O Chelsea está disposto a deixar alguns de seus jogadores deixarem o clube nesta janela de transferências de inverno, dentre eles está o meia italiano Cesare Casadei que pode voltar ao seu país natal em breve com Torino e Lazio de olho em sua contratação.
O jornalista Ben Jacobs confirmou que o Torino fez uma oferta formal de £10 milhões ao Chelsea pela contratação de Casadei, que foi prontamente recusada. Os Blues esperam ao menos recuperar os £15 milhões que pagaram à Inter pela contratação do meio campista em 2022.
Apesar do jogador ter dado sinal positivo para a mudança, o valor pelo pelos ingleses é muito alto para o Torino. Mas o Toro não é o único interessado em repatriar o meia de 21 anos.
Gianluca Dimarzio, jornalista italiano, confirmou que a Lazio também está interessada na contratação de Casadei. Ao contrário dos seus concorrentes, os Biancocelesti ainda não fizeram uma oferta ao Chelsea pelo jogador e tem Jacopo Fazzini, do Empoli, como outra opção para reforçar seu meio campo a partir deste mês de janeiro.
Casadei: da Internazionale ao Chelsea
Cesare Casadei é uma das grandes joias da nova geração de futebolistas italianos. Em 2018, ele assinou com a Inter de Milão dando início à sua ascensão. O jovem meio campista deixou a Inter após quatro anos com mais de 100 jogos disputados e 41 gols marcados por diversas categorias de idade Nerazzurri.
Em sua última temporada com a Inter, ele marcou impressionantes 17 gols e foi pivotal para a conquista do campeonato italiano sub-19. Da mesma forma, foi uma figura importante na campanha Nerazzurri na UEFA Youth League. Assim, não foi qualquer surpresa que tenha atraído atenção de muitos grandes clubes europeus.
Mas, no fim das contas, quem conseguiu a contratação de Casadei foi o Chelsea, que desembolsou £15 milhões para garantir a contratação da joia italiana. Em sua primeira temporada pelos Blues, ele atuou majoritariamente pela equipe sub-21, dando sequência às suas grandes atuações.
Assim, na segunda metade da temporada 2022/23, ele foi emprestado para o Reading. Foi sua primeira experiência no futebol profissional na carreira. Pelos Royals, o italiano fez 15 jogos e marcou um gol.
Sua primeira temporada no futebol inglês chamou atenção, e não foi surpresa quando Casadei foi nomeado na lista de convocados da Itália para a disputa do Mundial Sub-20 em 2023 na Argentina. O meio campista não foi apenas o principal jogador da seleção italiana, como também do torneio.
Embora não tenha se consagrado campeão, ele recebeu a Bola de Ouro do torneio, seguindo os passos de nomes como Diego Maradona, Adriano, Lionel Messi, Sergio Aguero e Paul Pogba. Com sete gols marcados, além de duas assistências, Casadei também foi coroado o Chuteira de Ouro do Mundial.
Logo depois, foi emprestado ao Leicester a pedido de Enzo Maresca, hoje seu treinador no Chelsea. Pelos Foxes, o meio campista atuou em 25 partidas, marcando três gols e duas assistências. Por conta de uma crise de lesões no elenco, seu empréstimo foi terminado antes do esperado: ao invés de um ano, ele passou apenas seis meses emprestado.
De volta ao Chelsea, o italiano não teve muitas oportunidades sob o comando do então treinador Mauricio Pochettino. Ele fez 11 aparições pelos Blues, com uma média de 6 minutos e meio em campo por aparição.
Maresca fez a mudança para Londres no início da temporada. Mas, apesar de ser apreciado pelo seu compatriota, sua situação nos Blues não mudou muito. Casadei é claramente uma peça de rotação em Stamford Bridge e não existe perspectiva de que ele mude de posição. Por isso, a mudança é positiva não apenas da perspectiva do clube, mas também do próprio jogador.
Números em 2024/25
- Plantel: 11
- Jogos: 6
- 5 na UEFA Conference League
- 1 na Copa da Liga Inglesa
- Minutos: 424 (70 por jogo)
Estatísticas (média por partida)
- 64 ações com a bola
- 0.6 passes decisivos
- 92% de aproveitamento de passes
- 71% de aproveitamento nas bolas longas
- 1.6 interceptações
- 0.8 desarmes
- 3.2 bolas recuperadas
- 25% de sucesso nos dribles
- 33% de duelos ganhos no chão
- 83% de duelos aéreos ganhos