Com tropeços dos líderes, LaLiga relembra Brasileirão 2020

Na tarde da última quinta-feira (29), o Barcelona recebeu o Granada no Camp Nou e foi derrotado, de virada, por 2 a 1. Com o fracasso, o time desperdiçou a chance de assumir a ponta da LaLiga pela primeira vez na temporada. Pode ser um devaneio, ou não, porém, parece que ninguém quer vencer a competição.

Por mais que seja apenas “mais uma derrota”, ela tem algumas vieses que só a tornam ainda mais inesperada e inacreditável. Além do fato de não assumir a liderança, o Barcelona perdeu sua invencibilidade histórica contra o Granada dentro de casa. A equipe catalã, até esta rodada, havia disputado 26 jogos com o mando de campo contra este adversário e havia vencido todos. Além disso, esta foi apenas a segunda derrota na LaLiga, em 2021, do time de Koeman; a primeira tinha sido para o Real Madrid. Tropeços justamente em momentos cruciais para o futuro da temporada.

Similaridades das campanhas entre favoritos

Entretanto, esses infortúnios não são exclusividade do time catalão. Na atual edição do Campeonato Espanhol (20/21), várias equipes já deixaram de somar pontos e/ou vencer em períodos fundamentais.

O Atlético de Madrid, apesar de ser o líder, talvez, tenha sido o time que mais frustrou sua torcida até aqui quando o assunto é perder pontos cruciais. Após um ótimo início de temporada e com seus principais concorrentes tropeçando, parecia que os Colchoneros caminhariam para um título tranquilo e sem muitas adversidades. Simeone reinventou a equipe adaptando-se ao sistema de três zagueiros e contou com a ótima e oportuna chegada do centroavante Suárez para levar o time ao topo. Porém, devido a diversos motivos, como lesões, suspensões, desfalques por Covid, oscilações, o Atleti foi perdendo cada vez mais força e viu uma distância, que chegou a ser de dez pontos para o Barcelona, cair para dois. 

 

Já o Real Madrid, nunca esteve tão longe da ponta da tabela, mas era, claramente, a equipe que correria por fora e apenas disputaria o título se o Atlético permitisse. Apesar de não ser brilhante, Zidane montou uma equipe competitiva e que conseguia vencer seus jogos mesmo quando não atuava bem. Através disso, não deixava de conquistar pontos e conseguiu uma vitória e um empate em dois jogos contra seu rival de cidade, diminuindo a distância na tabela. Com o triunfo nos clássicos locais e nos dois ‘El Clasico’, o Real estava de volta à briga pela taça. Porém, em partidas recentes, contra Getafe e Real Betis, apenas empatou e deixou de somar pontos que já poderiam ter lhe dado a liderança, visto que a distância para o Atlético é de dois pontos.

Com tropeços de favoritos, LaLiga relembra Brasileirão 2020

Os inúmeros tropeços dos líderes da competição nos fazem lembrar a última edição do Brasileirão, vencida pelo Flamengo, mas em que muitas vezes deixava a sensação de que “ninguém queria ganhar”. Com isso, pudemos observar um despretensioso Sevilla se aproximar e também entrar na briga pelo título. O time de Lopetegui que, inicialmente, tinha como objetivo uma vaga na próxima Champions League, aproveitou-se das derrotas dos adversários, se aproximou e agora está a três pontos do líder.

Enfim, com a reta final chegando e as equipes enfrentando tais adversidades, surge a dúvida de quem, de fato, será o campeão. Sendo assim, restando apenas cinco rodadas para tudo ser decidido, vale lembrar que na 35ª rodada teremos dois confrontos decisivos para o fim da competição: Barcelona x Atlético de Madrid e Real Madrid x Sevilla. E como os espanhóis costumam dizer, ‘¡Hay liga!’

Foto: @LaLigaBRA

 

Siga-nos no Twitter para ficar por dentro do melhor do mundo esportivo!

você pode gostar também