Abel Braga entregou hoje (28) o cargo de treinador do Fluminense e não comanda mais a equipe tricolor. Em nota oficial, a equipe afirmou que a decisão foi de comum acordo entre Abel e a diretoria do Flu, e que o elenco foi comunicado nessa manhã.
Marcão assumirá como treinador interino e irá comandar a equipe na próxima partida do Campeonato Brasileiro nesse domingo (1) contra o Coritiba no Maracanã. Esse será o quarto ano consecutivo que o auxiliar técnico tricolor assumirá esse cargo após a saída de um treinador, sendo os três profissionais anteriores que saíram do posto de técnico Fernando Diniz, Odair Hellmann e Roger Machado.
No momento, não se sabe ainda se o Flu irá atrás de um novo treinador para o cargo ou se continuará com Marcão até o fim da temporada, como foi no ano passado.
Abel Braga em 2022
O treinador comandou o Fluminense em 26 jogos nesse retorno ao clube carioca, acumulando 17 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Ao todo, a equipe marcou 35 gols e sofreu 15. Além desses números bem positivos, Abel tirou o Flu de uma fila de 10 anos sem títulos de expressão, com a vitória da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca.
Entretanto, por mais que esses números parecem demonstrar que o trabalho de Abel Braga no Flu era positivo, ele sofreu com dois grandes baques: a eliminação precoce na Copa Libertadores contra o Olimpia e a campanha fraca da equipe na metade inicial da fase de grupos da Sul-Americana. O Fluminense se encontra atualmente na 3ª colocação do grupo, atrás de Junior Barranquilla (que jogará hoje contra o Oriente Petrolero), e Unión de Santa Fé, clube esse que foi o último adversário de Abel nessa trajetória como treinador do tricolor.
Devido à esses fatores e também ao início ruim no Campeonato Brasileiro, a torcida do Fluminense se mostrava extremamente crítica ao desempenho da equipe e a manutenção de Abel Braga no cargo de treinador da equipe. Apesar de ter todo o respaldo da diretoria da equipe, comandada por Mário Bittencourt, Abel acabou decidindo por não continuar no Flu depois de não conseguir repetir a boa campanha que o time teve no Carioca.
Quem pode assumir o cargo de treinador?
Como dito anteriormente, não se sabe ainda se o Fluminense irá atrás de um novo treinador no mercado para o cargo ou se manterá Marcão como interino até o fim do ano como já fizera anteriormente. Entretanto, nomes identificados com a torcida do tricolor como Renato Gaúcho, Fernando Diniz e Cuca estão livres no mercado, o que já iniciou campanhas nas redes sociais favoráveis ao retorno de um desses treinadores. O desejo maior dos torcedores é de uma possível volta de Renato ao cargo, principalmente após a saída conturbada que o ex-técnico do Fluminense em 2008 teve do maior rival do Flu, o Flamengo.