Eduard Atuesta: saiba tudo sobre o novo jogador do Verdão

Visando a fortificação do elenco, e a manutenção de Abel Ferreira no cargo, o Palmeiras foi às compras. Nesta terça-feira (14), o atual campeão da Libertadores anunciou a contratação de Eduard Atuesta. A aquisição custou  cerca de 3,7 milhões de dólares, por 70% dos direitos econômicos.

O colombiano, de 24 anos, atuava no Los Angeles FC, clube integrante da Major League Soccer (MLS), o campeonato estadunidense de futebol.  Seu nome já ventilava nos corredores da Academia de Futebol desde o início de 2021. No entanto, somente no fim do ano, enfim, foi comprado, com o aval da comissão técnica.

As características de Atuesta

Pelo Los Angeles, o jogador teve bons números. Em quatro temporadas – chegou em 2018 -, tornou-se o segundo maior garçom da história do clube, e o terceiro em vários quesitos: mais partidas (96); jogos como titular (84); minutos jogados (7.593) e finalizações a gol (137).

Na temporada 2021, em 24 jogos, segundos dados do Sofascore, o meia tocou, em média, por partida, 90 vezes na bola, pela MLS. Tal número destaca a procura pelo atleta durante as partidas. No entanto, ele está longe de ser um jogador restrito a uma única função.

Mapa de calor do Atuesta. (Foto: Sofascore).

Como demonstrado pelo mapa de calor, Atuesta predomina nas bolas paradas, principalmente nas cobranças de escanteio. Além dos mais, ocupa uma extensa área do campo, ajudando a construir, a partir de trás, participando de jogadas mais ofensivas. A propósito, seu protagonismo defensivo não o impede de finalizar, possuindo média de 1.8 por partida

Ligando os dois setores, desempenha, também o papel de volante organizador. Com facilidade, rompe as linhas verticalmente, graças a sua boa visão de jogo. Da mesma forma, destaca-se em passes na diagonal longa e na “janela”, encontrando, facilmente, espaços.

Uma das maneiras do colombiano ser inserido no time titular.
Aqui, outra forma de Eduard Atuesta ser inserido no time titular.

Veja mais nessa análise do Pedro Torres.

“Joga de terno”, relata ex-companheiro de time

Em entrevista ao site da ESPN, Danilo Silva, que atuou com Atuesta no LA FC, relata:

Atuesta tem um passe muito bom, uma colocação e uma visão de campo muito boas, além de uma percepção de jogo interessante. Ele é um cara que falo que joga de terno e faz o time andar.

O elogios do brasileiro, que já jogou pelo Internacional e São Paulo, não pararam por aí:

Na MLS, ele atuava mais como um segundo volante do que como meia e ajudava muito na marcação. Tem uma força grande e consegue fazer o box-to-box, joga o campo inteiro e chega para dar bons passes e deixar o pessoal na cara do gol.

Assim sendo, resta, aos palmeirenses, aguardar para vê-lo em campo. Logo no inicio da temporada 2022, o Alviverde disputa o Mundial de Clubes, contando com o apoio do colombiano.

Siga-nos no Twitter!

você pode gostar também