Depois de quase 2 meses sem treinador, o Botafogo anunciou na última quinta (27/02), a chegada de seu novo comandante técnico, o português Renato Paiva, conhecido no Futebol Brasil pelo seu trabalho no Bahia em 2023.
O time carioca oficializou a contratação após uma série de negociações frustradas nos últimos meses, no ínicio do ano, John Textor negociou a chegada de André Jardine, ídolo do América do México, que decidiu permanecer no clube e recusar a proposta do bilionário norte americano. Após isso, surgiram uma série de rumores de possíveis técnicos para o clube como Tata Martino, Rafa Benítez e Roberto Marcini, porém esbarrando em altas pedidas salariais. Vasco Matos, treinador do Santa Clara, ficou próximo de acertar sua chegada ao clube, porém sua falta de licença pro da UEFA, algo exigido pela Comnebol para suas competições dificultou o acerto.
Renato Paiva chega ao clube com certa descofiança por parte da torcida, que após um início de ano turbulento com derrotas no Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, anseiava pela contratação de um técnico de maior currículo e experiência.

A carreira de Renato Paiva
O novo técnico do Glorioso, iniciou seu trabalho no Benfica, gigante português, sendo inicialmente auxiliar técnico, entretanto foi alçado aos poucos como treinador das categorias de base do clube -sub-14; sub-16, sub-17, sub-19 e o time b.
Porém, só foi assumir um desafio maior em 2021, quando chega ao Independiente del Valle, do Equador, aonde sagrou-se campeão do Campeonato Equatoriano, sendo o primeiro título nacional da história da história do clube.
Em 2022, teve uma rápida passagem pelo Leon, do México, em que fez 18 partidas com 6 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. Ainda em Dezembro do mesmo ano, Paiva assumiu o Bahia, aonde ganhou o Campeonato Baiano de 2023, porém vivenciou uma temporada de altos e baixos com o clube – chegou a ficar 18 jogos sem vencer- o que acarretou no seu pedido de demissão em 6 de Setembro de 2023.
Ainda teve uma rápida passagem pelo Toluca, antes de oficializar sua chegada ao clube carioca.
Passagem polêmica pelo Bahia
Renato Paiva já era uma figura conhecido no futebol brasileiro antes de seu acerto com o Botafogo, tendo feito anteriormente uma passagem de 9 meses pelo futebol bahiano. Nesse perído, o português vivenciou uma relação turbulenta com os torcedores do Bahia, e principalmente a imprensa. Um dos episódios mais polêmicos de sua estadia no clube foi uma discussão tensa com o jornalista Jailson Bauma, após uma vitória por 4×0 contra o Red Bull Bragantino em partida válida pela 20 rodada do Brasileirão 2023. O catalisador da discussão foi a recusa por parte do técnico em responder uma pergunta feita pelo profissional de imprensa por supostamente tê-lo desrespeitado continuamente em seu canal.
“-Pensei que ia ficar em pé e apontar o dedo. Pensei que ia fazer isso. Você gosta de me insultar. Me chamou de covarde e malcriado. Eu não insultei ninguém, não faltei respeito. Covarde? Se eu fosse covarde já tinha ido embora. Não falava na sua cara. Você fala no seu showzinho, quando está sozinho – Afirmou o treinador.”
A discussão continuou após Jailson responder ao treinador:
“- Com sua falta de edução e covardia. Porque você é covarde. O que eu tenho para falar, falei para você pessoalmente. Você se aproveita da coletiva para falar de outra coisa. Guarda para a próxima coletiva. Você não consegue fazer sua equipe jogar dois jogos seguidos do mesmo jeito – respondeu Jailson Baraúma.”
Cerca de 1 mês depois da polêmica, Paiva pediu demissão ao clube, após 49 jogos, com o retrospecto de 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, tendo conquista o Campeonato Baiano, mas caindo na primeira fase da Copa do Nordeste e nas quartas de finais da Copa do Brasil.

Títulos de Renato Paiva
Independiente del Valle
- Campeonato Equatoriano 2021
Bahia
- Campeonato Bahiano 2023