vencer, assim como são também uns dos favoritos a conquistar o título da Copa América, talvez atrás apenas de Argentina e Brasil.
O Uruguai começou a pressionar a Bolívia desde o apito inicial. Com menos de 2 minutos de bola rolando, Darwin Núñez teve a chance de abrir o placar para os uruguaios. Após receber um cruzamento de Facundo Pellistri pela direita, o atacante acertou um forte cabeceio, que passou pelo lado direito do gol de Billy Viscarra.
Poucos minutos após esse lance, a pressão do Uruguai surtiu efeito. Após belo lançamento de De La Cruz em direção ao ataque, Ronald Araújo cabeceou a bola para o centro da grande área. Mathías Olivera tentou cabecear para o gol, mas acabou furando a bola, que sobrou livre para que Facundo Pellistri cabeceasse e abrisse o placar para o Uruguai.
Depois de marcar o 1º gol, a Seleção Uruguai continuou pressionando a Bolívia e levou perigo ao gol de Viscarra, que interveio com grandes defesas. Porém, o goleiro boliviano não conseguiu impedir o 2º gol uruguaio aos 20 minutos. Após receber um passe enfiado de Maximiliano Araújo, Darwin Núñez tirou bem do goleiro e ampliou o placar para os uruguaios.
Apesar de muita pressão do Uruguai, que teve várias chances de ampliar o placar contra a Bolívia, o primeiro tempo terminou em 2 x 0. A melhor chance dos bolivianos aconteceu aos 38 minutos. Roberto Fernández finalizou do meio de campo e tentou encobrir Sergio Rochet. O goleiro do Internacional apenas observou a bola saindo pela linha de fundo.
Fim de primeiro tempo, Uruguai 2 x 0 Bolívia.
Segundo tempo
O segundo tempo de Uruguai x Bolívia não começou tão movimentado quanto a primeira etapa. Com um 2 x 0 favorável no placar, a Seleção Uruguaia deixou de pressionar a Seleção Boliviana. O primeiro lance de impacto aconteceu aos 71 minutos. Maximiliano Araújo recebeu um passe na entrada da grande área e finalizou cruzado contra o gol de Viscarra, que interveio com grande defesa.
O Uruguai voltou a pressionar a Bolívia na metade do segundo tempo, tanto que conseguiu ampliar o placar aos 75 minutos. Darwin Núñez recebeu a bola no lado direito e tocou para De La Cruz que estava perto da entrada da grande área. O meio-campista do Flamengo acertou uma linda enfiada de bola para Maximiliano Araújo, que recebeu o passe na grande área e chutou rasteiro contra o gol boliviano.
Cinco minutos depois desse gol, a Seleção Uruguaia voltou a levar perigo ao gol da Bolívia. Aos 80 minutos, uma tabela entre Fede Valverde e Facundo Pellistri resultou no quarto gol do Uruguai na partida. Após receber um passe de Valverde pela direita, Pellistri tocou de volta para o capitão uruguaio, que finalizou rasteiro de primeira e ampliou o placar para o Uruguai.
Aos 88 minutos, foi a vez de outro jogador do Flamengo contribuir para a goleada do Uruguai. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Giorgian De Arrascaeta cruzou a bola em direção a grande área e achou Rodrigo Bentancur no segundo pau. O meio-campista cabeceou contra o gol boliviano e decretou a goleada uruguaia.
Fim de jogo, Uruguai 5 x 0 Bolívia.
Próximos compromissos Grupo C
As seleções do Grupo C da Copa América 2024 voltam a campo na próxima segunda-feira (01), pela última rodada da fase de grupos da competição:
- Bolívia x Panamá – 22:00h (Brasília) – Orlando City Stadium;
- Estados Unidos x Uruguai – 20:00h (Brasília) – Arrowhead Stadium.