Na noite dessa segunda-feira (08), o Vasco soltou um comunicado em suas redes sociais anunciando as contratações de Carlos Amoedo e Raphel Vianna, para os cargos de CEO e CFO da SAF, ambos vagos desde a saída de Lúcio Barbosa e Kátia dos Santos. Amodeo chega para ser o novo CEO da SAF vascaína, ele já teve passagens pelo Grêmio entre 2017/2022 e mais recentemente no Coritiba, em ambos os clubes ele ocupou o cargo de CEO.
Antes de acertar a contratação de Carlos Amodeo, o Vasco esteve perto de fechar com Gabriel Lima, ex-CEO da SAF do Cruzeiro, porém segundo informações o profissional nao gostou quando a noticia da negociação havia sido vazada e isso fez que as conversas fossem paralisadas. Sendo assim, o Vasco mudou de alvo e acertou a chegada de Amodeo que foi chegou num acordo para sua saída do Coritiba na última semana e onde teve uma passagem um pouco conturbada.
Amodeo chegou no Coritiba em maio de 2023, durante algum tempo ele era o homem do futebol do clube, sendo responsável pela montagem do elenco e escolha do treinador. Porém isso acabou mudando em abril desse ano com as chegada de William Thomas, para ser diretor executivo e head esportivo, além de Paulo Autori para fazer parte do departamento de futebol do clube.
Com o passar dos meses e o controle do futebol mais nas mãos de Thomas e Autori, aconteceu um racha entre Amodeo e o departamento de futebol do clube. Sendo assim , ele também acabou perdendo o “protagonismo” e se viu isolado dentro do clube, algo que também ajudou para essa situação foi a falta de resultados da equipe e ainda uma forte pressão da torcida pedindo sua saída.
Após essa situação ser tornar insustentável tudo, a Treecorp dona de 90% das ações da SAF do Coritiba, acabou decidindo pela permanência de Autori e Thomas, sendo assim eles chegaram num acordo com Amodeo para sua saída do clube.
Siga também nossa página do Instagram.
Além dessa passagem pelo Coritiba, Amodeo também foi CEO do Grêmio de 2017 até 2022, sua função no clube gaúcho era controlar os setores e tomar decisões na execução de processos administrativos, sempre se reportando ao presidente que durante sua passagem foi o Romildo Bolzan. Por lá, ele foi um dos responsáveis por uma grande reestruturação financeira e logo em seu primeiro ano foi campeão da Libertadores pelo tricolor gaúcho.
Em 2021, Amodeo que estava em seu penúltimo ano acabou sendo rebaixado com o Gremio para a 2º divisão, a equipe subiu no ano posterior que também foi seu último pelo clube, após a mandado de Bolzan chegar ao fim. Porém nesse período de cinco anos pelo Grêmio, Amodeo também recebeu algumas premiações e acabou sendo eleito por duas vezes o Melhor CEO de clubes de futebol, em 2018 e 2019, pelo Conafut.
Sobre o novo CFO:
Por curiosidade, Raphael Vianna foi justamente um nome apresentado por Gabriel Lima a Pedrinho para ocupar esse cargo de CFO, o profissional tem uma experiência na SAF do Cruzeiro e também trabalhou durante 12 anos na KPMG. Durante sua passagem pelo clube mineiro, que durou um pouco mais de 2 anos, essas foram algumas das ações que o profissional fez por lá:
- Processo completo de M&A como gestor da operação: negociação, aquisição, reestruturação, crescimento e Exit
do Investidor (29 meses). - Responsável pela gestão financeira do clube, incluindo tesouraria, contabilidade, controladoria, fiscal, FP&A, captação de recursos e R.I.
- Captação de mais de R$ 250 MM para o Cruzeiro SAF em operações de Equity e Debt
- Relacionamento com os maiores bancos do Brasil, gestores de recursos, family offices e investidores institucionais.
- Reestruturação (RJ, alongamento e negociações privadas) de dívidas de aproximadamente de R$ 1.25 BI (11x receita líquidas/anual | substancialmente vencida) para patamares próximos de três vezes a receita líquida/anual|prazo de até 12 anos.
Dados foram retirados do seu LinkedIn.