O Na Beira do Campo dá continuidade à Coluna Tática nesta semana. Desta vez, analisamos o Sub-20 do Sport, um dos principais destaques do Brasileirão na categoria. O Leão aparece na quarta colocação, com três vitórias em quatro jogos.
O que esperar da base? O Sport é uma das sensações do Brasileirão Sub-20. Com futuro promissor, a equipe já dá indícios de maturidade em campo sob o comando do ex-zagueiro César Lucena, campeão da Copa do Brasil de 2008 pelo Leão. A base tática inicial do time é um 4-3-3.
MARCAÇÃO ALTA E ZONAL
O Sub-20 do Sport costuma utilizar uma marcação alta, zonal, buscando dificultar a troca de passes do adversário, como aconteceu contra o América-MG, na vitória por 1 x 0, que levou o Leão ao topo da tabela. Na ocasião, o Leão pressionou a saída do Coelho já no campo de ataque.
Em situações defensivas, o time de C. Lucena se defende no 4-3-1-2, com um volante e um lateral fechando pelo lado em que o adversário ataca. Dessa forma, o Sport preenche bem as duas primeiras linhas e força o time rival a jogar pelas laterais, tendo mais chances de um desarme.
Quando sofre pressão da equipe rival, o Sport tende a se defender no 4-2-3-1 com linhas bem definidas, tática que vem dando ótimos resultados. Com três jogos disputados, o Leão é o dono da defesa menos vazada do Brasileirão Sub-20, com apenas um gol sofrido.
SAÍDA DE TRÊS
Mesmo com pouca idade, o time de César sai bem com a bola no pé da defesa ao ataque. Contra o América-MG, Túlio cobrou tiro de meta e Pedrão, Pedro Victor e Renzo iniciaram a saída de três já na grande área; há mais desafogo sem marcação-pressão, porém, na faixa central de campo.
BOLAS PARADAS
Na bola parada defensiva, que o Sport também vem se saindo bem. O time costuma se postar com oito homens dentro da grande área e um na sobra quando o adversário tem a oportunidade de cobrar escanteio.
Na bola parada ofensiva, o Sub-20 do Sport tende a colocar cinco ou mais homens na grande área, com um na sobra, e dois na cobrança. No frame abaixo, diante do Palmeiras, Mateusinho ficou próximo a bola, mas Gustavo cruzou.
PONTAS POR FORA
No esquema do time de César Lucena, os pontas e laterais costumam jogar por fora, dando amplitude para dificultar a marcação adversária. Foi o que aconteceu com Mateusinho, que fez linda jogada, também contra o Palmeiras, e quase marcou para o Sport.
A atuação contra o Palmeiras, na 2ª rodada, foi a “cereja do bolo” do Sub-20 do Sport no BR2020. Vitória merecida por 2 x 0, no Allianz Parque, com gols de Darnlley e Gustavo. No primeiro deles, com a zaga do Verdão desarrumada, Danrlley aproveitou o rebote e foi às redes.
O segundo gol contra o Palmeiras foi bem semelhante ao primeiro. Igor fez bela jogada pela direita e rolou para trás. Gustavo finalizou para grande defesa do goleiro do Palmeiras, e, no rebote, o mesmo Gustavo bateu firme e fez 2 x 0.
PRA FICAR DE OLHO
Além das qualidades táticas, o Sub-20 do Sport tem alguns bons destaques individuais. Um deles é o atacante Igor. No comando de ataque, ele é um típico camisa 9 que faz muito bem o pivô. Tem um bom domínio e finaliza bem de longa distância. Dessa forma, por pouco não ampliou para o Sport. Mateus Oliveira, porém, fez ótima defesa para evitar o gol leonino.
Já no meio-campo, Gustavo faz jus ao uso da camisa 10: tem uma boa visão de jogo e sabe dar progressão a posse de bola do Sport. No lance abaixo, lançou Mateusinho, que quase anotou mais um.
Ewerthon talvez seja o maior destaque do Sub-20, justamente pela experiência, com seis jogos disputados pelo time principal do Sport. Entre eles, está o está o clássico contra o Náutico, nos Aflitos, em fevereiro, pela Copa do Nordeste.
No jogo de estreia no Brasileirão Sub-20, diante da Chapecoense, o Sport também demonstrou uma marcação zonal, principalmente dentro da grande área. Com os jogadores bem posicionados, a equipe catarinense não conseguiu impor seu ritmo de jogo e acabou derrotada.
O único gol do jogo foi marcado pelo lateral-direito Ewerthon, o atleta mais experiente do Sub-20 do Sport. Mateusinho cobrou escanteio da direita e Ewerton subiu mais que a defesa da Chape para garantir a vitória leonina.
O Sub-20 do Sport chegou à quarta rodada com 100% de aproveitamento. A derrota por 1 x 0 para o Internacional, contudo, fez o Leão cair da primeira para a quarta colocação. Diante do Colorado, time rubro-negro sofreu seu primeiro e único gol na competição.
E aí, torcedor, gostou da análise feita? Me siga no Twitter para saber mais sobre os times do nordeste. E claro, não deixe de compartilhar com seus amigos.