O clube foi fundado em fevereiro de 2021, por um empresário e um fundo de investimentos, que conta com o lateral Marcelo, do Real Madrid. Assim que criado, o clube escolhe a cidade de Pato Branco para ser sua sede, levando em conta que as principais equipes de futsal do estado ficavam na cidade.
Visando a disputa de uma competição oficial – exigência da FPF – o Azuriz realizou algumas parcerias e se inscreveu para a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de 2019. Com tudo pronto, veio a estreia. Contra o Colorado, em agosto de 2019, fora de casa. O jogo acabou empatado em 1×1.
Trajetória da equipe
Acessos
2019 – Subiu da 3ª para a 2ª divisão do Paranaense
Com o fim da primeira fase, o Azuriz estava em 3° lugar, o que dava uma vaga ás semi finais da competição. Eliminada da competição na fase seguinte, a equipe encerrava sua participação sem o acesso. Porém, após a desistência do Foz do Iguaçu, o Azuriz conquistou a vaga na segundona.
2020 – Subiu da 2ª para a 1ª divisão do Paranaense
Com um projeto ainda mais estruturado, o Azuriz consegue o acesso para a elite após vencer o Maringá – que estava invicto – na final do campeonato. Conquistando o primeiro título da equipe em seu segundo ano de história.
O Azuriz na elite estadual
Esse crescimento exponencial fez a Gralha-azul chegar na elite com sonho de voar bem alto. E, na primeira temporada, já conseguiu um incrível 5° lugar na fase classificatória, o que garantiu vaga nas competições nacional de 2022.
A temporada no estadual de 2022 não foi a mesma do ano anterior, mas o Azuriz se manteve na elite com a conquista do décimo lugar.
No cenário nacional
O ano de 2022 é, ate agora, o maior da história do clube. Com expectativa de disputa da Série D e da Copa do Brasil. A estreia em competições internacionais aconteceu contra o Botafogo-SP, pela Copa do Brasil, e o time paranaense venceu por 1×0, eliminando a sensação do futebol paulista.
A segunda vítima da Gralha-azul foi o Mirassol, que havia eliminado o Grêmio. A partida aconteceu sob os dominós do Azuriz, que venceu, novamente, por 1×0. Avançando para a terceira fase.
Resumo da história do Azuriz
- 4 anos
- 2 acessos
- 1 título
- 100% na Copa do Brasil 2022
- Vai disputar a Série D 2022
O projeto é ambicioso, e está ganhando espaço no cenário Estadual e Nacional, vale a pena ficar de olho.