Marcel Sabitzer, o coração austríaco do Leipzig

Posicionamento e movimentações constantes

Em primeiro lugar cabe ressaltar uma das qualidades de Sabitzer, a capacidade de atuar em posições variadas, partindo majoritariamente do lado direito, o capitão da equipe alemã, atua tanto como um ponta pela direta, como já foi visto ocupando o meio campo central, mas sempre com maior participação no extremo direito do campo.

Analisando o mapa de calor do austríaco na temporada 19-20 da Bundesliga, notasse uma forte presença no lado direito do campo, com o objetivo de dar largura ao time, porém também percebesse o deslocamento frequente para o centro da cancha. 

O jogador de 26 anos não fica permanentemente na mesma posição durante os jogos, geralmente gosta de se mover nas entrelinhas e sempre procura espaços livres para ser uma opção de passe para seus companheiros.

Uma vez que o Leipzig figura entre os favoritos à conquista da Bundesliga, é frequente que o time de Nagelsmann domine as ações do jogo. Considerando isso, Sabitzer da indícios de como é um motor do time, já que se move entre as linhas e tende a não explorar apenas uma determinada posição, os movimentos do camisa 7 são muito importantes para a progressão de sua equipe em campo.

Movimentação para pressionar

Todavia, o Leipzig costuma pressionar os adversários muito alto, o austríaco é muito importante para a sua equipe quando o adversário está com a posse de bola. Ele e Emil Forsberg geralmente trocam de lado na iminência de construir uma linha de quatro homens com os dois atacantes na frente.

A partir da construção de uma primeira linha com quatro jogadores frente a defesa adversária, a equipe alemã induz toques curtos e é ai que Sabitzer entra em ação, com um senso para pressionar bem aguçado, ele parte em direção aos adversários para roubar a bola ou induzir que o portador do esférico a entregue ao RB Leipzig.

Assim como podemos notar em algumas médias do meia na temporada passada, o papel defensivo dele na equipe: Disputas de bola vencidas 3.7 (50%), duelos no chão ganhos 3.0 (49%).

Organização da equipe através do passe

Marcel é um autêntico meia organizador, seja com movimentos que gerem espaços, seja com a bola nos pés. Ao se juntar a equipe de Leipzig, o camisa 7 melhorou sua visão de jogo, fazendo com que ele seja a engrenagem que faz o sistema rodar. Com uma excelente capacidade de encontrar seus companheiros em posição para finalizar ou progredir em campo adversário.

Contudo, o jogador de 26 anos costuma receber a bola em uma faixa mais alta do campo e tenta criar oportunidades de gol a partir daí com passos verticais. Diante disso, é lógico que sua taxa de sucesso talvez não seja tão alta.

Mesmo atuando nos lados do campo, Sabitzer não costuma fazer muitos cruzamentos no alto, geralmente usa de lançamentos rasteiros para encontrar companheiros que se desmarcam atrás das linhas adversárias.

Os números da temporada passada, reforçam como o camisa 7 é o coração do sistema de Nagelsmann. Foram 7 assistências por jogo, além de médias de 1.8 passes decisivos por partida, 21.6 (70%) passes no meio campo adversário e 2.4 (63%) de acerto nas bolas longas.

Driblar e acelerar

A princípio em sua passagem por Rapid Viena e RB Salzburg, Marcel se destacou por ter um bom drible e também por ter um ritmo de jogo excepcional. Com sua aterrisagem na Alemanha, ele desenvolveu mais ainda essas funções.

Todavia, o austríaco deixou de ser um jogador mais driblador no Leipzig, para se concentrar mais na função de organizar. Porém o meia, usa de maneira bastante consciente o drible, para criar chances claras de ataque, raramente Sabitzer é visto driblando em zonas que não vá ter efetividade.

A velocidade do capitão é outra arma letal em seu jogo, frequentemente usa dá mesma para jogadas de 1-2 com seus companheiros. Também tem uma qualidade notável em conduzir a bola enquanto corre em direção a meta adversária.

Sabitzer também sabe muito como controlar o tempo e espaço das jogadas usando seu corpo, por muitas vezes esconde a bola dos rivais usando seu corpo e depois parte em velocidade ou acha companheiros bem posicionados através do passe. No entanto, ele também costuma combinar sua velocidade com sua visão e movimentos inteligentes para encontrar espaços livres no campo e ocupá-los.

Ameaça ofensiva

Assim como é uma ótima peça no quesito organização da equipe e circulação da bola, Sabitzer também é uma arma ofensiva da equipe. Nas últimas temporadas a equipe contava com a presença de Timo Werner que se transferiu ao Chelsea.  Mesmo com a presença do alemão, Sabitzer era participativo e perigoso nos arremates a gol.

Na temporada passada, marcou 9 gols no campeonato alemão em uma média de 1.7 arremates a gol. Contudo o perigo do meia se dá a uma junção de fatores em seu jogo, como já citado acima a inteligência dos movimentos é uma delas, porém Sabitzer finaliza com ambos os pés (preferencialmente com o direito). Ao mesmo tempo, Marcel é um dos responsáveis pelas bolas paradas do RB Leipzig, fazendo com que tenha um volume maior de participação em jogadas de conclusão ao gol.

Conclusão

Marcel Sabitzer é um jogador que atende tudo o que o momento atual do futebol exige, técnica, agilidade, aptidão física e versatilidade. O papel do jogador na equipe é essencial, é ele o coração do time e o jogo se faz através dele.

Nagelsmann gosta que a sua equipa utilize uma pressão alta que Sabitzer já conhece desde o seu tempo no RB Salzburg. Seus movimentos em espaços livres e flexibilidade ajuda sua equipe a quebrar as defesas adversárias. E é esse repertório aguçado que faz o jogador ser uma das principais peças do cenário atual do futebol.

Resta acompanhar mais de perto as atuações do meia e se deliciar com um bom futebol. Até a próxima quarta-feira e me sigam nas redes sociais.

você pode gostar também