Na tarde desta sexta feira (10), o técnico Dorival Júnior foi anunciado pelo Flamengo para assumir o lugar do português Paulo Sousa. O treinador de 60 anos estava fazendo boa temporada no comando do Ceará, mas “ouviu seu coração”, como dito por ele e aceitou a proposta do rubro negro.
Diante disso, o Flamengo teve de pagar uma multa rescisória de R$450mil reais para trazer Dorival e terá que pagar R$7,7 milhões ao português para ressarcir seus próximos pagamentos que seriam feitos até o fim do contrato.
Passagens pelo Flamengo
Dorival Júnior já teve duas passagens pelo Mais Querido, sendo uma em 2012/13 e outra em 2018. Na primeira, o treinador teve um desentendimento com Bandeira de Mello, por não aceitar a redução salarial de 50% e saiu do clube.
A sua segunda passagem foi curta. Após a demissão de Maurício Barbieri, Dorival assumiu o time para as últimas 12 rodadas e foi vice-campeão do Brasileirão. Porém, mesmo com o bom trabalho (70% de aproveitamento), a nova diretoria de Rodolfo Landim não quis manter o técnico para 2019.
Em sua última passagem, um episódio que ficou marcado foi seu desentendimento com Diego Alves. O goleiro se recusou a viajar, então Dorival o afastou do resto do elenco.
No Ceará
Dorival Júnior estava no comando do Ceará até ontem, e vinha fazendo uma boa temporada. Foram 18 jogos à frente do Vozão (11 vitória, 4 empates e 3 derrotas). Além disso, o técnico está invicto há 9 jogos e garantiu uma classificação histórica na Sul-Americana para o alvinegro.
A saída de Dorival será difícil para o clube, já que interrompe um bom trabalho e o técnico já tinha conquistado a torcida por mostra uma solução rápida para a equipe.
Desafios de Dorival Júnior no Flamengo
Apesar de chegar com aceitação de boa parte dos bastidores, Dorival Júnior terá um grande trabalho para ter sucesso no Flamengo.
Primeiramente, o técnico terá que recuperar e conquistar o coletivo e a satisfação do grupo. Por mais que o grupo seja unido entre si, precisam estar com o técnico também. Um dos trunfos de Dorival é ter trabalhado com jogadores importantes na liderança do Flamengo, como Diego, Éverton Ribeiro e Arão.
Além disso, Dorival terá que montar uma comissão técnica. Ele chega com seu filho/auxiliar Lucas Silvestre e o preparador físico Celso Rezende. Vai precisar, junto com a cúpula do futebol, se cercar de profissionais gabaritados para preencher as muitas lacunas deixadas.