Donny Van de Beek e a incógnita do encaixe no Manchester United

O Manchester United está muito próximo de apresentar o seu mais novo reforço, o meia-ofensivo hôlandes Donny Van de Beek. Grande destaque daquela equipe de 2018/19 do Ajax que chegou às semifinais da Champions League. A equipe de Ole Gunnar Solskjær, fez uma temporada cercada de altos e baixos na Premier League 2019/20, os momentos altos vieram depois de um retorno do volante, Paul Pogba que ficou fora por lesões, a chegada de Bruno Fernandes e a ascensão meteórica do jovem inglês, Mason Greenwood 

Entretanto o tema central fica para: Como serão os mecanismos do United, levando em conta a chegada de mais um jogador que agrega muito ofensivamente, mas não é tão influente em fases defensivas. 

O meia ofensivo holandês, tem como características a forte presença no campo ofensivo, seja ocupando espaços, ou compensando os movimentos de seus companheiros de equipe, tem condições físicas que favorecem sua constante presença no ultimo terço do campo, porém defensivamente é um jogador que não tem tantos dotes.  Abaixo, alguns números exemplificavam como Van de Beek se porta nas duas fases do jogo (Ofensiva/Defensiva) na temporada 19/20 da Eredivisie 

Números Ofensivos: 

Grandes chances criadas: 6 

Passes chave: 1.8 

Passes próp. meio campo: 10.7 (91%) 

Passes no meio campo adversário: 22.0 (77%) 

Bolas longas: 0.7 (57%) 

(Heatmap Van de Beek na Eredivisie 2019-20)

Números Defensivos:  

Interceptações por jogo: 0.7  

Posse de bola ganha: 0.9 

Dribles sofridos por jogo: 0.6 

Desarmes certos: 2.0 

Ole Gunnar conseguiu condicionar o Manchester United a ser um time muito agressivo ofensivamente com muita variedade ofensiva e com um ataque que esbanja mobilidade, mas em muitos momentos se viu exposto defensivamente, Van de Beek é um reforço e tanto ofensivamente falando, mas caso o Manchester United queira voltar as grandes glórias precisa corrigir suas falhas defensivas.  

A provável contratação do meia holandês, não visa solucionar esse problema, mas pode ser que a partir de mecanismos de jogo criados pelo treinador dos Red Devils consiga agregar uma possível solução ao sistema defensivo, utilizando-se do excelente senso tático que o atleta possui.  

Pensando em um meio-campo formado por Pogba, Bruno Fernandes e Van de Beek, como competir nas “grandes noites” e contra times que tendem a atacar mais o Manchester United? Como não ser um time frágil defensivamente? São perguntas que pairam sobre a chegada de Van de Beek e que só o campo poderá responder.

você pode gostar também