Um dos principais países no mundo do futebol é a Itália, que conta com uma seleção tetracampeã de Copas do Mundo e equipe gigantes, como a Inter, Milan, Juventus, Roma, Napoli e Lazio. Porém, o futebol em solo italiano é chamado de Calcio, um nome um pouco fora do convencional.
O calcio
Em italiano, a palavra Calcio significa chute, ou a ação de chutar. Logicamente, para movimentar a bola e fazer um gol, os jogadores precisam chutar a bola, ou no caso, calciare.
A explicação para essa questão parece ter origens remotas e se mistura com a origem do Futebol. Na história e pesquisa sobre o surgimento do futebol, há uma época onde temos os primeiros registo de um esporte no qual uma bola era controlada com os pés, na China do século III ou II a.C.. Esse esporte se chamava cùjú (se pronuncia tsudji), e essa expressão significava: empurrar a bola com os pés, chutar a bola.
Para muitos, esse esporte chinês é a real origem do futebol como conhecemos, o que vai de oposto à origem inglesa do esporte. Porém, desde a China antiga até os tempos atuais, surgiram inúmeras outras modalidades de esportes onde uma bola é controlada com os pés, mas o nome original chinês, parece ter servido de inspiração para os italianos quando, no final do século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras do esporte que conhecemos hoje como futebol, ou Calcio.
O calcio storico
No século XVI, os italianos inventaram um esporte conhecido como Calcio Florentino, ou Calcio Storico. O esporte era uma mistura de futebol e rúgbi, e era bastante popular no país itálico. Sua origem é considerada como tendo início na Piazza Santa Croce, em Florença. Lá ficou conhecido como o giuoco del calcio fiorentino (“jogo de chute florentino”) ou simplesmente calcio. O jogo pode ter começado como um renascimento do esporte romano harpasto.
Segundo o Wikipedia, o interesse dos italianos pelo Calcio diminuiu no início do século XVII. No entanto, em 1930, foi reorganizado como um jogo no Reino da Itália, sob Benito Mussolini. Foi amplamente praticado por amadores em ruas e praças usando bolas artesanais de pano ou pele de animal. Hoje, três partidas são disputadas todos os anos na Piazza Santa Croce, em Florença, na terceira semana de junho.