Preloader
Pular para o conteúdo

Jorginho assina pré-contrato com Flamengo e deve reforçar clube antes do Super Mundial

Jorginho assina pré-contrato com Flamengo e se torna o grande reforço do clube para 2025. Contrato de três anos, até 2028, foi verbalmente acertado, conforme relata o jornalista Vene Casagrande. Jorginho disse sim ao Rubro-Negro carioca, o meia deixará o clube inglês Arsenal em junho para se apresentar ao Flamengo. O jogador “recebeu” do Flamengo, quatro dias para curtir o seu casamento e a lua de mel antes de se apresentar para o Super Mundial. A diretoria do Flamengo, de maneira oficial, não vai confirmar até que o Jorginho assine a recisão com o Arsenal.

  • Siga o Na Beira do Campo no Twitter.
Foto: divulgação Arsenal.

A contratação de Jorginho será de extrema importância e irá reforçar o meio de campo do Flamengo com um nome de peso. O jogador tem contrato com Arsenal até o dia 30 de junho, mas o clube inglês aceitou rescindir o contrato com o volante antes do término para que se apresente para a disputa do Mundial de Clubes. O Flamengo, afinal, estreará no torneio no dia 16 de junho, contra o Espérance, da Tunísia. A temporada europeia, aliás, se encerra, no máximo, em 31 de maio, caso o time inglês vá à final da Liga dos Campeões.

Jorginho ficou fora dos últimos jogos do Arsenal por conta de uma lesão na região torácica. O problema, ocasionado no dia 12 de abril, no empate da equipe de Londres com o Brentford, não preocupa o Rubro-Negro carioca. Afinal, ele deve ser relacionado para os próximos jogos de seu atual time. O Flamengo, inclusive, chegou a encaminhar um profissional para analisar de perto a situação do atleta.

Carreira do Jorginho

Nascido em Santa Catarina, Jorginho, de 33 anos, nunca atuou profissionalmente no futebol brasileiro. Ele iniciou sua carreira no Hellas Verona, depois atuou pelo Napoli, e foi contratado pelo Chelsea em 2018. Desde 2022, ele atua no Arsenal. Seus principais títulos foram a Eurocopa de 2021, pela Itália, e a Liga dos Campeões do mesmo ano pelo Chelsea.

No dia 23 de março de 2016, Jorginho foi convocado para a Seleção Italiana, mas acabou ficando fora da lista de Antonio Conte para a Eurocopa de 2016. Cotado por Tite para defender a Seleção Brasileira, no dia 4 de setembro de 2017, Jorginho foi convocado para as partidas contra a Suécia pela Repescagem da Copa do Mundo de 2018, onde a Seleção Italiana acabou sendo eliminada e ficando de fora da Copa.

Consolidado na Seleção Italiana, Jorginho foi um dos 26 convocados pelo técnico Roberto Mancini para a disputa da Eurocopa 2020, acabando assim todas as chances de atuar pela Seleção Brasileira. Jorginho conquistou o título, sendo decisivo nas semifinais, onde bateu o pênalti que classificou a Itália contra a Espanha. Ao fim, foi escolhido para a Seleção da Euro.

Sobre sua naturalização: “Defender a Itália é muito especial pra mim. Foi fácil optar pela Itália ao invés do Brasil, que nunca me deu a chance de realizar o meu sonho. A Itália me escolheu para jogar por eles, apesar de eu ter nascido em outro país. Isso significa muito pra mim. O meu avô era italiano, o que me credenciou a defender o país. Eu me sinto italiano. Eu passei quase metade da minha vida aqui. A cada dia eu amo mais e mais esse país. E nunca vou esquecer que, quando eu mais precisei de ajuda, a Itália estava ali por mim. Então como eu poderia dar as costas quando a Itália precisou de mim?”

Jorginho pela seleção da Itália. Foto: portal Goal.

Jorginho pelo Arsenal

O meio-campista ítalo-brasileiro, é um dos 10 meio campistas com maior média per90 minutos de passes progressivos na Premier League desde 2023.

Números do Jorginho pelo Arsenal nas últimas duas temporadas:

  • 62 jogos (35 titular)

  • 2 gols

  • 2 assistências

  • 34 passes decisivos

  • 89% acerto no passe

  • 56% eficiência nos duelos

  • 172 bolas recuperadas

  • 82 desarmes

  • Nota Sofascore 6.91