Lincoln, o Comandante da Armada Açoriana

Lincoln é um dos destaques desta Liga NOS 2021/2022, arrecadando 5 golos e 6 assistências e sendo o principal foco criativo da equipa do Clube Desportivo de Santa Clara, de São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores.

Percurso

Ele começou o seu percurso de formação no Grêmio, juntamente com Jean Pyerre, mais um jovem gaúcho de grande qualidade, com quem partilhou balneário durante vários anos na base do tricolor.

Percorreram todos os escalões de formação desde juntos desde 2015 e nesse mesmo ano, chamou a atenção a Felipão e foi chamado a competir no professional e fez a sua estreia com a camisa do Grêmio no Campeonato Gaúcho frente ao União Frederiquense.

Lincoln e Jean Pyerre(Foto: Rodrigo Fatturi/Divulgação Grêmio)
(Foto: Rodrigo Fatturi/Divulgação Grêmio)

Lincoln desde cedo foi um evidente talento. Demonstrava uma facilidade de ler o jogo e uma qualidade técnica fora do normal para um jovem de 16 anos, e havia muita expectativa para saber o que o futuro reservava ao gaúcho.

No entanto, em 2017, e de forma surpreendente diga-se, Lincoln é emprestado aos turcos do Caykur Rizespor da 2ª Liga Turca. Foi utilizado com regularidade, rubricou 3 golos, 2 assistências e o clube acabou campeão e garantiu a subida à 1ª Liga Turca.

Apesar dessa boa temporada na Turquia, o clube não avançou para a sua contratação e acabou voltando para Porto Alegre. Seguiu-se um empréstimo sem sucesso ao América-MG em 2018, onde marcou presença em apenas 3 jogos e na temporada 19/20 transferiu-se em definitivo para o CD Santa Clara em Portugal, clube que já disputava a Liga NOS.

Vida em São Miguel

O Santa Clara deu a Lincoln a única coisa que ele precisava: continuidade e confiança. Nestas últimas 3 temporadas Lincoln completou um total de 97 jogos (!), onde ja conta com 7 golos e 18 assistências, e é uma das peças mais importantes do plantel juntamente com Hidemasa Morita, internacional nipónico ex-Kawasaki Frontale.

Esta primeira temporada é, no entanto, marcada por alguns problemas de atitude do jovem brasileiro, falta de empenho e foco, como ele próprio admitiu aos meios de comunicação social locais nesta altura.

Nos primeiros meses da equipa de S.Miguel, às ordens do técnico João Henriques, Lincoln era mais utilizado como um ‘10′, ou por vezes como um extremo invertido vindo da ala direita para o centro, fazendo uso do seu pé esquerdo e da sua capacidade de criar perigo na zona mais central do ataque, tentando o último passe ou mesmo almejar a baliza. A sua falta de explosividade fazia pensar que podia haver uma outra posição onde o canarinho pudesse render mais.

Renascimento em 21/22

Em 2021, Daniel Ramos, na altura o novo técnico do Santa Clara entendeu isso mesmo, adoptou um meio campo a 3 e puxou Lincoln para a meia esquerda desse meio campo. Foi a decisão certa na altura certa.

O Santa Clara alinhava num 4-2-3-1, que em posse, se desdobrava numa variação de 3-4-3 e 3-5-2, com Mansur a fechar dentro e a formar uma linha de 3 defesas-centrais e Rafael Ramos/Sagna a projectarem-se na ala direita dando largura e profundidade a este sistema.
Lincoln começou pisando terrenos mais recuados e funcionava como um terceiro médio, ajudando na construção do movimento ofensivo, a sua visão de jogo e capacidade de passe longo são recursos que complementam o árduo trabalho e inteligência posicional de Morita no centro do terreno e dão à equipa de S.Miguel um leque abrangente de formas de ferir a sua oposição.


Para além de todos estes recursos técnicos, Lincoln é também um exímio batedor de bolas paradas e o Santa Clara depende bastante desta capacidade do brasileiro. Tem a técnica para bater a bola para zonas de muito perigo e de forma muito tensa, quer em cantos ou livres indirectos e com isso, cria perigo para os defesas e para o guarda-redes adversário, que têm muitas dificuldades em abordar este tipo de lances. É também muito perigoso em livres directos frontais, com capacidade de colocar muita força e colocação no remate.

Nesta temporada de 2021/22, Lincoln é um dos jogadores sub-23 com maior destaque na Liga NOS (excluindo jogadores dos 3 grandes, FC Porto, SL Benfica e Sporting CP), mas isto apenas surpreende quem não tem estado atento ao talento do jogador gaúcho.

 

Siga-nos no Twitter!

Leia também: Com Gustavo Gomez, Palmeiras se prepara para último jogo antes do Mundial

 
você pode gostar também