Atual semifinalista da UEFA Champions League, o último vice-campeão da UCL, três títulos da Ligue 1 e duas taças da Copa da França. Sobretudo do ponta de vista do cenário continental, imaginar um Paris Saint-Germain alcançando esses resultados sem Kylian Mbappé em seu elenco me parece difícil. Sem Neymar Júnior, projetar isso é ainda mais complicado. Sem os dois, então, é impossível.
A parceria Neymar/Mbappé é fundamental para o clube parisiense. Futebolistas de altíssimo nível, eles formam uma das melhores e mais letais duplas do futebol mundial. Uma inédita conquista da tão sonhada UEFA Champions League pelo PSG passa muito pelos pés dessa dupla, que são as principais referências de um Paris Saint-Germain cada vez mais forte em busca da taça da maior competição de clubes do mundo.
Kylian Mbappé é extremamente talentoso, já mostra ter um alto poder de decisão mesmo sendo tão jovem e tem um potencial absurdo. Mas Neymar é um gênio, é fantástico, capaz de realizar magias com a bola no pé e dono de um futebol digno de o tornar um dos maiores da história recente do futebol.
Há quem diga que o PSG teria a mesma potência caso um deles não estivesse no elenco atual. Mas procuro ir em outra direção. Trato de ressaltar que ambos têm o seu grau de importância nessas conquistas recentes do clube e nas que ainda podem vir.
Há quem prefira rivalizá-los. Eu não, no entanto. Escolho ir por um caminho que os trata como complementares, de que um complementa a melhor versão do outro. Neymar é um melhor jogador quando Mbappé está em campo e, principalmente, Mbappé é um melhor jogador quando Neymar está em campo.
Comprovando com estatísticas
Que Neymar Jr. e Mbappé formam uma parceria fantástica, todos sabem. Mas é hora de provar isso com números. Segundo a Opta, empresa especializada em estatísticas do futebol, nenhuma outra dupla marcou tantos gols combinados na Champions League quanto a do PSG desde 2017/2018 (quando aconteceu a união deles no clube parisiense): 10 no total.
Considerando apenas o recorte da Liga dos Campeões, os 10 gols com a parceria de Mbappé tornam o francês a melhor dupla de Neymar na UCL em gols combinados, em média. Com Lionel Messi, o brasileiro chegou a essa marca de 10 gols combinados em 33 jogos, já com o atual camisa 7 do PSG, esse número foi igualado em 25 partidas.
De acordo com um levantamento do staff do Neymar, Mbappé é o jogador que mais recebeu assistências de Neymar no PSG: 19 ao todo. E o francês também é o que mais deu passes decisivos para o brasileiro: 13 no total.
Todas as informações completas estão no Mbappé é o melhor parceiro de Neymar em gols na Champions
Neymar e Mbappé: talentosos e, acima de tudo, complementares
Kylian Mbappé, como dito, tem um talento enorme. Dentro disso, a sua principal característica é atacar a profundidade. Talvez o francês seja a maior ameaça do futebol mundial atacando as costas da última linha de defesa dos adversários. Somado a sua altíssima velocidade com uma inteligência descomunal para ler os espaços, o posicionamento do adversário e o posicionamento dele para acelerar no timing correto, Mbappé é simplesmente um absurdo atacando os espaços.
Neymar, por sua vez, é fantástico atuando como um enganche, ou meia-atacante, no PSG. Além de continuar desequilibrando nos dribles, nas jogadas individuais, o brasileiro está cada vez melhor na tomada de decisão e execução do último passe. Basta ver o tanto de vezes que Neymar deixa os companheiros de equipe cara a cara com os goleiros nas partidas. Ademais, o camisa 10 do clube parisiense é um dos melhores do mundo conduzindo e lançando contragolpes.
É por essas características que o francês e o brasileiro são tão complementares. Tendo o Neymar para lançá-lo, Mbappé faz mais estragos na defesa adversária. Tendo o Mbappé como o alvo de seus últimos passes, Neymar é ainda melhor lançando. Por isso, um complementa a melhor versão do outro.
Quer ter outros conteúdos da página? Acesse Antony Santos, o jovem brasileiro que já brilha em solo europeu e Tuta, uma revelação frankfurtiana
Quer saber tudo sobre futebol em tempo real? Siga-nos no Twitter.