A temporada começou e a equipe do Milan mantém o bom nível que finalizou a temporada passada. Até o momento, o ‘Piolismo’ mantém uma sequência de 20 partidas invictas, onde se sagrou vitorioso em 15 confrontos e empatou os 5 restantes.
Um fato interessante está na média de idade da equipe rossoneri, que no momento é de 23,6 anos. Com uma média de idade tão baixa a equipe possui em seu elenco jovens promessas que terão espaço e tempo de jogo para serem lapidados, e estarei citando um pouco sobre eles abaixo:
Começando por Alexis Saelemaekers, jovem belga que chegou ao Milan após ser adquirido diretamente do Anderlecht. Saelemaekers vem se destacando muito pela sua obediência tática, o atleta já atuou em diversas funções pela equipe e pode ser considerado um grande coringa nas mãos de Pioli.
No auge dos seus 21 anos o jogador se destaca pela sua combatividade defensiva, boa orientação em dribles e agilidade. A baixa idade deixa evidente suas falhas em controle de bola e tomada de decisão, onde em muitos momentos atrapalha que o atleta possua mais acertos em passes longos.
O recém contratado Jens Petter Hauge foi um grande acerto da equipe, jogador obteve ótimo nível enfrentando o próprio Milan e pode mostrar um pouco do seu talento. Atuando pela faixa esquerda do campo o norueguês é responsável por criação de jogadas a partir do drible, como ótima visão e bom passe para completar na construção. O atleta não é um primor defensivamente, mas possui muita intensidade e pode obter bom nível na pressão pós perda executada pelo Milan. Jens possui poucos minutos com a camisa do Milan, mas é foi uma contratação acertada para o setor onde a equipe carecia de mais opções.
Pierre Kalulu chegou de graça após não renovação com seu antigo clube, o Lyon. Kalulu talvez não terá tantas oportunidades a primeiro momento mas é um atleta que me chamou atenção devido sua qualidade ofensiva quando atua em amplitude. Lateral de boa estatura e porte físico, jogador se impõe nas disputas defensivas e na proteção da bola. Com velocidade e bom controle de bola, o jogador cria muita profundidade quando em campo, buscando a linha de fundo ou a infiltração na área adversária.
Talvez esse seja um dos meus atletas favoritos no atual elenco, e é o jogador onde mais aposto que obterá sucesso no Milan. Estou falando de Rafael Leão, jogador português de 21 anos que chegou diretamente do Lille no início da temporada 19/20. Leão preferencialmente atuando pelo lado esquerdo do campo oferece muita dinâmica na construção da equipe, jogador com bom porte físico, alto, veloz e com uma capacidade de drible fantástica traz algo novo ao time quando está em campo. Os pontos que podemos citar para melhorar no atleta é sua baixa participação defensiva, concentração ao jogo e as tomadas de decisões equivocadas. Jogador possui ótimo aproveitamento em finalizações dentro da área, onde 57% dos chutes alcança o alvo.
Para finalizar vamos falar do maior acerto da equipe na última janela, estamos falando de Sandro Tonali. O meia italiano de 20 anos foi um dos nomes mais especulados por diferentes clubes na última janela transferência. O atleta esteve próximo de se transferir para o lado nerazzurri da cidade de Milão mas foi tentando pelo seu sonho de infância de atuar pelo time do seu coração. Tonali é o tipo de atleta que podemos dizer que é “geracional”, pois estará em alto nível por um bom tempo e comandará equipes e sua própria seleção.
O jogador foi um dos melhores meio campistas da Serie A 19/20 e tende a repetir o bom desempenho no Milan. Jogador possui ótimo porte físico proporcionando vantagem nas disputas de bola e nos desarmes, ademais Tonali possui uma grande visão de jogo auxiliando seu ótimo passe longo. Atuando pelo Brescia jogador foi peça chave na criação de jogadas da modesta equipe na briga contra o rebaixamento. Algo se melhorar é no timing para efetuação dos desarmes, o atleta peca um pouco em alguns momentos e utiliza mais força do que necessário lhe propiciando muitos cartões ao decorrer da temporada. Tonali terá a difícil missão de desbancar a titularidade de Bennacer ou Kessie, porém será importante para o elenco ao decorrer das competições.
Foquei meus esforços em trazer 5 atletas abaixo dos 21 anos que pertencem ao clube, temos outros nomes como Brahim Diaz e Diogo Dalot que estão no elenco com empréstimo seco. Não trouxe nomes como Donnarumma, Bennacer, Kessie e Romagnoli que não podem mais ser considerados “jovens promessas” pois já ultrapassaram os 21 e já pilares da equipe. Cabe agora ao Milan saber potencializar tanto talento bruto.