Brasileirão 2022: O que podemos esperar dos 20 clubes da Série A?

Neste final de semana, dias 9 e 10, o Brasileirão começa mais uma edição. Dessa vez, a CBF ainda não divulgou o valor da premiação ao grande campeão. Contudo, em 2021, o Galo faturou R$ 33 milhões, e o valor deve girar nesse entorno para 2022. Com 20 clubes, a série A acontece até 13 de novembro, pouco antes da Copa do Mundo.

Vale lembrar que, em 2021, quatro foram rebaixados à segunda divisão: Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense. Enquanto isso, Botafogo, Coritiba, Avaí e Goiás retornaram para a elite do futebol brasileiro.

A saber, o Campeonato Brasileiro é visto como uma das competições mais difíceis e disputadas do mundo. Por isso, “cravar” um campeão ou um descenso é quase impossível, antes do começo dos jogos. Entretanto, o Na Beira resolveu detalhar como cada time chega para disputa do Brasileirão 2022, a partir da sua região. Confira:

Nordeste: Ceará e Fortaleza são além de rivais

Ceará e Fortaleza representam o Nordeste na elite do futebol. Foto: Reprodução
Ceará e Fortaleza representam o Nordeste na elite do futebol. Foto: Reprodução

Além de rivais, Ceará e Fortaleza são os representantes do Nordeste no Campeonato Brasileiro. Com interessante restruturação e investimento inteligente, os clubes cearenses chegam a todo vapor para 2022.

Com 8 contratações, o Ceará tem três competições pela frente nesta temporada. Além do Brasileirão, o Vozão encara a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Logo, pela constância dos pontos corridos, o Brasileiro pode não ser a prioridade do Alvinegro para 2022. Na última temporada, o Ceará finalizou na 11ª colocação, com 11 vitórias, 17 empates e 10 derrotas.

De outro modo, o Fortaleza fez história em 2021. Com classificação inédita a Libertadores, o Leão do Pici deve focar na fase de grupos da Glória Eterna. Mas, isso não impede um bom desempenho no Brasileirão, assim como na temporada passada, onde o Fortal terminou no G-4.

Centro-Oeste: Atlético-GO, Cuiabá e Goiás fazem história 

Cuiabá e Atlético-GO se enfrentaram no Brasileirão 2021. Foto: Gil Gomes
Cuiabá e Atlético-GO se enfrentaram no Brasileirão 2021. Foto: Gil Gomes

Pela primeira vez na história da competição, três clubes do Centro-Oeste se encontram na elite do futebol. A saber, Atlético-GO e Cuiabá se mantiveram na 1ª divisão, enquanto o Goiás conseguiu subir do sufoco da série B.

A princípio, o Atlético começou o ano com título: venceu o estadual, sobre o rival Goiás. Além disso, estreou com goleada na Sul-Americana. E com bom ritmo, pode consagrar o começo de temporada no Brasileirão. Com 17 contratações, o Goianiense promove uma reformulação total do elenco, para conseguir ir ainda mais longe em 2022.

Já o Goiás, superou todos os desafios da difícil disputa do Brasileirão Série B. Com 14 reforços, o Alviverde foi vice-campeão da 2º divisão, com apenas 7 derrotas em 38 jogos. Mais cauteloso, o time do interino Glauber Ramos promete surpreender na elite do Brasileirão, apesar do começo de ano ruim.

Por fim, o Cuiabá participa ainda de 3 competições, até então. Em 2021, o clube mato-grossense começou bem no campeonato, porém, teve chances de descenso nos últimos jogos. Além de conseguir a permanência, o Dourado conquistou a classificação para a Sul-Americana, e por isso, deve manter a atenção na competição internacional.

Avaí, Coritiba, Athletico-PR, Internacional e Juventude mostram a força do Sul

Internacional x Athletico-PR durante Brasileirão 2021.
Internacional x Athletico-PR durante Brasileirão 2021.

Sem um dos maiores gigantes do futebol brasileiro, o Grêmio, o Sul chega forte para o Brasileirão 2022. A princípio, a região tem 5 representantes na 1ª divisão, e mostra, cada vez mais, a força do Sul no futebol brasileiro.

O Avaí volta a série A depois de 3 anos. Com retrospecto ruim, o Leão da Ilha tentará se manter na elite por mais tempo, diferente dos ocorridos em 2019, 2017 e 2015, sendo rebaixado logo em seguida. Para isso, o time catarinense passou por uma grande reformulação, com 8 novos jogadores.

Coritiba e Athletico-PR se enfrentaram recentemente, pela final do estadual. E o título veio para o Coxa, que está de volta a 1ª divisão. A princípio, o Coritiba trás 12 novos jogadores para tentar se manter na série A. Enquanto isso, o Athletico comprou, ao todo, 15 atletas, desde o fim de 2021, visando a temporada de 2022. O caso do Furacão é um pouco melhor: na Libertadores, e com bons reforços, pode chegar longe. Contudo, precisa ir bem no Brasileiro, para em 2023, seguir na elite sul-americana.

