Neste domingo (1º), o Flamengo enfrenta o Internacional, às 16h (horário de Brasília) no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Filipe Luís terá que realizar mudanças no time para a partida, com Nicolas De la Cruz sendo uma novidades esperadas para a partida.
Expulso no empate em 0 a 0 com o Fortaleza na última rodada, Erick Pulgar terá que cumprir suspensão contra o Inter. A ausência do chileno abre brecha para a volta de De la Cruz ao time titular.
O meia uruguaio fez seu retorno após se recuperar de uma lesão muscular grau 2 na coxa na última terça-feira no Castelão. De la Cruz ficou fora por cerca após pouco mais de um mês em processo de recuperação, e surge como favorito à vaga no meio de campo. A expectativa é que Evertton Araújo faça a função de primeiro volante.
No ataque, Filipe Luís também deverá realizar mudanças. O treinador pode optar por começar mais uma vez com Gabigol, que está vivendo os seus últimos jogos pelo Flamengo, como titular.
Porém, com o retorno de De La Cruz pode ser que o formato do ataque sofra uma alteração, sendo opções um ataque em dupla ou em trio, a depender da opção de Filipe. Em transição física após grave lesão no joelho direito, Luiz Araújo ainda não será relacionado para a partida deste domingo, mas a expectativa é que retorne ao plantel para o jogo contra o Criciúma na quarta-feira (4).
De acordo com o ge, a provável escalação do Rubro-Negro para enfrentar o Internacional conta com: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, De la Cruz e Gerson; Michael, Bruno Henrique e Gabigol (Plata).
De la Cruz: a primeira temporada como Rubro-Negro
Nicolas De la Cruz foi o primeiro reforço anunciado pelo Flamengo para 2024. A contratação do meia uruguaio junto ao River Plate, foi anunciada pelo clube no dia 24 de dezembro de 2023. O Rubro-Negro desembolsou 16 milhões de dólares (cerca de 80 milhões de reais na cotação da época) para conseguir a contratação do jogador.
A três jogos do fim de sua primeira temporada com o Flamengo, o camisa 18 soma 39 jogos, dois gols (incluindo um golaço de falta na abertura do Brasileirão) e cinco assistências em todas as competições. São números um pouco modestos, embora a influência de De la Cruz dentro de campo vá muito além das estatísticas diretas.
Lesões atrapalharam sequência
Com um calendário ainda mais complexo com o qual estava acostumado no futebol argentino, a primeira temporada de De la Cruz no Brasil acabou marcada por lesões. Lesões essas que impediram que o meio campista tenha tido sequências significativas em campo e que ainda deixaram-no de fora dos jogos mais importantes do Flamengo na temporada: a ida e a volta da Copa do Brasil.
O calendário de 2024 ainda contou com a disputa da Copa América, na qual De la Cruz defendeu a seleção do Uruguai. Foi justamente ao fim do torneio continental de seleções que o meio campista passou a ter problemas físicos que o deixaram fora de ação.
No total, foram três lesões, uma no joelho e duas musculares, e todas ocorrendo a partir de agosto. Em decorrência dessas lesões, De la Cruz ficou fora de ação por 62 dias, perdendo 16 jogos no intervalo em que ficou ausente.
Já de olho em 2025, o calendário do Rubro-Negro não ficará menos cheio. Como tem sido de costume, espera-se que um time alternativo dê início à disputa do Campeonato Carioca no início do ano, enquanto os titulares fazem sua pré-temporada.
Em adição ao Estadual, o Fla terá a disputa das três principais competições do calendário do futebol brasileiro: o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores. Em 2025, mais ainda, o Flamengo será um dos três cariocas que disputará o Super Mundial de Clubes da Fifa nos Estados Unidos. A competição acontecerá no mesmo período em que foi disputada a Copa América neste ano.