Como Abel Braga deve escalar o Fluminense? Veja algumas das opções

O Fluminense vai dar o ponta pé inicial para a sua temporada na próxima quinta-feira (27), contra o Bangu, às 20h30, no estádio Luso-Brasileiro em partida válida pelo Campeonato Carioca. Visando a estreia, é natural que muitos tenham a expectativa para ver como o time será armado a partir deste jogo, ainda mais se contarmos os diversos fatores novos que o Tricolor ganhou na pré-temporada, desde seus jogadores, até a comissão técnica.

Com isso, nós, do Na Beira do Campo, analisamos algumas das possíveis formações que o técnico Abel Braga pode utilizar ao decorrer do ano. Lembrando que todos os esquemas contidos aqui foram pensados baseados nas características do elenco/técnico e até mesmo na maneira em que a equipe encerrou a temporada passada.

4-1-4-1 – O esquema antigo

Na reta final de 2021, ainda com Marcão no comando, o Flu na maioria dos jogos partia desse esquema de jogo. As peças bases naquela altura eram: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Luccas Claro, David Braz e Marlon; Wellington; Luiz Henrique, André, Yago Felipe e Caio Paulista; Fred.

Tal utilização por esse sistema tático foi um dos acréscimos que Marcão trouxe com ele após substituir Roger Machado. Com um preenchimento maior no meio-campo em relação ao antigo 4-2-3-1, o time conseguiu maior solidez por ali e um menor desgaste das peças centralizadas. No entanto, sem um homem com características ofensivas no meio, os ataques da equipe muitas vezes acabavam prejudicados e com pouca criatividade. Como consequência disso, Fred passou muitos jogos em branco ou até mesmo sem grande participação efetiva por estar isolado.

Com suas vantagens e desvantagens, o que de melhor pôde se tirar desse período foi a consolidação de André no meio-campo, que se tornou revelação do Campeonato Brasileiro, e a ótima fase final de Luiz Henrique, que se aproveitou de um time com carências ofensivas para brilhar com seu talento individual desequilibrando pelo lado do campo e decidir jogos.

3-5-2 – O preferido do técnico

Em sua última passagem pelo Fluminense, Abel Braga adaptou sua equipe na maioria das ocasiões a um sistema com três zagueiros. Como já é de praxe em alguns times do técnico, a dedicação defensiva costuma ser maior que a ofensiva. Além disso, a bola aérea também é um ponto que o comandante preza. Aliando estes dois fatores e com o, agora, flexível elenco do Flu, é provável que voltemos a ver o time no 3-5-2 ou com outra variação partindo dos três zagueiros.

Nesse cenário, já surgem rumores na internet de diversos tipos de formações desse tipo e, até mesmo, foi divulgado que Abel já treinou o time dessa forma visando a estreia no Carioca. E, nesta ocasião, os escolhidos foram: Muriel; Nino, Felipe Melo e David Braz; Calegari, Yago Felipe, André, Nathan e Cristiano; Willian Bigode e Fred.

Vale lembrar que nomes como Luiz Henrique e Samuel Xavier ficaram de fora porque testaram positivo para o Covid-19 há pouco tempo. Num cenário natural e sem complicações, é difícil acreditar que LH fique de fora do time titular por conta do status de importância que atingiu temporada passada. No caso de Samuel, a disputa seria mais acirrada.

No gol, Muriel deve começar o campeonato apenas para jogar alguns minutos, visto que no ano passado foi o reserva e agora o time ainda conta com a nova contratação de Fábio para a posição. Na zaga, percebe-se que, aparentemente, Luccas Claro perdeu a vaga de titular pois Nino é tido por muitos como o melhor zagueiro do elenco, David Braz encerrou muito bem a temporada passada e Felipe Melo é uma das contratações de peso pra 2022. Na lateral esquerda, a briga promete ser boa e deve girar em torno dos dois novos contratados: Pineida e Cristiano. Já no ataque, Abel opta por Fred nesta ocasião, mas não se surpreenda caso Cano tome a vaga de titular ou até mesmo alterne com o capitão tricolor ao decorrer dos jogos.

4-3-3 – O preferido da galera

Recentemente, em uma interação através do site do Globo Esporte, os torcedores do Fluminense puderam escalar o seu time ideal para a temporada. E, após o fim da enquete, o esquema preferido foi o 4-3-3 e com as seguintes peças: Fábio; Calegari, Nino, David Braz e Cristiano; Felipe Melo, André e Nathan; Luiz Henrique, Cano e Willian Bigode.

Mesmo com algumas mudanças nas peças, o esquema escolhido pela torcida se assemelha mais ao utilizado por Marcão anteriormente e pode ser que gere menos tempo de adaptação dos jogadores. A preferência no gol por Fábio por parte da torcida pode se justificar pelas oscilações de Marcos Felipe, apesar de ser bom goleiro. Outros fatores curiosos são as ausências de Yago Felipe e Fred, dos dois principais jogadores da temporada passada e ambos queridos pela torcida, principalmente o capitão.

Portanto, opções não vão faltar para Abel Braga neste novo elenco tricolor, seja nas peças ou nos possíveis sistemas. Caberá ao técnico transportar o repertório que se há na parte teórica para a parte prática e transformar o Fluminense num time equilibrado e capaz de desenvolver bem em todas as fases do jogo.

 

Siga-nos no Twitter para mais informações do Fluminense!

você pode gostar também