O Chelsea viajou para a Alemanha para enfrentar o Heidenheim na Voith-Arena pela 4ª rodada da UEFA Europa Conference League. Em grande noite para os guarda-redes na Alemanha, os visitantes saíram no topo e conseguiram a vitória por 2 a 0 para se manter na liderança da liga europeia.
Primeiro tempo
A partida na Voith-Arena começou em ritmo intenso, com o Heidenheim buscando uma pressão inicial na tentativa de surpreender o Chelsea nos primeiros momentos. No entanto, não demorou para os visitantes se encontrarem em meio à pressão dos donos da casa, conseguindo suas primeiras chances no jogo.
Marc Guiu teve quatro chances em sequência para os Blues, mas suas finalizações não foram as melhores e Kevin Müller não teve problemas para parar o atacante quando ele acertou o alvo.
Do lado do Heidenheim, a melhor chance do primeiro tempo aconteceu na marca dos 25 minutos, com o grande destaque da equipe alemã, Paul Wanner, passando por dois marcadores, antes de entrar e obrigar Filip Jörgensen a fazer uma de suas grandes defesas ao longo da partida.
Nos 20 minutos finais da etapa inicial, ambos os times tiveram chances, com o Chelsea conseguindo mais descidas ao ataque e mais finalizações, mas sem sucesso de convertê-las e sair em vantagem. Em parte por conta do goleiro Müller, em parte pela falta de mira. O time alemão também teve seus tentos, mas sem levar muito perigo. Assim, o empate sem gols permaneceu no placar ao fim dos 45 minutos iniciais.
Segundo tempo
O Chelsea voltou para o segundo tempo com o mesmo 11 inicial, no entanto, o treinador Enzo Maresca fez algumas alterações de posicionamento que deram uma nova cara ao time inglês. Como resultado, os visitantes abriram o placar seis minutos após a volta do intervalo.
Kiernan Dewsbury-Hall passou para Jadon Sancho antes do camisa 19 dos Blues encontrar um belo passe para Christopher Nkunku colocar a bola no fundo da rede.
Em desvantagem no placar, Frank Schmidt começou a promover mudanças no Heidenheim, que também foram dando nova cara ao time da casa. Os alemães passaram a criar mais e com mais perigo, obrigando Jörgensen a trabalhar muito, o que eventualmente garantiu ao goleiro do Chelsea o destaque da partida.
O brasileiro Léo Scienza, que defende as cores do Heidenheim, foi um dos principais nomes na tentativa de remontada da equipe da Alemanha diante de seus torcedores. Embora os comandados de Schmidt pressionassem, quem voltou a alterar o placar foram os visitantes.
Aos 41 do segundo tempo, Dewsbury-Hall e Sancho conseguiram triangular rapidamente e infiltrar na pequena área. Sancho então conseguiu passar para Mykhailo Mudryk, que acertou um belo chute sem qualquer chance para o goleiro Müller.
Duas bolas dos donos da casa pararam no fundo das redes da meta do Chelsea, porém, em ambas as oportunidades Maximilian Breunig estava em posição de impedimento. Sendo assim, a partida terminou com a vitória por 2 a 0 dos Blues, que permanecem com 100% de aproveitamento na Conference League.
Já o Heidenheim sofreu sua primeira derrota na competição europeia, mesmo seguindo com grandes chances de se classificar de forma direta para as oitavas de final do torneio.
Destaque de Chelsea x Heidenheim
Em grande parte do confronto Chelsea x Heidenheim, houve um ar de incerteza em relação a qual lado seria o primeiro/próximo a marcar. Os Blues voltam para Londres não apenas com mais três pontos na bagagem, mas também com um clean sheet, isto é, com um jogo sem sofrer gols, e tudo isso graças ao jovem goleiro dinamarquês Jörgensen.
Números de Jörgensen vs Heidenheim:
- 90 minutos jogados
- 2.18 gols evitados
- 7 defesas dentro da área
- 64 toques
- 84% de passes certos
- 4 bolas longas
Próximos compromissos
Heidenheim e Chelsea voltam a campo pela Conference League no próximo dia 12 de dezembro (quinta-feira) pela 5ª rodada da fase de liga da competição.
Os Blues farão mais uma partida fora de casa, viajando para o Cazaquistão para enfrentar o Astana. A partida começará às 12h30 (horário de Brasília). Já às 14h45, o Heidenheim entra em campo fora de casa para enfrentar o Istanbul Başakşehir no Estádio Fatih Terim de Başakşehir.