O Brasil deixou seu caminho na Copa América mais complicado nesta terça-feira (2). Jogando no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, a Seleção de Dorival não jogou bem e ficou no empate contra a Colômbia por 1×1. Raphinha marcou de falta, mas Daniel Muñoz empatou no fim do primeiro tempo. O resultado garantiu a liderança do grupo D à Colômbia, com sete pontos, e deixou o Brasil no segundo lugar, com cinco, e com o Uruguai pela frente nas quartas. Costa Rica, com três pontos, e Paraguai, zerado, completaram a classificação na primeira fase.
Primeiro tempo
O jogo em Santa Clara começou quente. Logo aos sete minutos, James Rodriguez bateu falta de muito longe e acertou o travessão de Alisson. Aos 10, o Brasil respondeu com Bruno Guimarães, de fora da área. O volante bateu rasteiro e Vargas foi no cantinho pra espalmar. Aos 12, Raphinha botou o Brasil na frente do placar com um golaço. O atacante bateu falta com maestria, no ângulo de Vargas, e saiu pra comemorar. A Colômbia começou a controlar mais o jogo e quase chegou ao empate aos 15. James recebeu quase dentro da pequena área, mas acabou chutando por cima do gol de Alisson.
Aos 18, a Colômbia chegou ao gol, mas a arbitragem marcou impedimento. James cobrou falta do lado direito da área e Sanchez se antecipou a Alisson, cabeceando pra rede. O VAR, comandado pelo argentino Mauro Vigliano, acabou assinalando a infração e anulou o gol. A transmissão das imagens da Conmebol deu a entender que a linha foi traçada no jogador errado. Aos 33, James tentou surpreender Alisson e cobrou falta do lado esquerdo da área direto pro gol, mas o goleiro brasileiro espalmou pra fora.
Aos 43, a arbitragem foi personagem novamente. Vinicius Jr. partiu pra cima de Muñoz dentro da área e foi derrubado. O árbitro venezuelano Jesus Valenzuela não marcou e o VAR não chamou pra revisão. O Brasil flertou com o gol de empate aos 46, quando Alisson errou a saída de bola e entregou nos pés do companheiro de Liverpool Luis Díaz. O arqueiro se recupero no chute do atacante e fez a defesa. Pouco depois, aos 48, Córdoba fez o pivô na meia-lua, Marquinhos e Wendell foram atraídos e o centroavante achou Muñoz, em velocidade pela direita da área. O lateral deslocou Alisson e deixou tudo igual.
Segundo tempo
A primeira chance do segundo tempo também foi colombiana. James bateu escanteio da direita aos cinco minutos na cabeça de Córdoba, mas o atacante cabeceou por cima. Aos 14, Raphinha teve outra chance em cobrança de falta, mas mudou o estilo de batida e procurou o canto direito de Vargas e a bola passou raspando a trave. A Colômbia chegou pelo alto novamente aos 23. James encontrou espaço pela direita e cruzou pra Córdoba, que cabeceou no centro do gol e Alisson encaixou sem dificuldades.
A Colômbia seguiu controlando a partida e chegou com perigo aos 38. Borré foi ao fundo pela direita e cruzou. Marquinhos afastou mal e a bola caiu em Carrascal, que bateu fraco nas mãos de Alisson. Segundos depois, o Brasil saiu jogando mal com Éderson e a Colômbia tomou a bola no campo de ataque. Luis Díaz invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro pra Borré, completamente livre, errar o gol e chutar por cima. Aos 49, Andreas Pereira teve uma boa chance, da entrada da área, mas o chute foi no meio do gol e Vargas espalmou pra escanteio.
Melhor da partida
James Rodriguez deixa o torcedor do São Paulo louco. O meia, que mal dá motivos pra jogar no clube paulista, vira um outro jogador por sua seleção. Mais uma vez, ditou o ritmo do meio de campo e, apesar de não participar do gol diretamente, foi o melhor jogador em campo.
Próximos compromissos de Brasil e Colômbia
As duas classificadas voltam a campo pelas quartas de final da Copa América. Com a liderança do grupo D, a Colômbia enfrenta o Panamá, em Glendale, no sábado (6). No mesmo dia, o Brasil tem um clássico contra o Uruguai, em Las Vegas.