Chelsea e Manchester City deram início às suas campanhas na Premier League 2024/25 duelando em Stamford Bridge na tarde deste domingo. O confronto ganhou contornos especiais pois marcou o reencontro de Enzo Maresca com Pep Guardiola, com quem trabalhou no City por algumas temporadas. No duelo entre mestre e aprendiz, o mestre levou a melhor, com o jogo terminando com a vitória dos Citizens por 2 a 0.
Primeiro tempo
Os momentos iniciais do jogo foram marcados por certo equilíbrio, com Chelsea e Manchester City batalhando para estabelecer o controle do jogo, com ambas as equipes buscando seu terço final de ataque.
A situação se manteve até os 18 minutos, quando Haaland abriu o placar em Stamford Bridge. Escapando pela esquerda, Doku cruzou buscando Haaland, mas antes de chegar no norueguês, a bola desviou providencialmente em Bernardo Silva. Após receber a bola, o camisa 9 dos Citezens bateu a marcação e colocou a bola no fundo da rede sem muitos problemas.
Atrás no placar, o Chelsea trabalhou na tentativa de retomar o empate no placar. Embora controlasse a posse de bola, as chegadas dos donos da casa eram pouco efetivas e levavam pouco perigo à defesa do time de Manchester. Já os Citizens se mantiveram pacientes, se utilizando bastante de Kovacic pela faixa central e Savinho e Doku pelas faixas laterais para construir suas jogadas de ataque. No entanto, a objetividade não era tanta.
Depois do gol, a melhor chance na partida aconteceu na marca dos 37 minutos, com Doku arriscando de longe. A finalização do atacante belga contou com um desvio em Fofana, que obrigou Sánchez a fazer uma grande defesa a fim de evitar que a desvantagem do Chelsea no placar aumentasse.
Entrando na reta do primeiro tempo, os Blues buscaram povoar o campo de ataque, pressionando a saída de bola adversária e tendo certo sucesso na sua tarefa. Aos 44, após retomada de bola na zona central do campo, Palmer finalizou e no rebote Jackson marcou. Porém, o gol foi anulado por conta de impedimento do atacante senegalês. Os donos da casa ainda tiveram mais algumas chegadas de perigo nos acréscimos, com reclamos por pênaltis sendo negados pelo árbitro Anthony Taylor, mas não conseguiram alterar o placar, que indicou a vitória parcial por 1 a 0 do City no intervalo.
Segundo tempo
Savinho sentiu na reta final da etapa inicial e Guardiola fez a primeira mudança na sua equipe já na volta do intervalo, com Foden entrando no lugar do brasileiro.
A primeira boa chance da partida após o intervalo veio aos seis minutos, com Haaland arriscando da entrada da área e obrigando Sánchez, que minutos antes havia errado na saída de bola, a fazer uma nova grande defesa para evitar o segundo gol do City. A partir de então, o Chelsea retomar sua crescente na partida, com Maresca fazendo a primeira substituição do time aos 14 minutos: Nkunku deu lugar a Pedro Neto, que fez sua estreia pelo Chelsea.
Aos 22 minutos, novas mudanças nos Blues com Guiu e Dewsburry-Hall entrando nos lugares de Jackson e Lavia. O jogo se tornou mais morno com um Chelsea modificado diante de um Manchester City que havia feito apenas uma alteração. Aos 36, Cucurella sentiu a posterior da coxa e Renato Veiga entrou em seu lugar.
Dois minutos depois, Fofana errou na saída de bola para os Blues e Kovacic se aproveitou do erro. O croata, ex-Chelsea, interceptou o passe do zagueiro na zona central, avançou e finalizou da entrada da área para ampliar para os Citizens. O gol do croata fechou o placar em Stamford Bridge, apesar dos cinco minutos de acréscimos indicados por Taylor.
Destaque de Chelsea x Manchester City
Vital para o funcionamento do Manchester City e, ainda, autor do gol da vitória, Mateo Kovacic foi o destaque do duelo entre Blues e Citizens na abertura da Premier League. O meio campista completou 62 dos 64 passes que tentou e venceu sete duelos terrestres dos 13 que tentou ao longo do jogo. Além disso, terminou o jogo com seis desarmes, se provando vital no jogo sem a bola também.
Próximos compromissos
Antes de retomar as atenções para o duelo da Premier League contra o Wolverhampton no próximo domingo (25), o Chelsea recebe o Servette em Stamford Bridge para a disputa do jogo de ida do play-off da UEFA Conference League na quinta-feira (22), às 16h (horário de Brasília). O Manchester City terá a semana toda para trabalhar antes do seu confronto contra o Ipswich Town pela 2ª rodada da Premier League no próximo sábado (24) às 11h (horário de Brasília) no Etihad Stadium.