A saber, o Internacional vem com difícil missão: desbancar os favoritos ao título. Isso porque, em 2020, o Colorado bateu na trave, e perdeu o título que não conquista há 42 anos nos jogos finais. Por isso, a torcida cobra do Inter, uma retomada de conquistas. E para isso, o clube gaúcho promoveu a contratação de 9 jogadores e 1 técnico.

Por fim, o Juventude tem um objetivo principal: permanecer. A saber, o clube gaúcho escapou por pouco de um descenso. Em 2021, o Juve ficou na 16ª colocação na série A. E agora, pretende repetir o feito, mas dessa vez, com mais tranquilidade.

Sudeste: Os favoritos se encontram aqui

Palmeiras e Atlético-MG são os candidatos ao título em 2022. Foto: Pedro Souza
Palmeiras e Atlético-MG são os candidatos ao título em 2022. Foto: Pedro Souza

Minas: Atlético-MG e América-MG

É em Minas Gerais que se encontra o último campeão do Brasileirão. Com forte campanha, o Atlético-MG solidou mais um trabalho de Cuca, e emplacou vários títulos. E, em mais uma edição, o Galo é ainda mais forte e vingador. Isso porque, agora com El Turco, Hulk e companhia repetem o ótimo começo de ano, e prometem brigar para manter o título em casa.

Por outro lado, o América-MG, mesmo com pouco investimento, conseguiu o G-8 em 2021. E é nessa expectativa, que o Coelhão chega para essa edição. Além de conseguir uma classificação histórica para a fase de grupos da Libertadores, o América investiu em reforços de peso, como ex-Palmeiras Jaílson. Sendo assim, o Coelho é um dos clubes que podem surpreender, e incomodar, os medalhões favoritos ao título.

Rio: Fluminense, Flamengo e Botafogo

Com a volta do Botafogo a elite, o Rio de Janeiro possui três representantes na série A. A princípio, o Fluminense remontou o plantel para 2022, e mesmo com eliminação precoce na Liberta, deve unir forças e muito foco para o Brasileirão.

Já o Flamengo, foi vice na última edição do Brasileiro. A boa campanha da equipe não foi o suficiente para desbancar o Galo. Para essa temporada, o Rubro-Negro já contratou três novos jogadores, além do técnico Paulo Sousa. Apesar disso, o começo de ano não é nada bom para o Mengão: títulos perdidos e crise na Gávea. Por isso, o Fla deixou de ser um dos grandes favoritas a erguer o troféu, mas com organização e garra, pode voltar a incomodar os adversários.

Por fim, o mais recente integrante da 1ª divisão: o Botafogo. Com reviravolta na série B, o Alvinegro foi o campeão da 2ª divisão do Brasileiro. E com isso, o Fogão consagrou a volta a elite e agora, conta também com a famosa SAF. Não vive bom momento, mas pode ter um melhor aproveitamento, principalmente diante das últimas contratações, como do Patrick de Paula.

SP: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Bragantino

O estado com mais times na elite brasileira. O São Paulo é, sem dúvidas, o grande berço dos gigantes brasileiros. E em 2022, não seria diferente. A começar, Corinthians iniciou 2022 com eliminação no Paulista, e estreia ruim na Liberta. Entretanto, o time de Vitor Pereira passa por uma nova fase, e agora, tem tempo de sobra para remontar uma equipe competitiva, com ótimas peças. Para o Timão, tudo é questão de paciência e trabalho.

Palmeiras é o grande favorito, ao lado do Galo. Tricampeão da Glória Eterna, o Verdão vive anos de ouro. Com Abel Ferreira, o Alviverde não para de brigar por títulos. E por coincidência, o Brasileirão é o único que falta para o português. Dito isso, as expectativas é que, apesar de estar na disputa de 3 competições, o Brasileiro ganhe uma atenção especial, visto que o último título do Verdão foi em 2018.

Com o Cenismo, o São Paulo já viveu uma grande reviravolta esse ano. A saber, o Tricolor colecionava maus resultados no Paulistão, mas Ceni fez milagre, e conseguiu fazer com que o Soberano chegasse as finais. Apesar da derrota, o São Paulo já demonstrou que chega com atitude para 2022 não repetir 2021, onde o clube paulista chegou a contar pontos para se salvar de um rebaixamento.

Entre os grandes do Brasil, talvez o Santos seja o time que menos gera expectativa. Passando sufoco ano passado, para não cair, o Peixe não demonstra sinais de evolução para a temporada. Apesar de ter um bom elenco, e peças importantes da forte base santista, o time paulista não consegue dar a volta por cima, até então.

Por outro lado, o Bragantino surpreende cada ano mais. Em 2021, o time de Barbieri foi até final da Sul-Americana. No Campeonato Brasileiro, o Braga terminou em 6º lugar, com 14 vitórias e 10 derrotas. Com filosofia implantada de Maurício Barbieri, o Massa Bruta pode ir longe neste ano, mais uma vez.

 

você pode gostar também