Falando do RB Salzburg, nos últimos anos a “célula” austríaca da franquia tem produzido excelentes nomes para o futebol mundial. Nomes como: Sadio Mané, Dayot Upamecano, Naby Keita e Erling Braut Håaland e mais recentemente Dominik Szoboszlai, são alguns dos que se desenvolveram no Salzburg e deram o salto para outros times do futebol no Velho Continente.
No texto dessa semana, falaremos de Patson Daka, que deve ser a nova revelação a ser desenvolvida e vendida pela franquia.
Posição
Iniciando a análise vale destacar onde o camisa 20 do RB Sazlburg atua, o jovem de 22 anos joga como um centroavante, com muita presença na área, mas com liberdade e qualidade para se movimentar fora dela.
Combinando físico, velocidade e ritmo Patson Daka tende a atacar bastante as costas dos zagueiros, sendo assim é um centroavante que tem bastante mobilidade e pode atuar bem seja dentro da área ou fora dela.
Faro de artilheiro
O que faz a vida de um atacante são gols, e isso Daka entrega com maestria, na atual temporada da Bundesliga Austríaca ele já tem 8 gols em oito jogos (sendo titular em 6).
Atuando bem com os dois pés, Patson marcou 24 gols no campeonato nacional em 2019/20, mostrando mais uma vez que o zambiano é capaz de entregar muitos gols a sua equipe. Fato é que a maioria dos gols de Daka são marcados dentro da área, só prova como ele é um atleta perigoso.
Na frente do gol, Daka é bastante perspicaz e tem movimentos muito rápidos o que acaba dificultando seus marcadores, uma marca registrada do jogo do atleta é a capacidade de obter alguns metros de vantagem já no primeiro toque na bola, sendo assim no segundo toque ele tem vantagem para finalizar com tranquilidade.
Patson também tem um desmarque muito bom, por várias vezes se descola de seus marcadores e chega com chances de finalizar cara a cara com o goleiro, e frente a frente dificulta a vida do goleiro devido ao fato de ser um finalizador ambidestro. Suas corridas para se desmarcar são sempre oportunas o que mostra como o zambiano é um atleta inteligente.
O oportunismo do atacante é mais um ponto de destaque em seu jogo, quase sempre se mantém ligado na partida e chega nos rebotes após finalizações de seus companheiros, um verdadeiro farejador de gols.
Movimentações inteligentes sem a bola
O faro de gols de Patson Daka é inegável, entretanto o que explica ele são suas movimentações sem bola, quase sempre buscando o espaço vazio, Daka se movimenta muito rápido para essa brecha dos adversários. Ele faz isso pensando em duas situações de jogo, primeiro para ser uma opção de passe às costas da defesa adversária ou então para abrir espaço para que seus companheiros se movimentem em campo rival.
Com criadores de jogada ao seu lado como: Dominik Szoboszlai, Daka costuma se movimentar em corridas diagonais para receber essa bola no “ponto futuro” atrás dos defensores. Em uma liga onde o Sazlburg constantemente se vê obrigado a ser quem propõem o jogo, as movimentações de Daka para gerar espaço são parte importante na tática do time comandado por Jesse Marsch.
Outro aspecto crucial do movimento de Patson é seu instinto de tentar quebrar a linha assim que o Red Bull Salzburg recupera a posse de bola.
Ritmo e força para pressionar
Como o futebol atual exige que atacantes façam parte das ações defensivas da equipe, Patson Daka não foge dessas exigências, além de usar seus atributos físicos para atacar também contribui defensivamente.
Com uma potência física de bom nível, uma noção clara de como controlar seu ritmo de jogo, o centroavante do RB Salzburg é peça chave nas jogadas de pressão defensiva de sua equipe. Geralmente Daka arrisca conduções em velocidade visando o gol, quando perde a posse da bola, rapidamente consegue mudar seu pensamento para um foco defensivo e já corre para pressionar o portador da bola. Quando isso ocorre, o time do Salzburg tem uma margem de tempo/espaço para acompanhar o zambiano e arrastar a linha defensiva rival para trás.
Ofensivamente, o zambiano tenta sempre se projetar para corridas contra seus rivais, utilizando sua velocidade ele consegue largar na frente dos defensores e ficar em boas condições com a bola, seja para finalizar ou para tocar para seus companheiros.
Daka também usa deu seus 1,83cm para sustentar a bola em jogo direto, quando domina consegue proteger a bola do defensor e passar a bola para seus companheiros que estejam vindo de frente para ele.
Jogo pronto? Mudança de ares necessária?
O jogo de Patson Daka não mostra nenhuma falha mais grave que seja necessária ser ressaltada nesse texto, porém será que uma mudança para uma liga mais competitiva não fosse necessária para terminar o processo de desenvolvimento e testar suas qualidades.
O RB Salzburg domina a Bundesliga Austríaca e talvez isso possa ser um argumento para alguns de que essa dominância esconda potências falhas no jogo de Daka, sendo assim uma mudança de ambiente possa ser um teste e tanto para o repertório do jovem zambiano.
Conclusão
Patson Daka tem tudo para ser o próximo jogador da franquia RB a render uma boa grana e fazer barulho na janela de transferências. Com um jogo bastante efetivo, sendo um autêntico goleador, Daka parece ter reservado um ótimo futuro no futebol. A análise buscou apontar algumas das características de seu jogo, como movimentos rápidos, ritmo e etc. Vale acompanhar e ver para onde Patson Daka levara seu talento e como será fora do ambiente altamente confortável para si que é o futebol austríaco.