Pela primeira vez depois de um bom tempo, o trio composto por Marta, Cristiane e Formiga, não figura entre as convocadas para o Seletivo Nacional. Marta se recupera de uma cirurgia no joelho e ainda deve demorar a voltar aos gramados. A meio-campista são-paulina, Formiga, se aposentou da amarelinha. Já a atacante do Santos não é chamada por Pia desde as Olímpiadas de Tóquio.
Dessa forma, a formação de um novo ciclo, com atletas mais jovens — sejam elas com passagens pela Europa ou não — e acostumadas com o jogo físico, tático e de pressão, mostra que, para a comissão técnica, se priorizam esses fatores. Claro que não se poderia praticar o futebol hoje sem as craques do passado — nem tão distante assim.
Nessa nova lista, divulgada segunda-feira (5), Pia escolheu 24 atletas para disputarem dois amistosos na Europa, contra Dinamarca e Suécia, que as prepararão para o objetivo final: a Copa América. Esse torneio entre seleções sul-americanas é muito importante já que as três melhores se classificam para Copa do Mundo 2023 — que será disputada na Austrália — e aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Lista de convocadas
Goleiras:
- Letícia Izidoro (Corinthians)
- Lorena (Grêmio)
- Luciana (Ferroviária)
Zagueiras:
- Rafaelle (Arsenal-ING)
- Taynara (Bayern de Munique-ALE)
- Kathellen (Inter de Milão-ITA)
- Antônia (atualmente, sem clube)
- Tamires (Corinthians)
- Fernanda Palermo (São Paulo)
- Letícia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE)
Meias:
- Ary (Palmeiras)
- Kerolin (North Carolina Courage-EUA)
- Duda Santos (Palmeiras)
- Luana (atualmente, sem clube)
- Angelina (OL Reign-EUA)
- Duda (Flamengo)
- Adriana (Corinthians)
- Duda Sampaio (Internacional) *
- Gabi Portilho (Corinthians)
Atacantes:
- Debinha (North Carolina Courage-EUA)
- Gabi Nunes (Madrid CFF-ESP)
- Geyse (atualmente, sem clube)
- Bia Zaneratto (Palmeiras)
- Gio Queiroz (Levante-ESP)
Lembrando que a meia-campista Duda Sampaio, que atua no Internacional de Porto Alegre, foi chamada somente para atuar nos amistosos. Isso porque a lista de disputa da competição na Colômbia só poderá ser preenchida por 23 atletas e, com a jogadora Colorada, seriam 24.