Angeliño, de pouco utilizado para um dos jogadores de mais impacto na Europa.

Quando se fala de RB Leipzig, Angeliño é um dos grandes destaques da equipe alemã. O espanhol de 24 anos vem sendo uma referência técnica desde que chegou à Leipzig.

Após meia temporada de poucos minutos no Manchester City comandado por Pep Guardiola, Angeliño reviveu seus melhores momentos de PSV Eindhoven na maior cidade da Saxónia.

Em sua temporada na Holanda, o espanhol participou de 41 jogos, marcando 1 gol e dando 10 assistências. Além de ficar no Time da Temporada da Eredivisie e nomeado Talento da Temporada. O lateral foi recomprado pelos Citizens por 16 milhões de Euros. Quando a negociação aconteceu, tinha em mente que o problema da lateral esquerda de Guardiola estava acabado.

Pouco minutos com Guardiola

Pep Guardiola vinha tendo muitos problemas defensivos em seu time, Mendy e Zinchenko eram utilizados na lateral esquerda. Mendy sempre teve problemas físicos, Zinchenko era mais regular, mas a lateral não era sua posição de origem.

Jogar com Guardiola não é simples, é um técnico perfeccionista. Que olha seu gesto corporal defensivo, ofensivo, como passa, como chuta. Angeliño por sua vez, nunca foi um primor defensivamente, acho que foi isso que afetou sua minutagem. Além disso, como os laterais atacam não potencializavam o espanhol, os laterais de Pep atacam por dentro, como armadores. Já Angeliño é mais um ala, que cobre bem a lateral do campo.

Observe o mapa de ação de Angeliño na Holanda:

temporada 18/19

Agora veja o Mapa de Ação no Manchester City:

Temporada 19/20

E agora o Mapa de Ação de Zinchenko na Premier League 19/20:

Em 31 de janeiro de 2020, após 11 jogos pelo Manchester City, Angeliño foi emprestado até o final da temporada para o RB Leipzig.

Contexto e mão de Julian Nagelsmann

Para um atleta desempenhar seu melhor desempenho existem inúmeros fatores. Sua adaptação ao país, ao clube, ao idioma, se sua família está bem e, como seu técnico te vê e busca potencializar seu melhor jogo.

Desde a época de Hoffenheim, Nagelsmann utiliza esquemas de 3 zagueiros, com seus alas sendo muito importantes para abrir o campo. Como vimos nos mapas de ação, Angeliño entrega muito quando tem o corredor esquerdo livre.

Desde que chegou, o espanhol participou de 42 jogos, dando 11 assistências e marcando 9 gols. E observe onde mais Angeliño se posiciona:

 

Bundesliga 20/21

                           Champions 20/21

Angeliño teve poucos minutos na Inglaterra, foi para à Alemanha se achar. Encontrou o contexto ao seu favor. Um time coletivo, ofensivo e com um técnico top-10 do mundo que conseguiu potencializar suas qualidades.

 

você pode gostar também