A grande partida entre Atlético-MG e Flamengo, válida pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil de 2022, acabou com um desfecho surpreendente e triste para os torcedores alvinegros. Após vencer a ida por 2×1 no Mineirão, o Galo entrou em campo de forma apática na noite de ontem (13), no Maracanã, e perdeu por 2×0, dando adeus ao torneio.
O duelo foi o terceiro encontro entre os rivais na história da Copa do Brasil, sendo as outras duas ocasiões em 2006 (Flamengo se classificou e foi campeão) e 2014 (Galo classificado e campeão). Agora, com a vaga na mão, o Flamengo espera o sorteio para descobrir o seu adversário na próxima fase, as quartas de finais.
LEIA TAMBÉM: Ceará vence o Fortaleza mas dá adeus a Copa do Brasil
Porém, o jogo foi um desastre para os alvinegros.
Com a vantagem em 2×1 do jogo de ida, o Galo entrou em campo com alguns jogadores sem muito ritmo e voltando de lesão, como Matías Zaracho e Jair, e o atacante Ademir, retornando de um período fora devido a Covid-19.
Já no Flamengo, Giorgian De Arrascaeta voltou ao elenco rubro-negro junto a David Luiz, onde estavam fora devido a desgastes físicos. E o Uruguaio foi o nome do jogo.
Primeiro tempo
No primeiro tempo da partida, o Galo adotou uma postura totalmente defensiva, parecia querer manter a vantagem mínima adquirida na partida de ida, e com isso, abdicou de jogar o famoso futebol, o esporte que o elenco deveria praticar em campo na noite de ontem (13).
Com isso, o Flamengo e sua torcida, que impulsionaram o time mesmo com um mosaico duvidoso, martelaram e obtiveram as melhores chances da etapa inicial, o que acabou gerando um gol de Arrascaeta aos 47′, no final do primeiro tempo, igualando o placar agregado e chutando a vantagem mínima do Atlético.
Segundo tempo
O segundo tempo prometia uma partida melhor e equilibrada, e até que foi durante os primeiros 25′. Mesmo sem nenhum chute a gol, o Atlético adotou uma postura mais ofensiva, com as entradas de Vargas, Keno, Rubens e Otávio. Porém, acabaram parando na defesa rubro-negra, o que facilitou e muito o trabalho do goleiro Santos.
Já na metade final do 2ºT, o Atlético se viu em um grande problema quando Junior Alonso comete uma falta boba e desnecessária, após uma troca de passes na defesa e uma pressão inteligente do setor ofensivo rubro-negro. A falta na lateral esquerda da grande área, defendida pelo goleiro Everson, acabou gerando um cartão amarelo para o zagueiro paraguaio, e também deu início a mais uma jogada do inspirado craque uruguaio, Giorgian De Arrascaeta, que marcou o seu segundo gol no jogo de cabeça, após a cobrança de tal falta.
O pesadelo alvinegro no inferno não teria fim naquele momento, já que minutos mais tarde, após contra-ataque de almanaque do time de Dorival Junior, o zagueiro Junior Alonso mata uma chance clara e recebe seu segundo amarelo, deixando o Galo com um a menos na partida. Era o fim do sonho alvinegro de conquistar o bicampeonato seguido e se igualar ao rival celeste como os únicos a conquistarem a Copa do Brasil duas vezes seguidas.
Flamengo e Atlético-MG – E agora?
Com a eliminação, o Galo volta seus olhos para o Brasileirão, onde enfrenta o Botafogo no Engenhão nesse domingo, local onde possui uma grande freguesia para o Glorioso carioca.
Já o Flamengo segue no campeonato nacional, mesmo em meio de tabela, com moral, e receberá o surpreendente Coritiba, no Mané Garrincha, em Brasília.
Flamengo e Atlético-MG se encontrarão novamente na temporada, com o jogo do returno do Brasileirão sendo no Maracanã, e há a possibilidade uma final de Libertadores inédita entre os clubes, já que ambos estão nas quartas de final do torneio, mas enfrentam dois gigantes rivais, o Corinthians e o Palmeiras.