A fábrica argentina da bola tem produzido uma safra de excelentes jogadores jovens nos últimos anos. Alguns deles se encontram dentro do cenário argentino como é o caso de Martín Payero, meia de 22 anos do Banfield que chamou muita atenção durante os jogos do Banfield na Copa Diego Armando Maradona, o último Campeonato Argentino. Payero em sua terceira temporada alcançou números expressivos e excelentes atuações, levando o time de Buenos Aires à final do Campeonato Argentino, tendo sua participação com um dos fatores chave para que o Banfield alcançasse tal feito.
Posicionamento em campo
Payero atua como um meia-atacante podendo cair pelo lado direito do campo, jogando mais aberto, e às vezes podendo cobrir o lado esquerdo também, sendo um jogador de muita movimentação,, dando um comando no setor do meio-campo.
Nesta temporada, Payero ocupou muito mais o setor direito do campo, diferentemente da temporada 19/20, quando ele atuava pelo Talleres de Córdoba, marcando presença por todos os lados do campo praticamente, ainda que não se movimentasse de forma tão intensa a ponto de transformar em números. No 4-2-3-1 de Alexander Medina, Payero chegou a atuar como volante, e em um destes jogos atuando na posição, marcou o seu único gol com a camisa da equipe cordobesa.
Olhando os gráficos, nota-se que Payero apesar de ser um meio-campista central, pode tranquilamente fazer uma função de um meia-direita, podendo atuar por dentro e liberar espaço para o avanço de um lateral.
Números
Payero teve na temporada 20/21 os melhores números, visto que finalmente, o meia ganhou mais tempo de jogo com a camisa do Banfield, podendo assim, mostrar de sua capacidade e se destacar no campeonato. Em comparação à temporada. Os números ilustram muito a evolução de Martin Payero ao longo das últimas três temporadas.
2017/18
Payero passou longe de ser titular na primeira temporada pelo Banfield. Na verdade, o meia chegou ao clube no meio da temporada. Com 19 anos, Payero só fez 4 jogos e não marcou nenhum gol, e não deu nenhuma assistência.
- Jogos: 4
- Jogos de titular: 1
- Gols: 0
- Assistências: 0
- Minutos por Jogo: 31
- Toques na bola: 19.8 por jogo
- Precisão nos passes: 81%
- Grandes chances criadas: 0
- Passes decisivos: 0
2018/19
Payero teve mais tempo de jogo, ainda assim, não conseguiu melhorar seus números no que se refere a gols e assistências.
- Jogos: 10
- Jogos de titular: 10
- Minutos por jogo: 78
- Gols: 0
- Assistências: 0
- Toques na bola: 46,6 por jogo
- Precisão nos passes: 76%
- Grandes chances criadas: 1
- Passes decisivos por jogo: 1,7
2019/20
Payero foi emprestado ao Talleres de Córdoba, onde teve mais tempo de jogo, mas ainda assim, os números não tiveram um aumento significativo. Em compensação, marcou seu único gol na temporada, contra o Newell´s
- Jogos: 17
- Jogos de titular: 1
- Minutos por jogo: 20
- Gols: 1
- Assistências: 0
- Toques na bola por jogo: 17,9
- Precisão nos passes: 79%
- Grandes chances criadas: 1
- Passes decisivos por jogo: 0,6
2020/21
A temporada 20/21 foi um verdadeiro divisor de águas na carreira de Payero, que alcançou seus números mais expressivos em sua quarta temporada como profissional. As participações de Payero se tornaram cruciais para que o Banfield chegasse à grande final da Copa Diego Armando Maradona (que equivale ao campeonato Argentino de 2020/21). O meia, inclusive foi om líder em assistências na competição, se consolidando como um dos melhores jogadores da competição, tendo também, uma das melhores classificações médias de atuação do campeonato.
- Jogos: 11
- Jogos de titular: 11
- Minutos por jogo: 81
- Gols: 1
- Assistências: 7
- Toques na bola. 55,7
- Precisão nos passes: 73%
- Grandes chances criadas 4
- Passes decisivos por jogo: 2.7
Payero apresentou um crescimento absurdo em um campeonato de tiro curto. O meia conseguiu finalmente alcançar um destaque correspondente ao seu potencial, consolidando-se como um dos melhores jogadores na posição no cenário argentino. É possível que já possa despertar interesses de clubes maiores ou até mesmo de clubes de fora da Argentina. A temporada do futebol argentino está parada desde o fim da Copa Diego Armando Maradona, na última semana., e só retornará em fevereiro com uma outra edição de um torneio igual ao anterior e que ainda ocorrerá também no segundo semestre, após a Copa América. Até fevereiro pelo menos cabe a nós esperar para que possamos ver se Payero será consistente para seguir despontando no cenário do futebol argentino.