O Palmeiras encaminhava a contratação do atacante uruguaio Facundo Torres, que hoje joga na equipe do Orlando City. A negociação que gira em torno de 12 milhões de dólares (cerca R$ 72,2 milhões, na cotação atual). A contratação ainda pode ser a primeira para o clube alviverde na reestruturação para a temporada de 2025, mas no momento, o time mexicano Cruz Azul tenta atravessar a negociação.
O atacante estava na mira do Verdão desde o meio da temporada de 2024 e encaminhava para assinar o contrato com a equipe, mas acabou recebendo a proposta do México para continuar a viver na América do Norte, o que fez com que o jogador criasse a preferência por jogar no futebol mexicano, mesmo que o Palmeiras já esteja acertado com a atual equipe do jogador.
Facundo Torres é um atacante uruguaio, nascido em Montevidéu, de 24 anos – perfil de jogador jovem que o Palmeiras tem buscado nas últimas temporadas – que no momento, joga na equipe norte-americana do Orlando City. O jogador recebeu grande destaque ainda nas categorias de base do Peñarol em 2020, quando iniciou sua carreira no futebol profissional.
O uruguaio chamou a atenção do Orlando City, da Major League Soccer (MLS) – o campeonato nacional de futebol dos Estados Unidos – em 2022, quando foi transferido para a equipe. Devido aos seus bons números, Facundo Torres assumiu neste ano de 2024 a camisa 10 da equipe – havia iniciado com a 17.
Números de Facundo Torres na MLS
O atacante tem apenas três temporadas no Orlando City, mas tem números consistentes desde então:
- 2022: 40 jogos, 13 gols e 9 assistências
- 2023: 39 jogos, 14 gols e 4 assistências
- 2024: 44 jogos, 20 gols e 6 assistências
Investimento alto para o Palmeiras
Se confirmado, o valor de 12 milhões de dólares colocará Facundo Torres entre as contratações mais caras da história do Palmeiras. A diretoria acredita que o investimento é justificado pela qualidade técnica do jogador e por seu histórico consistente de evolução na MLS. Aos 24 anos, sua idade é vista como um diferencial estratégico, contribuindo tanto para o desempenho esportivo imediato quanto para uma eventual revenda ao mercado europeu.