O Arsenal passou por um período conturbado na sua história recente. O ex-treinador Unay Emery não conseguiu manter e evoluir o projeto de restruturação do clube londrino, que possuía grandes problemas, sendo um deles a defesa. Tierney chegou no primeiro momento como mais uma opção para a lateral esquerda, visto que o Kolasinac não vinha fazendo grandes exibições com a camisa dos gunners.
Quando Arteta chegou ao Arsenal, enxergou em Tierney a possibilidade de utilizar o defender tanto como lateral, como um zagueiro em uma linha de três. Como zagueiro, Tierney atua pelo lado esquerdo, onde é explorado sua velocidade e agressividade. Sem a bola, ele fica mais próximo ao zagueiro central, que na maioria das vezes é o David Luiz. As razões para ficar mais próximo do zagueiro central é a falta de agilidade dos defensores do Arsenal, que muitas vezes saem da posição para dar o bote no atacante adversário, e cobrir os espaços, deixando o ala pela esquerda cuidar da amplitude. Com a bola o esquema do Arsenal varia e Tierney passa atuar como um lateral esquerdo que chega até linha de fundo e constrói jogadas. É um zagueiro importante pensando em atacantes rápidos como Jamie Vardy e Werner.
Atuando na Lateral, sua posição de origem, Tierney demonstra características positivas para o esquema do técnico espanhol. É um jogador ofensivo, que chega com facilidade na zona defensiva adversária com dribles e tem um bom aproveitamento defensivo. Ele fornece a amplitude, liberdade para subir ao ataque e voltar para compor a linha defensiva. Uma das jogadas que se repete nas partidas do Arsenal é a combinação do escocês com o atacante Aubameyang, vezes atacando o espaço ocupado pelo atacante ou buscando o atacante com passes. Pelos lados os adversários sofrem para marcar o Tierney, pois está acompanhado do Saka ou Ainsley Maitland-Niles, que oferecem um perigo a mais e tem de dobrar a marcação.
No geral, Tierney ainda promete muito aos torcedores do Arsenal. É um defensor jovem e a cada partida apresenta um desempenho notável, podendo se tornar o melhor lateral da liga. A possibilidade de atuar em mais de uma posição agrega cada vez mais ao Arsenal, tornando o preço pago cada vez mais “barato”.