Conhecendo o contexto
O Norte da África, é formado por: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão, Sudão do Sul e Tunísia. Uma região que após a idade média foi controlado pelo Império Otomano, entretanto após o século XIX a região norte da África passou a ser colonizada por pelo Império colonial francês, pelo Império Britânico, Espanha e Itália.
Essa influência de colonizações é algo que seja repelido ainda (mesmo depois de tantos anos) no estilo de jogo de alguns dos jogadores que iremos traçar um paralelo nesse texto. Principalmente três deles que tiveram um pouco da influência cultural francesa, no que diz respeito ao repertório de jogo.
O jogo de rua
Assim como em países sul-americanos, os árabes tem muito influência do futebol de rua, aquele onde as crianças além de terem como rivais seus amigos, precisam ser altamente inventivos para burlar os percalços dos campos improvisados nas ruas. Entretanto a França, também tem muito do futebol de rua espalhado por suas cidades, onde os principais artistas são os imigrantes, principalmente os vindos do continente africano, que nutrem em seus corações a paixão pelo futebol.
Hakim Ziyech (Marrocos), Riyad Mahrez (Argélia) e Said Benrahma (Argélia) são três atletas com um jogo bastante pautado no drible, na capacidade inventiva em espaço curto, algo que se nota em jogadores que passaram antes da formação de base, pela experiência do jogo de rua.
Entretanto Mohamed Salah (Egito), é um jogador com um 1×1 aguçado, mas que também consegue se desvencilhar através de movimentações rápidas, inteligência no desmarque, outra característica forte no futebol de rua, afinal existe uma grande diferença de idade nos jogos pelas ruas do mundo, o que faz com que jogadores mais franzinos precisem se movimentar mais rápido e de maneira inteligente para evitar o embate físico com os garotos mais velhos.
Hakim Ziyech
Marroquino, 27 anos, porém nasceu em Dronten na Holanda, tendo atuado nas divisões de base seleção holandesa até o sub-19.
Apesar de ter crescido em solo europeu, Ziyech tem características similares aos outros três atletas que serão citados ao decorrer do texto. Seja no estilo de jogo até no tipo físico dos atletas.
Hakim, atualmente no Chelsea, tem 1,80cm e 70kg, com um físico bastante esguio o camisa 22 é um jogador muito inteligente e com uma capacidade de criar espaço mesmo que esteja bastante marcado através de dribles que remetem aos atletas de freestyle. O marroquino recebeu no Ajax a alcunha de “Mago”, devido a criatividade nos dribles e passes.
Ziyech mesmo tendo crescido longe do Marrocos, dá mostras do estilo característico dos meias/atacantes do Norte da África, passes sempre arriscados, velocidade em condução e um drible capaz de gerar grandes chances a sua equipe.
Riyad Mahrez
Nascido em Sarcelles na França, Mahrez carrega a essência do jogo de futebol urbano em seu repertório, com seus 1,79 e 67kg, o argelino é um jogador que abusa da velocidade e dos dribles curtos (assim como todos os outros atletas citados no texto). Mahrez ainda se destaca por ser um jogador que marca uma boa quantidade de gols mesmo não sendo centroavante.
Referencia técnica da seleção argelina, o atleta do Manchester City, é bastante acionado em lances de 1×1 na equipe de Guardiola. Na temporada 2015/16 quando foi campeão da Premier League com o Leicester, Mahrez anotou 17 gols e contribuiu com 11 assistências, além de ter uma média de 3.5 (56%) dribles certos por partida.
Mahrez e Ziyech tem algumas características em comum, principalmente o fato de ambos atuarem pelo lado direito e a capacidade inventiva aguçada.
Said Benrahma
1,72cm, 67kg, 25 anos. Nascido em Ain Temouchent no noroeste da Argélia, Said Benhrama fez bastante sucesso atuando pelo Brentford na Championship e foi contratado pelo West Ham na atual temporada.
Benhrama não foge do estilo característico dos seus vizinhos, um jogador de porte físico médio, mas com velocidade, drible e visão de jogo aguçada. O meia que geralmente costuma atuar partindo da esquerda para o centro do campo, é um driblador de elite, tendo acumulado média de 3.1 (55%) na temporada 19/20 da segundona inglesa.
Presente na seleção argelina, Said é mais um com fortes marcas do jogo desenvolvido nas ruas, sem medo de adversários mais fortes, velocidade com bola e criatividade infinita. Apesar de atuar do outro lado do campo em comparação com Ziyech ou Mahrez, seus estilos comungam de um mesmo princípio: Driblar para gerar espaço.
Seu senso de passe também é uma característica que chama atenção, em 19/20 deu 8 assistências atuando pelo Brentford, com médias de 2.1 passes decisivos por jogo e 1.6 (47%) lançamentos certeiros.
Mohamed Salah
Natural de Nagrig no Egito, Mohamed Salah é o faraó da Premier League, empilhando gols e boas atuações na elite inglesa, o egípcio é um fenômeno em seu país de origem e adorado por milhares.
Falando do aspecto de seu jogo, Salah é um atleta que se destaca pela velocidade com que se dirige ao gol rival, seja com ou sem bola. Através do drible, o camisa 11 do Liverpool também tende a ser altamente letal.
Assim como Riyad Mahrez e Hakim Ziyech, Mo Salah costuma atuar pelo flanco direito do campo, mas com total liberdade de se movimentar no campo de ataque.
Mesmo com seus 1,75cm e 71kg, atuando em uma liga de alto vigor físico como a PL, o egípcio se impõem devido as dádivas de seu jogo, que podemos notar que estão presentes em seus correligionários já citados nesse texto. Na atual temporada já são 13 gols e 3 assistências para o “faraó” da terra dos Beatles.
O fator sociocultural
A conclusão que se chega ao vermos as pequenas análises dos quatro jogadores, oriundos da mesma região e que concidentemente atuam na mesma liga, é de que o fato da origem do atleta, mesmo que apenas familiar é um tanto quanto influente em seu estilo de jogo.
Os quatro atletas, de idades diferentes, porém de biótipo e características de jogo similares, são formados culturalmente em uma mesma região. Mesmo com todas as particularidades que todos os jogadores de futebol reúnem, foi possível notar que aqueles que tem raízes em uma mesma localização (geograficamente) falando acabam refletindo em campo a regionalidade presente em suas personalidades.