Após amargar longos 16 anos fora da Premier League, o Leeds United está de volta a elite do futebol inglês. Sobre o comando de Marcelo ‘El Loco’ Bielsa, o time de Yorkshire conta com um talento que serve de pilar no funcionamento das ideias de jogo da equipe, Kalvin Phillips.
Posicionamento em campo
A equipe de Bielsa, se posiciona em um 4-1-4-1, com Kalvin ocupando a função de meio-campista mais recuado, ficando logo a frente da linha de defesa. Phillips tem grande responsabilidade de se manter sempre bem posicionado já que joga bem próximo a defesa, o meia é importante seja na fase defensiva ou ofensiva.
O fato de jogar mais recuado, dá a Phillips a responsabilidade de proteger de perto a defesa de sua equipe, com uma leitura de jogo rápida, consegue se movimentar para ajudar na marcação e interceptar os adversários. Além da função de contenção, é Phillips o responsável por iniciar a construção das jogadas de sua equipe, seja com passes curtos ou lançamentos, sua habilidade de entrar nos espaços certos e distribuir a bola de forma eficaz o torna o ponto focal do Leeds ao iniciar as jogadas.
Papel na construção
A equipe comandada por Marcelo Bielsa costuma iniciar sua jogada saindo curto desde a defesa, nessas situações Kalvin Phillips tende a se posicionar entre os dois zagueiros, como um terceiro homem de defesa, fazendo com que os laterais tenham liberdade para subir e gerar superioridade no setor de meio-campo. Quando baixa para entre os zagueiros, Phillips busca distribuir a bola para o melhor companheiro possível, tentando sempre gerar avanço para sua equipe.
Outro ponto a se destacar, é como Phillips resiste a pressão dos adversários e consegue sair dela com qualidade, sempre que a bola chega aos pés do camisa 23, um adversário busca pressiona-lo tentando roubar a bola já em uma zona de perigo, porém graças ao bom físico, aliado a resistência, Phillips elimina a pressão e passa a bola para um companheiro em boas condições, caso não consiga tocar a bola se projeta para sofrer a falta.
Phillips tem na atual edição da Premier League, de 5.9 bolas longas por jogo o que equivale a 63%, em média o meia toca 76.6 vezes na bola, mostrando como o esférico passa pelo seu pé constantemente para que a equipe possa se movimentar no campo.
Equilíbrio no estilo de jogo
Kalvin Phillips é um meio-campista defensivo, com ótimos números no quesito, porém existe o rótulo que o meia defensivo, tende a ser aquele que só faz o jogo sujo, mata as jogadas e afim. Phillips foge desses estereótipos (atrasados demais por sinal) já que consegue aliar um bom senso defensivo com qualidade de jogo com a bola nos pés.
Com uma média de 1.7 interceptações por jogo, Kalvin mostra que é uma peça de equilíbrio para a defesa do Leeds, fora que é comum ver o meia fazendo pressão no jogador que está portando a bola, de acordo com dados do Footaball Reference, as médias de vezes que Phillips pressiona o portador da bola (por 90min) são: 9.48 na faixa central, 1.63 no ataque e 7.85 na faixa defensiva. Provando como o jogador funciona como o protetor da ultima linha da equipe.
Bom passador
Outro atributo a ser destacado no jogo de Phillips é quão bom passador ele é, além de ser bom com a bola, tem ótima visão e técnica. Bielsa exige que suas equipes contém com meio-campistas que sejam bons passadores, e Kalvin Phillips entrega essa exigência.
Como já falado anteriormente, Phillips tem um papel importante no início das jogadas de ataque, seja como um terceiro zagueiro ou meia. O camisa 23 possuí uma grande variedade de passes e pode encontrar um companheiro de equipe em qualquer lugar do campo.
Phillips funciona como o elo entre defesa – ataque, o smartmap abaixo mostra como seus passes se fazem presente quase que em toda a extensão do gramado, isso se dá devido a capacidade associativa do jovem. Quando está mais recuado e com a possa da bola, tenta movimentá-la seja com passes curtos, médios ou longos. Se a bola está com um companheiro, Phillips logo procura se aproximar da zona onde o esférico está para ser uma opção de passe
Sua visão de jogo permite que frequentemente ele busque passes longos para companheiros que estejam atacando a profundidade como Patrick Bamford ou Raphinha.
Defensor de alto nível
Não séria possível analisar Kalvin Phillips, sem falar da sua capacidade defensiva aguçada. Mesmo atuando em uma equipe que busca sempre propor o jogo, Phillips consegue ser um destaque positivo na defesa, como já ressaltado acima, o jovem tem bons números em estatísticas defensiva, mesmo que sua equipe não passe a maior parte do tempo sendo atacada.
El Loco também gosta que suas equipes sejam rápidas na recuperação da bola e peguem os rivais desorganizados, é ai que Phillips entra como peça chave, o camisa 23 tem uma boa leitura de linhas de passe aliando isso a sua explosão física, busca roubar a bola e para partir rumo a meta adversária.
Kalvin também busca constantemente ocupar o espaço antes do seu oponente, mesmo quando sua equipe está em organização defensiva, o meia tenta antecipar o movimento do jogador que está sob sua marcação, para que ele seja uma opção a menos. Ainda falando de seus atributos defensivos, ele procura perseguir seus adversários e induzi-los para os lados do campo, facilitando um desarme ou uma chegada de ajuda defensiva.
Phillips é um colosso defensivo e mostra isso jogo após jogo, sua presença é um alívio para seus companheiros.
Conclusão
Kalvin Phillips é um jogador de 25 anos, que mostra ferramentas e um jogo que deve credenciá-lo para se juntar a equipes de maior calibre, fato é que sendo peça chave no título da Championship e na atual campanha (12º lugar) na Premier League, o Leeds tenha bastante dificuldade de manter o jovem formado nas categorias de base da equipe, para a próxima temporada.
Tendo qualidades defensivas e ofensivas notáveis, Phillips é um jogador moderno e que entrega aquilo que o futebol praticado atualmente exige, inteligente, participativo, bom físico. Vale a pena acompanhar!