Lautaro é herói na prorrogação e Argentina conquista 16ª Copa América

Em jogo de 120 minutos e muito drama, argentinos se isolam como maiores campeões da Copa América

A final da Copa América teve tudo o que se esperava de uma final sul-americana. Na decisão que começou no domingo (14) e terminou nesta segunda-feira (15), a Argentina venceu a Colômbia por 1×0, com um gol de Lautaro Martínez no tempo extra e conquistou sua 16ª taça da Copa América. O título conquistado no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida, colocou a Albiceleste como a maior campeão da competição. O Uruguai tem 15 título e o Brasil tem nove.

Primeiro tempo

Colômbia foi melhor, mas primeiro tempo teve poucas chances claras. Foto: Conmebol

 

A final começou quente. Aos 37 segundos de jogo, Montiel subiu pela primeira vez ao ataque pelo lado direito e cruzou pra Alvarez. O camisa 9 pegou mal na bola e ela saiu à direita de Vargas. A Colômbia começou a tomar conta do jogo aos cinco minutos. Richard Rios fez boa jogada levando a bola da direita pro meio, ganhando campo, e passou pra Luis Díaz. O atacante ajeitou pro pé direito, mas o chute saiu fraco e Dibu Martínez encaixou sem problemas. Aos seis, Santiago Arias recebeu lançamento de James dentro da área e escorou pra Córdoba. O centroavante bateu desequilibrado, mas a bola ainda tocou a trave direita antes de sair.

Aos 12, James cobrou escanteio da direta na segunda trave. Lerma cabeceou pro meio da área e Cuesta, de peixinho, não acertou em cheio e jogou a bola nas mãos de Martínez. Os campeões continentais e mundiais voltaram a atacar aos 19. Di Maria achou espaço pela esquerda e encontrou Messi livre na entrada da área. A finalização do 10 acabou pegando em Julian Alvarez e Vargas ficou com a bola. Aos 32, Lerma arriscou de muito longe e Martínez voou pra direita pra evitar o gol com a ponta dos dedos. A última boa chance foi argentina. Messi cobrou falta da intermediária aos 43 e Tagliafico subiu mais que a defesa, mas cabeceou por cima.

Segundo tempo

Messi inconsolável após sair do jogo por lesão no segundo tempo em Miami. Foto: Getty Images

 

Aos dois minutos, a Colômbia teve uma grande chance. James cruzou pra área, Córdoba desviou de leve e a bola sobrou do lado direito, pra chegada de Santiago Árias. O lateral do Bahia encheu o pé e a bola passou perto da trave direita de Martínez. No lance seguinte, a Argentina quase abriu o placar. Mac Allister tabelou com Alvarez, mas acabou perdendo o controle da bola dentro da área. Ainda assim, o meia do Liverpool conseguiu ajeitar pra Di Maria, que bateu travado pelo goleiro Vargas, que saía do gol pra diminuir o espaço.

A Argentina voltou a atacar com força aos 12. Di Maria fez jogada individual pela esquerda e bateu cruzado, mas Vargas fez grande defesa e espalmou pra escanteio. Aos 21, Lionel Messi tentou recuperar a bola de Luis Díaz e caiu sozinho. O craque argentino sentiu uma lesão ainda do primeiro tempo no tornozelo direito e precisou ser substituído. No que pode ter sido a última final de Messi pela Argentina, o gênio se desfez em lágrimas no banco de reservas, registrando umas das imagens mais marcantes desta Copa América.

Aos 42, o jogo já se apresentava mais tenso, com as duas equipes evitando correr riscos, mas a Argentina quase marcou o gol do título. Di Maria cruzou da intermediária com força e González apareceu por trás da defesa pra tocar de cabeça. A bola cruzou a pequena área e saiu à esquerda de Vargas.

Prorrogação

Lautaro foi herói na prorrogação e marcou o gol do título argentino. Foto: Getty Images

 

A Argentina trabalhou bem a bola pela direita aos quatro minutos da prorrogação e quase abriu o placar. De Paul tabelou com Di Maria e foi ao fundo. O cruzamento rasteiro chegou em González, no meio da área, que não pegou em cheio e deu tempo pra Vargas se recuperar no lance e fazer a defesa.

Aos dois minutos do segundo tempo do tempo extra, Di Maria chegou pela direita, cortou pro meio e cruzou fechado. A bola passou na frente de Lautaro e saiu perto da trave direita, assustando os colombianos. No minuto seguinte, Carrascal deixou Borja em ótimas condições dentro da área, mas no momento do chute, Lisandro Martínez travou a finalização. Aos sete, o artilheiro apareceu. Paredes roubou a bola e passou pra Lautaro. O atacante tabelou e recebeu um lindo passe de González em profundidade. Cara a cara com Vargas, Martínez tocou na saída do goleiro e botou a Argentina no topo da América novamente.

Melhor da partida

Em sua despedida da seleção argentina, Angel Di Maria foi eleito o melhor jogador da decisão. O atacante fez um grande jogo e esteve em campo durante 117 minutos pra ajudar o time de Lionel Scaloni a conquistar mais uma taça. Outro destaque foi Lautaro Martínez, que entrou na prorrogação pra marcar o gol do 16º título da Argentina na Copa América. O atacante ainda terminou a edição deste ano como artilheiro, com cinco gols.

Próximos compromissos de Argentina e Colômbia

A bicampeã da Copa América volta a jogar contra o Chile, em setembro, pela sétima rodada das Eliminatórias pra Copa do Mundo de 2026, em casa. A Colômbia vai ter quase dois meses pra se recuperar da derrota e enfrenta o Peru, fora de casa, também pelas Eliminatórias.

 

você pode gostar também