Na última rodada das Eliminatórias da Copa (Europa), os sérvios entraram com uma missão quase impossível: vencer Portugal, de Cristiano Ronaldo, fora de casa. Assim, de virada, aos 45 minutos do 2º tempo, a Sérvia consolidou a vitória com gol de Mitrovic. Já na tabela geral, a campanha da seleção impressiona: no grupo A, os sérvios foram invictos na liderança de 20 pontos, com 6 vitórias e 2 empates.
Como funciona as Eliminatórias da Copa na Europa
A saber, as Eliminatórias do Continente Europeu segue uma linha diferente do que de costume. A princípio, são formados 10 grupos com 5 ou 6 seleções cada, e a partir daí cada país pode disputar o jogo com ida e volta. Depois disso, os 10 primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Copa do Mundo de 2022. Assim, os segundos colocados se enfrentam na repescagem, através de mata-mata. Por fim, dos confrontos de mata-mata sobrará apenas 3 seleções, que se juntarão às outras 10 já classificadas para a Copa do Mundo.
Dessa maneira, os países que foram classificados na fase de grupo são: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha.
Retrospecto da Sérvia em Copas do Mundo
Dentre as surpresas, ou “zebras”, na fase direta, está a Sérvia, que foi eliminada ainda na fase de grupos na Copa de 2018. Assim, com um aproveitamento abaixo do esperado, os sérvios enfrentaram Brasil, Suíça e Costa Rica pelo grupo E, e venceu apenas um jogo, contra a Seleção da Costa Rica.
Em 2014, o país europeu não conseguiu a vaga para a Copa no Brasil. Antes disso, na Copa da África, em 2010, a Sérvia também pontuou apenas em um jogo, contra a poderosa Alemanha, que disputava no grupo D.
A fim de curiosidade, em 2006, os sérvios dividiam território com Montenegro, e foi a Copa da Alemanha com a junção dos dois países, com a nomeação de Seleção Sérvia e Montenegro. Dessa maneira, os conflitos geopolíticos implicaram até mesmo na campanha da Copa, onde a Seleção não pontuou em nenhum dos três jogos. No mesmo ano, os dois países separaram seus territórios.
Por fim, entre 1930 (primeira Copa do Mundo, no Uruguai) e 1990, a Sérvia fazia parte da Iugoslávia, atualmente separada em: Bósnia, Croácia, Eslovénia, Macedônia, Montenegro, Kosovo e Sérvia, que é reconhecida pela FIFA como a sucessora oficial da Iugoslávia.
Principais jogadores
Mesmo pouco reconhecida, a Seleção da Sérvia possui jogadores qualificados e promete surpreender no Catar. Sendo assim, o Na Beira selecionou os principais jogadores do país para ficar de olho na Copa do Mundo:
- Dmitrovic (goleiro): Com 30 anos, o goleiro titular atua pelo Sevilla, da Espanha.
- Strahinja (zagueiro): Com 1,93m, o zagueiro da Sérvia atua pelo Mônaco, e com ajuda da altura tem um forte jogo áereo.
- Milinkovic-Savic (meia): Atuante pela Lazio, o meia sérvio marcou 7 gols na temporada atual, além de servir 8 assistências.
- Dusan Tadic (atacante): Com 33 anos, o experiente atacante é o número 10 do Ajax. Em 21/22, o sérvio marcou 7 gols em 22 jogos pelo clube, e serviu 14 assistências. Tadic é o capitão da Sérvia.
- Aleksander Mitrovic (centroavante): Responsável por gol no último minuto da classificação, o 9 da Sérvia joga pelo Fulham, da Inglaterra. Mesmo atuando na “segunda divisão”, o sérvio tem impressionantes 27 gols em 25 jogos.
- Vlahovic (atacante): Sensação na Itália, o mais novo jogador da Juventus é uma das promessas para a Copa.