- Os dois melhores times do returno, Palmeiras e Fortaleza se enfrentaram na tarde desse Sábado (26), no Allianz Parque em duelo válido pela 31ª rodada do Brasileirão Betano 2024. Com dois gols de pênaltis, um de Raphael Veiga, no primeiro tempo e um de Estevão no segundo o Verdão esteve duas vezes a frente do placar mas o Leão com Hércules ainda na primeira etapa e depois com Moisés na segunda buscou o empate fora de casa. O Verdão assume a liderança do campeonato com esse ponto conquistado, chegando aos mesmos 61 pontos do Botafogo, porém a equipe carioca joga logo mais, as 19h contra o Red Bull Bragantino em Bragança podendo retomar a ponta da tabela. Já o Leão segue na terceira colocação com 57 pontos, se consolidando ainda mais na disputa de uma vaga direta na próxima Conmebol Libertadores.
Primeiro tempo
A primeira etapa começou com o Fortaleza em cima, pressionando o time da casa mas logo o Palmeiras equilibrou as ações do jogo. O Verdão teve a primeira chance clara do jogo, após cobrança de escanteio, Gustavo Gómez tenta com uma bicicleta mas joga a bola pra fora. Depois de bela jogada de Raphael Veiga, o meia enfiou dentro da área para Flaco López que foi empurrado pelo zagueiro Titi e o juiz apontou o primeiro pênalti do jogo para o Alviverde. Raphael Veiga foi pra bola e bateu muito bem marcando seu centésimo gol com a camiseta do Palmeiras, o primeiro jogador a chegar essa marca desde Evair em 1994. Nem teve muito tempo de comemorar, o Leão chegou ao empate, após escanteio batido pelo Pikachu e um bate rebate dentro da área, o meio-campista Hércules acertou um lindo chute forte de fora da área e marcou um golaço aos 38 minutos. Nos acréscimos da primeira etapa o Leão voltou a pressionar e quase chegou a virada, após ótimo contra-ataque puxado, Moisés chegou sem marcação pra completar cruzamento de Mancuso e acerta o travessão do goleiro Weverton. E com esse lance o primeiro tempo acabou empatado em 1 a 1.
Segundo tempo
A segunda etapa começou ao contrário do final do primeiro tempo, com o Palmeiras em cima. Aos 10 minutos após chute no gol de Caio Paulista, a bola desviou no braço do Pikachu após 4 minutos parados e checagem no VAR, o árbitro marcou pênalti, dessa vez batido por Estevão, a jóia faz o gol e se iguala ao Pedro do Flamengo, que não joga mais no campeonato, como artilheiro do Brasileirão. Novamente sem tempo de comemorar, o Leão voltou a empatar, dessa vez em bola rebatida por Mayke, Moisés bate forte na saída do Weverton colocando números finais ao confronto. O jogo foi até os 53 minutos, porém nem Weverton nem João Ricardo, goleiros de Palmeiras e Fortaleza respectivamente foram exigidos até o final da partida.
Melhor da partida
Hércules foi eleito pela equipe da Rede Globo como melhor em campo.
Próximos compromissos de Palmeiras e Criciúma.
Agora, o Palmeiras volta a campo na próximo Segunda (04) as 20h, dessa vez fora de casa, na Neo Química Arena no Derby contra o Corinthians. Já o Fortaleza enfrenta o Juventude, no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no Sábado (02) as 18h30 (horário de Brasília) pela 32ª rodada do campeonato Brasileiro.
Ficha técnica:
- Palmeiras x Fortaleza
- Competição: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
- Estádio: Allianz Parque, São Paulo, São Paulo, Brasil
- Data: sábado, 26 de outubro de 2024
- Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
- Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
- Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro (SC)
- Quarto Árbitro: Djonaltan Costa de Araújo – (PA)
- VAR: Djonaltan de Araújo (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Mayke (PAL) 19′, Mancuso (FOR) 23′ do 1ºT. Titi (FOR) 26′, Lucero (FOR) 31′, Pedro Augusto (FOR) 48′ e Brítez (FOR) 53′ do 2’T.
Gols: Raphael Veiga (PAL) 28′, Hércules (FOR) 38′ do 1ºT. Estevão (PAL) 12′, Moisés (FOR) 17′ do 2ºT.
Palmeiras: Weverton; Mayke (Giay), Gustavo Gomez, Vitor Reis, Caio Paulista; Zé Rafael (Mauricio), Richard Ríos (Fabinho), Raphael Veiga (Rony); Estevão, Flaco Lopez e Felipe Anderson (Dudu).
Técnico: Abel Ferreira
Fortaleza: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Titi, Brítez; Mancuso, Rossetto (Zé Welison), Hércules (Pedro Augusto), Emmanuel Martínez (Pochettino), Pikachu; Moisés (Calebe) e Lucero (Renato Kayser).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.